Atualizado em 11 de outubro de 2020

Que tal fugir dos clichês, fazer um passeio de barco no Rio de Janeiro e ver as belezas da Cidade Maravilhosa por outro ângulo?

Te convido a conhecer o cenário carioca através de um passeio de barco pela Baía de Guanabara onde você verá não só alguns dos principais pontos turísticos do Rio como também um pedacinho de Niterói, cidade vizinha cheia de encantos. Vambora?

Vista para Niterói no passeio de barco no Rio de Janeiro
Vista para Niterói no passeio de barco no Rio de Janeiro

Os melhores passeios de barco no Rio de Janeiro

Há vários tipos de passeios de barco no Rio de Janeiro, mas os mais famosos e procurados são os que acontecem em veleiros. Além de serem super charmosas, essas embarcações também costumam permitir um roteiro mais flexível, de acordo com o clima do dia.

O serviço e o roteiro podem mudar de empresa para empresa, mas no geral, todas fazem praticamente a mesma rota pela incrível Baía de Guanabara.

Você pode escolher entre um passeio privativo ou compartilhado, onde você faz o tour com outras pessoas além do seu grupo. Ou melhor ainda, pode também escolher um passeio de barco no Rio de Janeiro que aconteça ao entardecer para aproveitar o pôr do sol ou optar por tour que ofereça a atividade de parasail em conjunto. Ou seja, opções não faltam!

Passeio de barco no Rio de Janeiro

VEJA MAIS PASSEIOS NO RIO DE JANEIRO

-Conheça a Praia da Joatinga, uma das mais bonitas e descoladas da cidade

-Dicas de mirantes gratuitos para ver a cidade do alto e sem esforço físico


-Visite a Ilha de Paquetá, uma ilha cheia de histórias e cenários pitorescos


-Faça um passeio até a Ilha da Gigóia na Barra da Tijuca

Roteiro do passeio de barco no Rio de Janeiro: tour de veleiro pela Baía de Guanabara

Nós já fizemos o passeio de barco no Rio de Janeiro duas vezes, mas com empresas diferentes. A base do roteiro foi praticamente a mesma, tirando o fato de que uma passou pela Ponte Rio x Niterói e foi até o Museu do Manhã enquanto a outra focou um pouco mais nos pontos turísticos de Niterói.

Por isso, confirme direitinho antecipadamente o roteiro do passeio pela Baía de Guanabara para você ter certeza de que é o que está buscando.

A maioria dos passeios oferecidos têm cerca de 3 horas de duração, com uma alteração ou outra, e eles costumam sair da Marina da Glória. Você deve se programar para chegar com cerca de 15 a 30 minutos de antecedência para o embarque.

Se você pretende ir de carro, há estacionamento rotativo na Marina da Glória, mas táxi e uber também são boas opções.

Se você precisa alugar um carro durante a sua passagem pelo Rio de Janeiro, considere fazer a sua reserva e pagamento online de forma antecipada e com desconto, em sites como a RentCars, onde também é possível parcelar no cartão.

Praia do Flamengo e Praia de Botafogo

Assim que saímos da Marina da Glória a primeira visão que tivemos foi da Praia do Flamengo, seguida pela Praia de Botafogo. Aliás, esses dois bairros são conhecidos por oferecerem hospedagens com excelentes preços na Zona Sul do Rio. Desse ponto já começamos a ver algumas imagens bem legais do Cristo Redentor.

Ah, se você ainda não reservou o seu hotel, confira as hospedagens disponíveis no Flamengo e em Botafogo.

Bairro de Botafogo e o Cristo Redentor lá atrás
Bairro de Botafogo e o Cristo Redentor lá atrás

Pão de Açúcar

Em seguida, o próximo ponto turístico que nós visitamos durante o passeio de barco no Rio de Janeiro foi o Pão de Açúcar, na Enseada da Urca. Para nós, essa é uma das partes mais bonitas da navegação e muitas empresas aproveitam o cenário para servir algum tipo de drink.

Ainda pela Urca, bem ao lado do Pão de Açúcar, é possível ver a Fortaleza de São João e o Forte de São José. Ambos são áreas do Exército Brasileiro, mas podem ser visitados com agendamento prévio. Infelizmente não dá para ver a Mureta da Urca durante o passeio, mas se você tiver um tempinho livre na cidade, não deixe de passar por lá durante um fim de tarde.

Morro da Urca no passeio de barco no Rio de Janeiro
Morro da Urca

Forte Tamandaré da Laje

Após passar pela Urca, o passeio de barco pela Baía de Guanabara seguiu em direção à Niterói. Pelo caminho, passamos pelo Forte Tamandaré da Laje, localizada na Ilha da Laje.

