Atualizado em 17 de abril de 2020
8 de novembro de 1989.
Finalmente caía o muro que dividiu a Alemanha e o resto do mundo em dois lados. Berlim, cidade que representava a maior disputa de poder da época, não estava mais dividida em Oriental e Ocidental. E após anos de separação, sofrimentos e absurdos, muitas famílias e amigos puderam se reencontrar. Hoje, 30 anos após a sua queda, onde ver o Muro de Berlim tal como ele era continua sendo um ponto importante em um roteiro pela capital alemã. E sem dúvidas, foi algo que marcou os nossos dias na cidade.
Conhecer e entender toda a história ligada à Guerra Fria e os desdobramentos da criação de um muro – que era muito mais um símbolo do que um muro em si – dividindo ideologias, nos faz repensar acontecimentos dos dias atuais. Há inúmeros lugares imperdíveis na cidade onde, além de ver o muro, você poderá entender um pouco dessa parte da história.
Antes de saber onde ver o Muro de Berlim, mas falar um pouquinho sobre sua história
Após o término da Segunda Guerra Mundial, os quatro vencedores (Aliados) dividiram o território alemão entre eles. A Alemanha foi divida em 4 zonas e o mesmo aconteceu com Berlim. EUA, Inglaterra e França criaram a zona capitalista de Berlim. A União Soviética (URSS) criou a zona comunista da cidade. A tensão entre as duas zonas aumentou a partir do momento em que o Plano Marshall foi instaurado e o bloco socialista ficou de fora da ajuda econômica que o plano traria aos países capitalistas que participaram da guerra.
Berlim Ocidental sofre, então, um grande bloqueio. Stálin, líder URSS, impediu que qualquer suprimento chegasse até a zona capitalista de Berlim no intuito de fazer com que os aliados desistissem do controle de suas zonas. O bloqueio foi contornado e os alimentos e suprimentos começaram a chegar até Berlim Ocidental através das vias aéreas.
A partir da década de 50 a tensão piorou de vez. Muitas pessoas que viviam nas áreas do bloco oriental se deslocaram para as regiões do bloco ocidental. Na madrugada de 13 de agosto de 1961 o Muro de Berlim foi erguido pela República Democrática Alemã no intuito de evitar o contato da Alemanha Comunista com a Alemanha Capitalista.
Uma curiosidade é que o Muro de Berlim não dividia a cidade ao meio de fato, mas sim circundava toda Berlim Ocidental.
Onde ver o Muro de Berlim
1 – East Side Gallery
Acho que essa é a dica mais famosa de onde ver o Muro de Berlim. A East Side Gallery é uma galeria a céu aberto com mais de 1,3 km de muro revitalizado. Ué, como assim?
A East Side Gallery é uma parte do muro que virou museu de arte. São mais de 100 murais pintados por vários artistas diferentes. Sem dúvidas é um dos lugares mais incríveis da cidade!
2 – Memorial do Muro de Berlim
O Memorial do Muro de Berlim na Bernauer Straße é um dos locais onde mais se pode sentir e entender como era Muro de Berlim. Há barras de ferro representando onde ele se encontrava antes dele ser derrubado. A parte dele que ainda existe se encontra em sua forma real: o cimento nu e cru.
Memorial do Muro de Berlim Barras de ferro no local onde havia muro Painel com a cronologia do muro Impressionante isso tudo ter durado tanto tempo…
Há uma exposição com painéis e maquetes explicando a história do Muro de Berlim e dá pra entender o quão difícil era conviver com isso.
3 – Topografias do Terror
Essa é uma outra dica bem famosa de onde ver o Muro de Berlim. E claro, pelo nome já sabemos que é um lugar que pode mexer muito com quem o visita. O museu Topografias do Terror é um centro de documentação que conta toda a história do nazismo. O local já foi sede da Polícia Secreta Nazista (Gestapo) e é um passeio imperdível para quem quer conhecer essa parte da história. Apesar de ter achado o ambiente bem pesado, acredito que vale muito a pena ser visitado. Grande parte da área em frente ao local foi preservada, o que significa que existe um bom pedaço do Muro de Berlim por lá. Exatamente do jeitinho que ele era. Falamos um pouco mais sobre os pontos turísticos relacionados à Segunda Guerra em um post com dicas de Berlim.
