Atualizado em 20 de fevereiro de 2021

Terra das uvas, do vinho, do charme e de papéis de parede do Windows, não resta dúvidas de que a Toscana é um dos lugares mais visitados da Itália. Com cidades e vilarejos medievais, história, agroturismo e uma gastronomia de peso, o difícil mesmo é escolher onde se hospedar, quantos dias ficar e o que fazer em meio a tantas opções maravilhosas. Por isso, vamos sugerir 3 ideias de roteiro na Toscana especialmente para quem pretende viajar pela região pela primeira vez. E o melhor é que essa dicas servem tanto para quem tem poucos dias como para quem tem um tempinho a mais. 

Pienza, um dos vilarejos medievais da Toscana
Pienza, um dos vilarejos medievais da Toscana

Roteiro na Toscana: para quem vai ficar pouco tempo, para quem tem mais dias de viagem e para quem vai de carro

1 – Roteiro na Toscana: 3 dias com base em Florença

Vamos começar a nossa sugestão com o básico para quem vai pela primeira vez e não estará de carro alugado: a cidade de Florença. Como ela é a mais fácil de ser atingida via transporte público (cerca de 1h30min de trem de Roma) e tem uma localização estratégica para conhecer toda a região, Florença costuma ser a porta de entrada para qualquer roteiro na Toscana.

Recheada de arte e história, visitar Florença vai muito além de vinhos e gastronomia. Mas como estamos na Toscana, na impede que em três dias você conheça pelo menos uma vinícola da região. Então, vamos ao roteiro!

Florença, cidade imperdível para colocar no seu roteiro na Toscana
Florença, cidade imperdível para colocar no seu roteiro na Toscana

VEJA MAIS DICAS IMPERDÍVEIS DA ITÁLIA

-Saiba como visitar os subterrâneos e os anéis superiores do Coliseu
-Tudo o que você precisa saber para conhecer a Basília de São Pedro, no Vaticano
-Se encante com as Dolomitas, as montanhas mais bonitas dos Alpes Italianos

Dia 1

Tire o dia para fazer um roteiro a pé pelos principais pontos da cidade. Visite a Duomo de Florença, a Ponte Vecchio, Palazzo Vecchio, a Piazza della Signoria, entre outros.

Dia 2

Aproveite o segundo dia para para fazer um bate e volta até Pisa para conhecer a fotogênica Torre de Pisa. Ou então, que tal um passeio ate Chianti? Caso você queira ter um gostinho da vibe das vinícolas da região, essa é uma boa pedida!

Para chegar em Pisa basta pegar um trem na estação Ferroviária Santa Maria Novella e em cerca de uma hora você chegará na cidade. Para facilitar o seu dia e evitar filas, é possível comprar o ingresso para a catedral e para a torre antecipadamente. Por outro lado, para ir até Chianti o trajeto de trem é um pouco mais curto e dura cerca de 45 minutos,. No entanto, se você quiser um algo mais voltado para a degustação de vinhos, talvez seja interessante contratar um tour de 1 dia por algumas vinícolas de Chianti

Dia 3

Aproveite seu último dia em Florença para curtir um pouco mais da cidade. Duas boas opções são visitar a Galleria Uffizi (compre seu ingresso antecipadamente, não esqueça!) e finalizar o dia com um pôr do sol incrível na Piazzale Michelângelo.

Piazzale Michelângelo Florença
Pôr do sol na Piazzale Michelângelo

-> Dica de hospedagem em Florença: Como Florença é uma cidade bastante turística, hospedagem é o que não falta por lá. Nós ficamos em um apartamento alugado através do Booking bem pertinho da Duomo de Florença. Além da localização excelente, já que podíamos conhecer toda a cidade a pé, o apartamento ainda era bem estruturado e todo completinho. Mas caso seu estilo seja mais de se hospedar em hotéis, o próprio site do Booking conta com inúmeras opções com ótimo custo x benefício. Fique tranquilo pois o processo de reserva é bastante seguro! =)

2 – Roteiro na Toscana: 5 dias com base em Florença + 2 bate e voltas

Com 5 dias de viagem já dá pra brincar um pouquinho com o seu roteiro na Toscana. Tanto de transporte público como com carro alugado, você pode manter a sugestão do tópico anterior de três dias com base em Florença e ainda pode acrescentar mais dois bate e voltas para outras cidades da região. Ou seja, já é um roteiro um pouco mais completo.

