Atualizado em 6 de junho de 2023

Vales, vilarejos, lagos, casinhas nas montanhas e cultura secular até poderiam, inicialmente, definir um pouco do que é o Trentino-Alto Ádige, na Itália. No entanto, essa região vai além dos simples adjetivos e permeia páginas dos livros de História italianos.

O território que um dia já foi motivo de briga entre a Itália e a Áustria guarda os melhores e mais surpreendentes cenários do Tirol do Sul e quiçá dos Alpes Italianos.

Nesse artigo você verá quais são as cidades mais procuradas no Trentino-Alto Ádige, como é a gastronomia local e quais são os lugares mais imperdíveis em todo o Tirol do Sul.

Onde fica o Trentino-Alto Ádige

O Trentino-Alto Ádige é uma região montanhosa no Norte da Itália que faz fronteira com a Áustria e a Suíça. Além disso, essa localidade faz parte das montanhas Dolomitas, nos Alpes Italianos, considerada um dos lugares mais diferentes e bonitos do país.

Tirol do Sul no Trentino-Alto Ádige
San Martino di Castrozza no Tirol do Sul

Tirol do Sul e Trentino-Alto Ádige são a mesma coisa?

Sim e não. Ficou um pouco confuso, né? Mas tentaremos explicar da melhor forma possível.

Até a primeira guerra mundial, todo o Trentino-Alto Ádige – e consequentemente o Tirol do Sul – fazia parte da Áustria e do Império Áustro-Húngaro. Em outras palavras, o Tirol era uma coisa única, e não só a região como a cultura tirolesa eram totalmente associados à Áustria.

Porém, com o fim da guerra, a Itália reivindicou uma parte dessas terras e as incorporou ao território italiano. O Tirol foi dividido, a parte italiana passou a se chamar Trentino-Alto Ádige e deu origem às províncias autônomas de Trento e Bolzano, compreendendo outros diversos vilarejos.

Então, qual é a diferença?

Toda a região é chamada de Trentino-Alto Ádige, porém, a parte Trentina refere-se a Trento – capital de tudo – e suas comunas. Por outro lado, o Alto Ádige, que significa Südtirol ou Tirol do Sul, abrange Bolzano e suas comunas, e é nessa área que você mais vivenciará a cultura tirolesa de fato. Ou seja, na teoria é meio que uma coisa só, mas na prática, não é, e há diferenças notáveis.

Se na província de Trento o idioma italiano predomina, na de Bolzano o alemão é mais falado, principalmente nas comunas menores e pelos mais velhos. E há ainda o idioma ladino, que é a língua originária e mais antiga do Tirol e que até hoje é muito usada em vilarejos pequenos e ensinada nas escolas.

Além de dessa mistura de línguas e passado de guerra, Mussolini também deu a sua pitada histórica à região. O Tirol do Sul sofreu uma enorme repressão durante o governo fascista que o ditador exercia. Após a incorporação desse território à Itália, houve uma italianização forçada de hábitos com o intuito de apagar a cultura tirolesa. Inúmeras medidas repressivas foram tomadas pelo governo, entre elas, a proibição do idioma alemão, incluindo a mudança de nomes de todos os lugares.

O respiro veio somente na década de 70, quando as províncias se tornaram autônomas. No entanto, ainda hoje, algumas questões e divergências locais perduram.

Tirol do Sul Itália
Tirol do Sul

Cidades mais visitadas no Trentino-Alto Ádige: o que ver?

Bolzano

Essa é uma das cidades mais visitadas do Trentino-Alto Ádige – senão a mais visitada de todas. Bolzano é uma das portas de entrada para as Dolomitas e possui atrativos que vão desde belezas naturais a proezas gastronômicas. Afinal, quem diria que nos Alpes Italianos teria um lugar reconhecido como grande produtor de vinho.. e branco, ainda por cima?!

Bolzano Tirol do Sul
Bolzano

Além disso, a cidade tem um dos melhores Mercados de Natal da Itália, está perto de vários parques nacionais, estações de esqui e é uma excelente base para explorar toda a região.

Mercado de Natal de Bolzano
Mercado de Natal de Bolzano

Trento

Junto com Bolzano, Trento é outro destino do Trentino-Alto Ádige que mais recebe turistas o ano inteiro. Com arquitetura ímpar e aspecto medieval, a cidade tem museus históricos, entre eles, o Castello del Buonconsiglio, palco do Concílio de Trento.

Trento também está perto de lagos famosos nos Alpes Italianos, como o Lago di Tenno e o Lago di Tovel. Além disso, está a 1h30min de distância do Parque Natural Adamello Brenta, a maior área de proteção ambiental do Trentino.

Trento Trentino-Alto Ádige
Trento

Madonna di Campiglio

Com 150km de pistas de esqui, Madonna di Campiglio é uma das melhores e maiores estações de esqui da Itália. No entanto, há mais o que fazer na região além de aproveitar os esportes de neve.