O pequeno forte que funcionou até 1997 tem muita história pra contar e já chegou a deter até mesmo alguns personagens da História do Brasil, como Olavo Bilac e Marechal Floriano Peixoto.

Hoje em dia, até chegaram a fazer um projeto para construir um restaurante no local, mas não foi pra frente. Infelizmente, só é possível vê-lo assim, de passagem.

Forte Tamandaré da Laje
Forte Tamandaré da Laje

Praia de Adão e Eva

Os próximos locais que visitamos durante o passeio de barco no Rio de Janeiro foram as Praias de Adão e Eva. Ambas são bem pequenas, com cerca de 250 e 150 metros respectivamente, e ficam uma do ladinho da outra.

Nesse ponto do passeio de veleiro muitas empresas também aproveitam para dar um tempinho para as pessoas mergulharem. Porém, vale ressaltar que por se tratar das águas da Baía de Guanabara, nem sempre elas estão próprias para o banho.

Fortaleza de Santa Cruz da Barra

Nós seguimos até a Fortaleza de Santa Cruz da Barra, um dos pontos turísticos mais visitados em Niterói. Aliás, a fortaleza é tão bonita que costuma ser palco de eventos como casamentos, por exemplo.

Durante anos ela ajudou a impedir as invasões holandesas e francesas, e já até foi sede do Presídio do Exército. Entre seus presos mais famosos estão Euclides da Cunha e José Bonifácio. Hoje em dia a Fortaleza de Santa Cruz é aberta à visitação. Infelizmente nós não tiramos fotos do lugar, mas essa foto do FUNCEB dá pra ter uma ideia de como é.

Foto: http://www.funceb.org.br/

Museu de Arte Contemporânea (MAC)

Continuamos o passeio de barco no Rio de Janeiro até o MAC, o Museu de Arte Contemporânea. Projetado por Oscar Niemeyer, essa é uma das construções mais emblemáticas de Niterói. No seu entorno encontram-se as Praias de Icaraí, Flechas, Vermelha e Boa Viagem.

Museu de Arte Contemporânea
Museu de Arte Contemporânea

Ilha da Boa Viagem

Bem pertinho do MAC nós vimos a Ilha da Boa Viagem. Localizada na costa da Baía de Guanabara e ligada ao continente por uma ponte de concreto, durante 20 anos ela ficou fechada.

Em 2016 a ilha foi reaberta, mas infelizmente, em 2019 fechou novamente. Hoje em dia é possível visitá-la somente no 4º domingo do mês, das 9 às 11 horas, quando ocorre uma missa no local. Por lá você verá construções do século XVII, ruínas de um pequeno forte e vistas incríveis tanto para o Rio de Janeiro como para Niterói.

Ilha da Boa Viagem
Ilha da Boa Viagem

Pôr do sol durante o passeio de barco no Rio de Janeiro

Por fim, já no final da tarde, começamos o retorno até a Marina da Glória. Então, se você fizer o passeio de barco no Rio de Janeiro em um belo dia de sol, terá grandes chances de assistir a um pôr do sol daqueles.

E para completar, se você tiver um pouquinho de sorte, ainda poderá pegar o momento exato de um pouso ou decolagem junto de um dos cenários mais perfeitos do Rio, o Cristo Redentor.

Vista para o Cristo Redentor e para um avião decolando no passeio de barco no Rio de Janeiro
Cristo Redentor e um avião decolando

Dicas importantes para o passeio de barco no Rio de Janeiro:

  • Vá com roupas confortáveis e evite salto alto e sapatos fechados. Afinal, eles nem combinam com barco, né? Rs
  • Leve roupa de banho pois se estiver um calorão, é provável que você queira mergulhar.
  • A não ser que você não se incomode em se molhar um pouco, evite se sentar nas extremidades do barco, ainda mais se o mar estiver batendo muito. Você irá se molhar de verdade… palavras de quem se encharcou.
  • Não esqueça o protetor solar.
  • Leve um casaquinho. O ventinho marítimo de fim de dia pode ser cruel até mesmo no verão, mas no inverno ele é implacável.

SIGA AS NOSSAS REDES SOCIAIS E NOS ACOMPANHE EM TEMPO REAL =)
Instagram: @cariocasemfronteiras
Facebook: /cariocasemfronteiras

Author

Carioca de nascimento. Educadora Física de profissão. Viajante de coração. Apaixonada pelas coisas simples da vida e intrigada pelas complexas. Costuma dizer que adora um sol, mas não dispensa os dias nublados.

Write A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Carioca Sem Fronteiras