Dia 4

Uma boa sugestão para esse dia é fazer um bate e volta até Siena. Para chegar em Siena partindo de Florença basta pegar um ônibus na rodoviária e em menos de uma hora e meia você estará em uma das cidades mais medievais da Toscana. Chegando lá, não deixa de conhecer a Piazza del Campo, o Facciatone e a Duomo di Siena. Veja mais dicas do que fazer em Siena aqui no blog!

Se você ainda tiver pique e tempo sobrando pode pegar um ônibus de Siena até San Gimignano e conhecer a famosa cidade com torres medievais. Caso contrário, deixe para conhecê-la no dia seguinte.

Caso não esteja de carro, existem diversos tours saindo de Siena. Alguns incluem o trio Siena + San Gimignano + Chianti, enquanto outros unem Siena + San Gimignano + Pisa com direito a almoço e degustação de vinhos.

Dia 5

Se você conseguiu fazer o combo Siena + San Gimignano no dia anterior pode aproveitar esse dia para conhecer outras cidades da Toscana como Cortona e Arezzo, também facilmente acessíveis de trem. Caso o seu quinto dia de viagem seja o dia de voltar para casa, nós aconselhamos que você inverta a ordem dos passeios e deixe esse dia reservado para algum passeio em Florença, mesmo.

Cortona
Cortona (Foto: Wikimedia)

-> Você sabia que o seguro saúde é obrigatório para quem visita a Europa? Não se arrisque de viajar sem o seguro e ficar barrado na imigração ou pior ainda, de precisar de auxílio médico e não ter um seguro disponível. Nós sempre compramos o nosso seguro viagem através da Real Seguros ou então pela Seguros Promo. Nunca tivemos problemas com nenhuma das duas e as indicamos justamente porque são super seguras. A melhor parte nessa história é que todo leitor do Carioca Sem Fronteiras tem desconto em ambas!

-> PEGUE AQUI O SEU DESCONTO NA REAL SEGUROS E PARCELE EM ATÉ 12X NO CARTÃO =)

DESCONTO NA SEGUROS PROMO

3 – Roteiro na Toscana: 7 ou mais dias com base em Florença + Siena + uma cidade

Chegamos na melhor parte, pelo menos pra mim! rs. Se você tem mais dias para incluir no seu roteiro na Toscana o ideal é que você alugue um carro. Nós fizemos exatamente isso e passamos 7 dias nessa região maravilhosa. Alugamos um carro através da RentCars e não tivemos problema algum! Dessa forma, conseguimos otimizar os nossos deslocamentos, conhecer mais cidades e até mesmo visitar uma vinícola por conta própria. Então, vamos ao roteiro? Os 3 primeiros dias em Florença podem ser mantidos, a partir daí vamos sugerir as opções com base no que fizemos e no que poderia ser feito.

Dia 4

Pegue a estrada cedo em direção a Siena, aproveite para conhecer a cidade e jantar em algum lugar especial.