Cheia de trilhas, lagos de origem glacial e com um centrinho turístico encantador, o vilarejo é um destino perfeito para um roteiro nas montanhas, seja no verão ou no inverno.

Madonna di Campiglio (Konrad Zielindski/Wikimedia)

Merano

A menos de 30 minutos de Bolzano, Merano é conhecida como a “cidade termal do Trentino-Alto Ádige”. As propriedades terapêuticas da água termal encontrada nos seus arredores são famosas e não é de hoje. Dizem por aí que até mesmo a Imperatriz Sissi visitava os banhos termais locais.

Além disso, Merano tem um dos castelos mais célebres da região. O Castelo do Tirol é antiga sede dos Condes do Tirol, e além das belas paisagens ao redor, conta muitas histórias regionais.

Castelo do Tirol Merano Tirol do Sul
Castelo do Tirol

Riva del Garda

Ao norte do Lago di Garda e sempre com as montanhas como plano de fundo, Riva del Garda é um achado extremamente charmoso no Trentino. O contraste da arquitetura medieval com as belezas naturais do lago cria um conjunto digno de uma cidade alpina.

Por lá você também encontrará museus, trilhas, atividades aquáticas no Lago di Garda e uma igrejinha encravada nas montanhas que rende um cenário único no Trentino-Alto Ádige.

Riva del Garda Trentino-Alto Ádige
Riva del Garda

As paisagens mais incríveis do Tirol do Sul

É no Tirol do Sul raiz, nas comunas da província de Bolzano, que você encontrará as paisagens mais bonitas das Dolomitas. Por isso, vamos listar algumas das mais memoráveis para você incluir no seu roteiro.

Val di Funes

O Val di Funes é o vale mais famoso das Dolomitas e um dos cenários mais fotografados do Tirol do Sul. Aliás, quando se fala de Alpes Italianos, é exatamente essa imagem que costuma aparecer na maioria dos lugares.

Val di Funes Tirol do Sul Dolomitas
Val di Funes

Alpe di Siusi

O Alpe di Siusi é o planalto mais alto da Europa e uma das melhores áreas para esqui e trekking no Tirol do Sul. Por aqui, o ponto alto do passeio é a trilha até o Rifugio delle Odle, com o Maciço de Odle sempre acompanhando.

Alpe di Siusi Tirol do Sul
Alpe di Siusi

Lago di Braies

O Lago di Braies é de longe o lago mais famoso das Dolomitas e, consequentemente, do Tirol do Sul. Com águas verdes cristalinas contornadas pelas montanhas, ele é um ponto turístico imperdível, seja para moradores ou turistas.

No entorno, circuitos de caminhada, trilhas, uma igreja e várias mesinhas de piquenique recebem os visitantes que quase sempre estão com os olhos fixos no cenário cinematográfico.

Lago di Braies Tirol do Sul Italia
Lago di Braies

Tre Cime di Lavaredo

A quase 3 mil metros de altitude, Tre Cime di Lavaredo é um pico imponente nos Alpes da Itália. Justamente por isso, os três cumes em destaque são responsáveis por uma das trilhas mais procuradas nessa região.

Tre Cime di Lavaredo Italia Trentino-Alto Ádige
Trilha para Tre Cime di Lavaredo

Lago Reschen

De longe o cenário é intrigante: uma enorme torre do século XIV emergindo de um lago. Trata-se da torre da antiga igreja de um vilarejo que, sim, se encontra praticamente debaixo d’água.

Apesar de ser artificial, o Lago Reschen se tornou um lugar muito visitado no Tirol do Sul. No local que foi inundado para a construção de uma hidrelétrica, havia cerca de 200 casas, além da igreja. Dizem que no inverno o lago congela e é possível chegar até a torre da igreja a pé.

Trentino-Alto Ádige
Lago Reschen (Photosforyou/Pixabay)

Lago di Carezza

Localizado a cerca de 30 minutos de Bolzano, o Lago di Carezza é outro ponto turístico que merece a sua atenção no Tirol do Sul. Embora seja menor que muitos lagos vizinhos, ele encanta com águas verdes que criam um reflexo perfeito da vegetação e das montanhas ao redor.

No inverno ele congela e fica completamente diferente, mas não menos interessante.

Lago di Carezza Trentino-Alto Ádige
Lago di Carezza

Passo Giau

Os passos são passagens entre as montanhas ligando cidades e vilarejos e há muitos deles nos Alpes Italianos. Alguns têm um visual tão característico que viraram pontos de interesse, como é o caso do Passo Giau. Nessa área você encontrará trilhas e um hotel com bar/restaurante.

O Passo Giuau fica bem pertinho de Cortina d’Ampezzo, cidade que embora não faça parte do Tirol do Sul, é considerada a Rainha das Dolomitas.

Passo Giau Italia
Passo Giau

Gastronomia no Trentino-Alto Ádige

Com total influência austríaca e germânica, a gastronomia do Trentino-Alto Ádige oferece iguarias como strudel, schinitzel e kaminwurz, esse último, uma espécie de salsicha crua defumada, feita de carne bovina ou porco.

