Atualizado em 3 de janeiro de 2021
Quando se ouve falar sobre Cabo Frio dificilmente a Praia das Conchas está no topo dos assuntos. Porém, te adianto que isso é um erro enorme, já que essa é uma das praias mais bonitas da cidade.
Além da beleza natural, a Praia das Conchas oferece mais do que um simples banho de mar. Afinal, é possível fazer até mesmo algumas trilhas nos seus arredores. Isso sem esquecer dos mirantes espetaculares com vista para o oceano que merecem muito mais atenção do que as simples paradas para as fotos.
Como é a Praia das Conchas em Cabo Frio
Com apenas 600 metros de orla, a Praia das Conchas é pequena, mas não menos atraente por isso. Localizada entre dois morros, um em cada ponta, seu formato de concha foi o responsável pelo seu charmoso nome, embora também seja possível encontrar uma conchinha ou outra pela areia.
Suas areias são branquinhas e suas águas azuis geralmente são calmas, mas nem sempre tão agradáveis em termos de temperatura. Aliás, a água gelada é comum em várias praias de Cabo Frio, como na Ilha do Japonês, por exemplo, além de também ser presente em outros lugares da Região dos Lagos. A Praia Seca em Araruama e todas as praias que já visitamos durante o passeio de barco em Arraial do Cabo não nos deixam mentir. O mar dessas cidades possui cores lindas, mas frequentemente é bem gelado! Rs
Ao longo da orla da Praia das Conchas há quiosques e ambulantes também passam pela areia vendendo desde biquínis aos mais variados tipos de comida no auge do verão.
Trilha na Praia das Conchas
Mas como eu já disse anteriormente, há mais o que fazer na Praia das Conchas além de dar um mergulho.
A praia possui duas trilhas, uma em cada morro, e dependendo do horário em que você chegue, é possível juntar as duas trilhas no mesmo dia. Ao chegar na Praia das Conchas você verá o Morro do Vigia à esquerda (de quem está de frente pro mar) e a Ponta do Arpoador à direita.
Para o Morro do Vigia a trilha dura cerca de 1 hora, enquanto para a Ponta do Arpoador o caminho é de apenas 15 minutos, além de ser mais fácil. Como estávamos com o tempo apertado, fizemos apenas a trilha da Ponta do Arpoador e valeu a pena demais.
Com uma vista panorâmica para toda a praia e para a enseada em si, o visual lá de cima da Ponta do Arpoador é impressionante. Embora seja curto, o caminho até o ponto mais alto do morro se revela cheio de mirantes e paisagens pitorescas.
Vista para a enseada A trilha é bem tranquila mesmo.
Nos disseram que o pôr do sol é lindo lá do alto, um dos mais bonitos de Cabo Frio, mas infelizmente não podíamos ficar para assistir. Mas fica aí a dica para vocês!
Como chegar na praia
A Praia das Conchas fica localizada no bairro do Peró, um pouquinho afastado do centro turístico de Cabo Frio.
Da Praia do Forte, a principal e mais central da cidade, você deverá seguir em direção à Avenida Júlia Kubitschek, passar pela Ponte Feliciano Sodré e virar logo à direita.
Em seguida, continue pela famosa Rua dos Biquínis e vire à esquerda na Avenida Marlim. Depois você deverá pegar a Avenida dos Pescadores também à esquerda, e logo após à direita na Rua Cação. Pronto, você chegou. Rs. Mas basta colocar a Praia das Conchas no GPS que tá tudo certo! O local conta com estacionamento, mas durante o verão enche bem rápido.
O carro é de longe a melhor forma de chegar na Praia das Conchas, então, caso você possa alugar um para percorrer a região, será melhor.
Alguns sites de aluguel como a RentCars oferecem pagamento online parcelado no cartão de crédito, o que facilita todo o processo de locação e ainda permite diárias mais em conta devido ao pagamento antecipado.
Mas se a sua opção for o transporte público, os ônibus 328 e 329 são os que deixam mais perto da Praia das Conchas, porém, você ainda terá que caminhar cerca de 30 minutos ou mais, dependendo do seu ritmo.
Hotéis e pousadas na Praia das Conchas em Cabo Frio
Não há muitos hotéis e pousadas na Praia das Conchas. Aliás, a praia faz parte de uma área de proteção ambiental e por isso você não encontrará nenhum hotel próximo.
Porém, a cerca de 10 minutos de carro você consegue encontrar algumas hospedagens interessantes, principalmente mais pro lado da Praia do Peró, a principal do bairro.
Algumas alternativas interessantes nessa região de Cabo Frio:
Pousada Passagem dos Papagaios: a 2 km de distância da Praia das Conchas e da Praia do Peró, a pousada possui piscina e varanda em todos os quartos.
Peró Casa Triplex: a 5 km de distância da Praia das Conchas, a casa de três andares é uma excelente opção para quem viaja em grupo, já que conta com 4 quartos, churrasqueira e 3 vagas na garagem.
Pousada Sun Victory: muito bem avaliada na internet, a pousada é aconchegante, bem decorada e se encontra a 3 km da Praia das Conchas e apenas a 50 metros da Praia do Peró. Há quartos com hidromassagem, além de uma piscina disponível para os hóspedes.
A nossa hospedagem em Cabo Frio foi no Hostel Container, bem pertinho da Ilha do Japonês, em torno de 12 a 15 minutos de carro da Praia das Conchas, e nós adoramos o lugar. Ambiente bonito, acolhedor e totalmente sustentável! Porém, Cabo Frio possui muitas opções de hotéis e pousadas e você pode conferir aqui todas as opções da cidade.
Outra sugestão é alugar uma casa ou apartamento através do Airbnb. Há vários incríveis disponíveis na plataforma e você pode conferir os melhores Airbnb em Cabo Frio.
