Atualizado em 17 de junho de 2020

O Parque Penhasco Dois Irmãos é um parque do Rio de Janeiro com uma das melhores vistas para a Zona Sul da cidade. Localizado no Leblon, ele pode até ser um pouquinho escondido dentro do bairro, mas te garanto que ao visitá-lo você terá um passeio e tanto.

Parque Penhasco Dois Irmãos

Como chegar no Parque Penhasco Dois Irmãos

O jeito mais fácil de chegar no Parque Natural Municipal Penhasco Dois Irmãos é de carro. Estando no Leblon, você deverá pegar a Rua Visconde de Albuquerque, sentido Av. Niemeyer. Depois, vire à direita na Rua Gabriel Mufarrej e logo em seguida vire à esquerda na Rua Aperana. Se você colocar o nome do parque no GPS ele te dará o caminho certinho.

Entretanto, se você pretende ir de transporte público, a linha 553 – INT8 Rio Sul x Recreio dos Bandeirantes é que a deixa mais perto do parque, mas ainda assim, você deverá caminhar cerca de 20 minutos até a portaria.

Caso você queira alugar um carro para conhecer as maravilhas do Rio de Janeiro, confira aqui as melhores locadoras na cidade.

Como é o Parque Penhasco Dois Irmãos, no Leblon

Inaugurado em 1992, o Parque Penhasco Dois Irmãos possui mais de 39 hectares divididos entre muita natureza, jardins e vistas panorâmicas para a cidade.

Ao todo, ele possui 4 mirantes e deles podemos ver as praias do Leblon e Ipanema, a Lagoa Rodrigo de Freitas, o Arpoador, o bairro do Jardim Botânico e o Cristo Redentor. Além disso, ele possui entrada gratuita e toda a sua área pode ser acessada de carro, sem ter necessidade de fazer qualquer tipo de trilha. Neste artigo aqui você pode conferir outros mirantes no Rio de Janeiro que são grátis e não exigem esforço físico algum.

Parque Penhasco Dois Irmãos

O Parque Natural Municipal Penhasco Dois Irmãos conta com estacionamento gratuito logo após a sua guarita de entrada.

Primeiro Mirante

Você verá o caminho para o primeiro mirante do parque assim que passar pelo estacionamento.

Uma pequena escadinha te levará até um terraço com vista para as praias do Leblon e de Ipanema. Além do mais, no local há um monumento em homenagem as vítimas do acidente do voo 447 da Air France que caiu em águas brasileiras em 2009.

Mirante Parque Penhasco Dois Irmãos

Segundo Mirante

Um pouco mais acima, percorrendo a estrada que há dentro do parque, você chegará no segundo mirante do Parque Penhasco Dois Irmãos. Apesar desse mirante ser bem gostoso e fresquinho devido a quantidade de árvores, achamos a vista um pouco encoberta. Mas ainda assim, vale a pena passar por lá.

Vale ressaltar que nos mirantes há local para estacionar, de forma que você não precisa fazer o trajeto a pé entre eles caso esteja de carro.

Terceiro Mirante

No terceiro mirante é onde se encontra a sede do Parque do Penhasco Dois Irmãos. Ou seja, se você precisa ir ao banheiro ou beber uma água, aqui é local. Há bebedouro por lá e eles estava em pleno funcionamento durante a nossa visita.

Aqui você encontrará um belo jardim e uma área de gramado. Aliás, muitas famílias e grupos aproveitam esse local para fazer piquenique e até mesmo comemorar aniversários ao ar livre.

Quarto e último mirante do Parque Penhasco Dois Irmãos

Após o terceiro mirante basta você subir uma escadaria e ela te levará até o quarto mirante. No último mirante do parque você terá uma vista para a Lagoa Rodrigo de Freitas e para o Cristo Redentor.

Inclusive, daqui é possível chegar até aos pés do Morro Irmão Menor, um dos morros que compõe o famoso Morro Dois Irmãos, porém nós não recomendamos que você faça a trilha por esse lado por questões de segurança. Por outro lado, a trilha para o Morro Dois Irmãos, que não sai daqui, continua sendo uma recomendação, se feita com guias locais.