O speck, um presunto de porco temperado com alho, ervas e diversas especiarias também é popular e está presente em sanduíches, pizzas e até mesmo pratos mais elaborados. Nós provamos e achamos uma delícia!

Os queijos também fazem parte do cotidiano local e dos restaurantes. Entre eles, se destacam o trentin grana e o puzzone di moena. E, claro, não podemos esquecer dos vinhos, principalmente os brancos, e a cerveja.

Onde se hospedar no Tirol do Sul: hotéis fabulosos no Trentino-Alto Ádige

Se você gosta de hotéis requintados, com infraestrutura impecável e cenários que mais parecem um quadro, saiba que o Trentino-Alto Ádige está cheio deles. No entanto, separe uma graninha extra, porque as diárias não são nada econômicas. Algumas sugestões:

Alpin Panorama Hotel Hubertus: a piscina em formato de deck para as montanhas o tornou um dos hotéis mais famosos no Tirol do Sul e nas redes sociais também.

Foto: Booking

Forestis: quartos com paredes de vidro e vistas panorâmicas são o carro-chefe do hotel. Além disso, há uma piscina com borda infinita para as montanhas.

Foto: Booking

Alpina: com estrutura super moderna e todo de vidro, o hotel 5 estrelas se encontra exatamente no meio das pistas de esqui do Alpe di Siusi.

Foto: Booking

Hotel Belvedere: a piscina com borda infinita e vista para a cidade de Bolzano é uma das mais aclamadas da região.

Foto: Booking

Como se deslocar pela região

A melhor forma de se deslocar pelo Trentino-Alto Ádige é de carro. Como muitos vilarejos não têm grande oferta de transporte público, o jeito mais cômodo de conhecer toda a região é alugando um carro e fazendo o roteiro no seu próprio ritmo.

Nós alugamos através da RentCars. Reservamos ainda no Brasil e pagamos online, parcelado no cartão de crédito e sem a cobrança de IOF.

Preciso de seguro viagem para conhecer o Trentino-Alto Ádige?

Sim, o seguro viagem é obrigatório para os brasileiros que viajam à Itália. Assim como outros países europeus, a Itália exige um seguro com apólice de no mínimo 30 mil euros. Mas além das questões legais, somente com um bom seguro viagem você estará amparado em casos de atendimento médico emergencial, sem ter que gastar rios de euros a mais por isso. Além disso, a maioria dos planos ainda dá direito a assistência odontológica e auxílio em situações de cancelamento de voo, extravio de bagagem, entre outros.

Nós sempre fechamos os nossos com a Real Seguros e os indicamos porque elas trabalham com planos completos e ainda oferecem descontos para todos os nossos leitores.

-> PEGUE AQUI O SEU DESCONTO NA REAL SEGUROS E PARCELE EM ATÉ 12X NO CARTÃO =)

SIGA AS NOSSAS REDES SOCIAIS E NOS ACOMPANHE EM TEMPO REAL =)
Instagram: @cariocasemfronteiras
Facebook: /cariocasemfronteiras

Author

Carioca de nascimento. Educadora Física de profissão. Viajante de coração. Apaixonada pelas coisas simples da vida e intrigada pelas complexas. Costuma dizer que adora um sol, mas não dispensa os dias nublados.

10 Comments

  1. Estou chocada com as paisagens do Tirol do Sul! Não tinha a mínima ideia dessa região. Olha que eu pesquisei bastante o Norte quando fui para a Itália. Está aí um belo motivo para voltar pra lá.

  2. Essa região italiana é belíssima! Eu já passei por ela, mas como não incluí no meu roteiro de viagem, infelizmente, acabei não parando para conhecer com calma. Um dos lugares, que mais gostei, próximo dessa região, foi ST Moritz, na Suíça. A paisagem é bem parecida. Assim que eu voltar a Itália, gostaria de fazer esse tour, por isso, já estou anotando as suas dicas.

    • Nós queríamos ter ido até St. Moritz, mas estava muito caro por causa da temporada de esqui. Então, desviamos e fomos até Lugano. Gostamos também. =)

  3. Essa região da Itália está no nosso roteiro, é incrível demais. E ainda bem que você explicou essas especificidades territoriais de Trentino-Alto Ádige pra gente compreender melhor a História. E a gastronomia, devem ser sabores maravilhosos!

  4. Estou absolutamente apaixonada pelo Trentino-Alto Ádige! Já coloquei no meu roteiro pela Itália e vou seguir todas suas dicas. Muito obrigada!

  5. Só fui uma vez pra Itália e apesar de concentrar meu roteiro no norte do país, tive que deixar o Trentino Alto Adige de fora por conta do tempo… 🙁 Achei esses lagos todos maravilhosos e já faz anos que quero conhecer Trento por conta de uns italianos de lá q conheci na minha adolescência.

    • Eu adorei Trento! Achei uma cidade encantadora, acolhedora, com uma excelente infraestrutura, muita história e belezas naturais nos arredores. Vale a pena!

Write A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Carioca Sem Fronteiras