No Airbnb você encontrará apartamento com vista para a Ilha do Japonês, casa de 3 quartos com piscina e jardim, casa com piscina e salão de jogos, cobertura com banheira de hidromassagem, entre outras opções, todas com ótimos preços e possibilidade de parcelamento no cartão de crédito.
Onde comer na Praia das Conchas
A Praia das Conchas possui uma excelente estrutura de quiosques, com vários deles dando a opção de utilizar as mesas e cadeiras na areia. Os cardápios são variados, assim como os preços, mas todos têm os frutos do mar em comum.
Nós almoçamos no Quiosque Tô na Boa e tivemos uma ótima experiência. Nosso pedido foi anchova com arroz, pirão, salada, batata frita e aipim frito. Comida bonita, gostosa, de qualidade e extremamente bem servida. Eles disseram que era pra dois, mas servia mais pessoas tranquilamente.
Anchova super bem servida!! O pirão estava maravilhoso! Prato completo montado
Além das mesas e cadeiras na areia, o quiosque também possui ambiente interno, o que é uma ótima opção para quem não quer ficar na praia de fato. Mas o atendimento, que foi muito amigável, serve tanto a areia da praia quanto o salão interno do quiosque.
Parte interna do quiosque Também dá pra sentar na parte de cima, sem ser na parte interna e sem ser na areia.
Dicas importantes para a sua visita
- Como a Praia das Conchas é uma área de preservação ambiental em Cabo Frio, é necessário pagar uma taxa de preservação para visitá-la.
- Para quem visita a Ilha do Japonês, não é necessário pagar novamente a taxa de preservação ao chegar na Praia das Conchas. Ou seja, a mesma taxa serve para ambos os lugares.
- Durante a baixa temporada os ambulantes não passam com tanta frequência pela areia. Então, se você não pretende ficar em nenhum quiosque, leve algo para comer.
- Se programe para chegar cedo na praia no auge do verão, caso contrário você terá problema para arranjar vaga no estacionamento.
Mais destinos de praia no Rio de Janeiro:
-Saiba o que fazer em Ilha Grande, na Costa Verde
-Conheça a Praia da Joatinga, uma das mais charmosas do Rio
-Praia dos Amores e Quebra-mar da Barra da Tijuca
-O incrível Mirante do Pontal do Atalaia em Arraial do Cabo
O nosso almoço no Quiosque Tô na Boa foi uma cortesia do estabelecimento, no entanto, todas as opiniões escritas nesse post expressam a nossa experiência e retratam a realidade, sendo elas positivas ou não. Aqui no Carioca Sem Fronteiras prezamos pela total transparência com o leitor.
SIGA AS NOSSAS REDES SOCIAIS E NOS ACOMPANHE EM TEMPO REAL =)
Instagram: @cariocasemfronteiras
Facebook: /cariocasemfronteiras
- Confira a nossa página de descontos ativos e economize agora na sua viagem!
- Reserve a sua hospedagem através do Booking e garanta as melhores tarifas. Fique tranquilo porque reservando através do nosso blog você não pagará nenhuma taxa extra. E além disso ainda nos ajuda a mantê-lo no ar, criando cada vez mais conteúdos gratuitos e de qualidade.
- Reserve seus hostels através do Hostelworld e garanta a sua hospedagem nos melhores hostels do mundo.
- Compre seu seguro viagem com a Real Seguros e tenha os maiores descontos e as melhores formas de pagamento, inclusive parcelando em várias vezes no cartão de crédito
- Reserve os melhores passeios e experiências com a Get Your Guide e com a Civitatis.
- Alugue o seu carro com até 60% de desconto. Parcele no cartão e sem cobrança de IOF pela RentCars. Além disso, todo o valor é gerado em reais.
- Faça o câmbio de moeda estrangeira para a sua viagem com a melhor cotação de forma prática e segura.
- Compre seu chip de viagem internacional da America Chip e tenha internet para usar no exterior.
- Compre seus equipamentos fotográficos e roupas de inverno com descontos e preços imperdíveis na Amazon.
- Adquira seus ingressos antecipados através da Tiqets e evite filas nas atrações mais famosas do mundo.
10 Comments
Que lugar lindo. Eu adorei a trilha e as vistas vendo as tuas fotos. Parabéns pelo post e obrigada pelas dicas.
Que praia linda, Dhé! Adorei o PF do final.. hahaha Sempre como nas trips! Parabéns polo post!
Que praia linda… e que visual incrível lá de cima! Adoro essas praias com montanhas que a gente tem na região sudeste do Brasil 🙂
Super dica!
Lindo lugar! Preciso conhecer, amo o RJ mas só conheço a capital e o centrinho de Búzios. Cabo Frio já vai pra minha listaa. Parabéns pelo post, adorei! =)
A paisagem no mirante da Ponta do Arpoador é realmente deslumbrante e as fotos fazem justiça ao lugar. Muito bom para recarregar energias.
Abraço
Que linda e charmosa. Muito melhor do que a Praia do Forte, pelo visto. Da próxima vez, vou visitar!
Lugar maravilhoso! Visual mais bonito que outro, excelente para passar uns dias, relaxando, curtindo…
Que legal seu relato, fui na praia das conchas alguns anos atrás, e de fato eu lembro que era muito bonita, água calminha, o único defeito de Cabo Frio é a água gélida!!! rsrs.. mas vale muito a pena!
Que praia maravilhosa!! Vista incrível do Morrinho também! Adorei o nome do quiosque tô de boa aheuhw preciso voltar ao Rio e explorar essa região magnífica
Ainda não conheço Cabo Frio, mas cada postagem que vejo me dá mais vontade!