Parque Mirante Dois Irmãos
Foto: Visit.Rio

O Parque Penhasco Dois Irmãos é perigoso?

Não achamos o Parque Penhasco Dois Irmãos perigoso e vimos até mesmo policiamento lá dentro no dia em que o visitamos. Além disso, embora seja um pouco escondido, muita gente costuma frequentar o local.

Dicas importantes para a sua visita:

  • Logo após a sede há uma estrada pavimentada que te levará até um local aberto e arborizado. Até aí, tudo bem. Só que em seguida há uma estrada de terra que tem uma parte do Morro do Vidigal como destino. Apesar da comunidade ser pacificada, os guardas municipais que estavam no local nos aconselharam a não seguir por ali.
  • É extremamente proibido abrir qualquer tipo de trilha no parque.
  • Não é permitido alimentar os animais que você encontrar no Parque do Penhasco Dois Irmãos.
  • O horário de funcionamento é de terça a domingo, das 8h às 17h.
  • Não há lanchonetes no local, sendo assim, leve um lanchinho, principalmente se estiver com crianças.

Que tal esses outros passeios no Rio de Janeiro?

  1. Faça um passeio de barco no Rio de Janeiro e se apaixone ainda mais pela cidade
  2. Visite o Mirante Dona Marta, uma das vistas mais famosas do Rio
  3. Conheça a Vista Chinesa, no Parque Nacional da Tijuca
  4. Confira tudo sobre o Parque Lage, outro parque incrível na Cidade Maravilhosa
  5. Conheça a Ilha da Gigóia, na Barra da Tijuca
  6. Saiba tudo sobre a charmosa Ilha de Paquetá
  7. Leia aqui todos os nossos artigos sobre o Rio de Janeiro

SIGA AS NOSSAS REDES SOCIAIS E NOS ACOMPANHE EM TEMPO REAL =)
Instagram: @cariocasemfronteiras
Facebook: /cariocasemfronteiras

Author

Carioca de nascimento. Educadora Física de profissão. Viajante de coração. Apaixonada pelas coisas simples da vida e intrigada pelas complexas. Costuma dizer que adora um sol, mas não dispensa os dias nublados.

14 Comments

  1. amei a ideia, realmente nós cariocas não conhecemos nossos cantinhos que temos em nossa cidade e o melhor ainda que é de graça cara.

    • Oi, Mônica.
      Então, alguns dos mirantes sim, mas em algumas partes o calçamento é meio irregular. Mas tem outros que têm apenas escadas/degraus.

  2. Daniel Nogueira De Figueiredo Reply

    Boa dica, de passeios e o melhor tudo gratuito, vale a pena estar na “cidade maravilhosa “, como o próprio nome o diz ,venha conhecer este paraiso aqui pertinho.

  3. mario correa Reply

    Sou frequentador do parque a aproximadamente 10 anos , infelizmente esta havendo negligencia em algums aspectos quanto a prezervação ; como caes na area do parque e o pior trafico de caminhões transportando material de construção , o que esta destruindo o calçamento de paralelepipedos . A concervação e boa e esta sempre limpo . Os deckes em algums mirantes estão perigosos pois suas madeiras estão podres

    • Oi, Mario. Poxa, que pena ler esse seu comentário! Ainda não estivemos no parque esse ano e essas coisas que você falou que estão acontecendo entristecem demais. Esperamos de coração que o poder público as resolva o quanto antes!!

  4. Rodrigo Saldanha Reply

    Legal Dhebora, vou fazer esse passeio, vc é de onde?

  5. Sheila Fernandes Reply

    Comunidade pacificada não existe no RJ mas recomendo a visita !! É deslumbrante!!!

    • Oi, Sheila. Tudo bem?
      Os mirantes são realmente deslumbrantes, né?
      Sobre a questão da comunidade pacificada, não sei se você é do Rio, mas caso não seja, usamos esse termo quando se trata de uma comunidade que teve/tem intervenção policial e que não tem histórico de confrontos no momento. Isso não significa que não haja tráfico de drogas ou coisas desse tipo no Morro do Vidigal, e nem que ele está livre de ocorrências.

Write A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Carioca Sem Fronteiras