-> Hospedagem em Siena: Siena é uma cidade pequena e dificilmente você estará hospedado longe do centro histórico. No entanto, quanto mais perto, melhor, né? rs. Nós ficamos em um apartamento bem perto do centrinho da cidade e fazíamos tudo a pé numa boa. O apartamento era bem grande e bastante moderno. Super recomendamos! Também fizemos a nossa reserva através do Booking e por lá você consegue achar desde hotéis e apartamentos, até hostels mais em conta

Dia 5

Vamos fazer um bate e volta pela região? Dia de conhecer algumas cidades incríveis da Toscana e o famoso Val d’Órcia. Siga em direção a Montepulciano, um burgo medieval que fica no alto de uma colina. Após passear um pouco por suas ruas, siga em direção a Pienza, considerada uma das cidades mais charmosas do Val d’Órcia. Em seguida, termine o seu dia degustando um bom vinho Brunello na cidade de Montalcino. Entretanto, se a sua intenção é mergulhar de cabeça na taça de vinho, não se esqueça de ter um motorista da rodada, ok?

Montepulciano
Montepulciano é bem fotogênica, não acham? rs

Dia 6

Dia de fazer mais um bate e volta a partir de Siena. Aproveite para conhecer San Gimignano e uma vinícola tradicional familiar da Toscana. Mas antes, uma paradinha no caminho para visitar um vilarejo que é tão medieval que já foi até cenário de jogo. Embora seja bem pequena, a cidade fortificada de Monteriggioni é tão fotogênica que é difícil dizer o que é mais charmoso por lá.

Em seguida, continue a viagem em direção à San Gimignano e suas torres. Andar pelas ruas dessa cidade já é uma grande atração em si. Foi de longe um dos meus lugares preferidos na Toscana! Suba em alguma torre, aproveite os mirantes e não deixe de provar algum gelato na Piazza della Cisterna. Afinal, estamos na Itália, e dicas gastronômicas são sempre bem-vindas! (Veja mais: O que fazer em San Gimignano, uma das cidades mais medievais da Toscana)

San Gimignano
Piazza della Cisterna em San Gimignano

Enfim, encerre o dia com uma bela degustação de vinhos em uma vinícola familiar. Até porque, essa é uma das coisa mais imperdíveis na região! Nós fizemos um passeio pela Vinícola Fontaleoni que dava direito a degustação, almoço e tour pelo lugar. Adoramos e contamos tudo no post Vinícola na Toscana: degustação em uma vinícola familiar em San Gimignano.

Vinícola Fontaleoni
Vinícola Fontaleoni

Dia 7

Se você tem o seu último dia de roteiro na Toscana completamente livre, que tal fazer um pouco de agroturismo pela região? Uma boa sugestão é se hospedar em algum dos hotéis especializados no assunto e passar um típico dia à la Comer, Rezar e Amar (o filme, mesmo rs).

Como nosso último dia de viagem era o dia de voltar para o Brasil, não pudemos fazer nenhuma passeio desse tipo, já que tínhamos que chegar em Florença e pegar o voo a noite. Ou seja, ficou para a próxima! Mas sem dúvidas, um dia voltaremos para curtir a Toscana dessa forma. Se você fizer algo do tipo, volta aqui pra contar pra gente, combinado?

Dica esperta: com mais tempo disponível, que tal rodar um pouco mais e esticar a sua viagem até Cinque Terre?

SIGA AS NOSSAS REDES SOCIAIS E NOS ACOMPANHE EM TEMPO REAL =)
Instagram: @cariocasemfronteiras
Facebook: /cariocasemfronteiras

SIGA AS NOSSAS REDES SOCIAIS E NOS ACOMPANHE EM TEMPO REAL =)
Instagram: @cariocasemfronteiras
Facebook: /cariocasemfronteiras

Author

Carioca de nascimento. Educadora Física de profissão. Viajante de coração. Apaixonada pelas coisas simples da vida e intrigada pelas complexas. Costuma dizer que adora um sol, mas não dispensa os dias nublados.

14 Comments

  1. Pingback: Dolomitas, tudo o que você precisa saber sobre os Alpes Italianos

  2. Pingback: Lago di Braies, um dos mais incríveis das Dolomitas e da Itália

  3. Pingback: Restaurantes em Florença, veja 5 dicas de onde comer bem na cidade

  4. Olá queridos, eu e meu esposo iremos esse ano a Itália e nos hospedaremos de início em Roma, iremos ficar uns 3 dias lá e depois partiremos para Florença, onde teremos uns 6 dias para curtir a toscana, e depois disso voltaremos para Roma para pegar voo e voltar ao Brasil.

    Adorei as dicas de vcs sobre o que fazer e onde em ir todos os dias, estava muito perdida porque eu normalmente planejo a viagem toda para mim e eu esposo, sempre procuro onde ir e etc… mas como é nossa primeira viagem internacional estava temerosa.

    Agradeço as dicas.

    • Oi, Catarina! Que bom que o nosso post te ajudou! Vocês vão amar essa viagem! Depois voltem para nos contar como foi =) Aproveitem! Beijos!

  5. Yara Soethe Reply

    Oiii casal querido!! Sobre ir para toscana de carro (San gimignano, siena e chianti) como são os estacionamentos por lá? são pagos e privados ou tem estacionamento na rua? obrigada pelo post! varias dicas otimas.

    • Orlando Alvarenga Reply

      Olá bom dia,estive lendo aqui suas sugestões,achei bem legal. Qual sua sugestão para quem irá ficar 3 dias em cada lugar? 3 em Florença,3 em pienza,3 em piza e 3 em Siena. Alugaria um carro em cada lugar? Ou ficaria mais barato alugar um só e fazer todo o roteiro?

      • Olá! Nesse caso, melhor alugar um carro no primeiro destino e fazer todo o roteiro. As cidades são próximas e não tem necessidade de alugar um carro em cada uma delas.

  6. Prezada Dhebora, boa tarde!

    Li rapidamente as sugestões sobre a visita à região da Toscana. Nós compramos um pacote do Hotel Urbano de 12 dias (Florença, Siena, Pisa e Pienza) com 3 dias em cada cidade. Devemos chegar e sair por Florença, acredito que podemos dividir melhor os passeios por meios de viagens curtas, principalmente quando nos hospedarmos em Pisa e Pienza. Sugestões de viagens próximas e locais para visitar perto de Pisa e Pienza? Obrigado, Salomão

    • Oi, Salomão. Nesse caso, é melhor vocês se concentrarem nas viagens de bate e volta mesmo. De Pisa você consegue visitar Luca, Pistoia. De Pienza visita Montalcino, Montepulciano, San Quirico d’Orcia, Arezzo, Cortona

  7. Esqueci de perguntar, vamos alugar o carro (antes da viagem e aqui no Brasil), foi tranquila viagem? Você precisou de carteira internacional? Tem que usar tag para possíveis pedágios (tipo, “sem parar”, veloe, etc)? Os hotéis costumam oferecer café da manhã? Vamos sair e retornar para o RJ. Obrigado, Salomão

    • A viagem foi bem tranquila, sim. Só é preciso ter atenção com as ZTL (zona de tráfego limitado), senão a multa é certa. Sobre a carteira internacional, precisa sim, e nos cobraram na hora de retirar o carro. Não usamos nenhuma tag, pagamos os pedágios em dinheiro, mas você pode ver com a locadora se há essa possibilidade. Em relação aos hotéis, alguns oferecem, outros não… aí vai da categoria do hotel e da tarifa do quarto. Espero ter ajudado. Beijos!

  8. ola dehbora,
    eu goataria de ficar 7 dias , ja fui a florença 2 vezes pore dos 7 dia quero ficar 1 dia so para florença e os demais quero conhecer o maximo de cidades, porem nao queria alugar carro pois vou sozinho, e, nao sei como é para parar carro nos lugres
    vc teria um roteiro para fazer de trem bate volta diario? vc acha melho ficar sediado em siena?

    grato

    • Oi, Neto. Tudo bem? As sugestões de roteiro que temos são essas que estão no post. Acredito que para algo mais específico talvez seja melhor você contratar um guia e tal, para passeios e deslocamentos. Pra 7 dias acredito que dividir a base entre Florença e Siena seja o ideal…

Write A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Carioca Sem Fronteiras