DICA DE HOSPEDAGEM EM BERLIM:
Ficamos hospedados no The Circus Hostel e simplesmente amamos o lugar! Ele fica localizado em um excelente ponto do Mitte, um dos melhores bairros da cidade. Além de ter várias opções de transporte público praticamente na porta, também há inúmeros bares e restaurantes nas proximidades. No entanto, caso seu seu estilo de hospedagem seja mais um hotel, há várias opções com cancelamento gratuito no Booking. Aqui no blog fizemos um post com dicas de onde ficar em Berlim e nele listamos os melhores bairros e hotéis da cidade.
4 – Potsdamer Platz
Também é possível ver alguns fragmentos do Muro de Berlim na Potsdamer Platz. No local também há exposições contando um pouco da história.
5 – The Story Of Berlin
Muitos não sabem, mas também há pedaços do muro no museu The Story of Berlin. Muito provavelmente esse lugar não será top 3 no seu roteiro de onde ver o Muro de Berlim. Mas como tem muro lá, tem indicação aqui! rs. Vale lembrar que o museu é muito interessantes e lá você poderá ver toda a história de Berlim desde à sua fundação. Inclusive, é possível conhecer um bunker de guerra em seu subsolo.
Outras dicas de onde ver o Muro de Berlim… ou pelo menos por onde ele passava.
Há outros fragmentos do Muro de Berlim espalhados pela cidade. É possível ver alguns deles em parques como o Mauerpark, por exemplo. Mas uma coisa que nos impressionou de verdade foi quando vimos pela primeira vez as marcas do muro no chão.
Placa de metal sinalizando onde o Muro de Berlim passava Linha demarcando onde passava o muro antes de ser derrubado
Nas ruas de Berlim é possível ver a as marcas por onde o muro passava. Foram colocadas placas de metal para simbolizar o local onde o Muro de Berlim se encontrava antes de ser derrubado. É possível ver essas linhas por muitos lugares e certamente não passará despercebido pra você.
SIGA AS NOSSAS REDES SOCIAIS E NOS ACOMPANHE EM TEMPO REAL =)
Instagram: @cariocasemfronteiras
Facebook: /cariocasemfronteiras
- Confira a nossa página de descontos ativos e economize agora na sua viagem!
- Reserve a sua hospedagem através do Booking e garanta as melhores tarifas. Fique tranquilo porque reservando através do nosso blog você não pagará nenhuma taxa extra. E além disso ainda nos ajuda a mantê-lo no ar, criando cada vez mais conteúdos gratuitos e de qualidade.
- Reserve seus hostels através do Hostelworld e garanta a sua hospedagem nos melhores hostels do mundo.
- Compre seu seguro viagem com a Real Seguros e tenha os maiores descontos e as melhores formas de pagamento, inclusive parcelando em várias vezes no cartão de crédito
- Reserve os melhores passeios e experiências com a Get Your Guide e com a Civitatis.
- Alugue o seu carro com até 60% de desconto. Parcele no cartão e sem cobrança de IOF pela RentCars. Além disso, todo o valor é gerado em reais.
- Faça o câmbio de moeda estrangeira para a sua viagem com a melhor cotação de forma prática e segura.
- Compre seu chip de viagem internacional da America Chip e tenha internet para usar no exterior.
- Compre seus equipamentos fotográficos e roupas de inverno com descontos e preços imperdíveis na Amazon.
- Adquira seus ingressos antecipados através da Tiqets e evite filas nas atrações mais famosas do mundo.
7 Comments
Deve ser demais ver o Muro de Berlim de perto! Adorei o post e as dicas. Pretendo um dia poder ter a oportunidade de conhecer esse lugar. Bjs
eu acho bem interessante ver esse “caminho do muro” enquanto caminho por Berlim, eh uma loucura pensar como dividiram uma cidade e um pais e as consequencias tanto politicas quanto a propria vida de cada habitante. eh muito maluco! ainda n fui nesse museu do berlin wall, nos outros sim
Olha, tanta gente escrevendo sobre Berlin só para me deixar com inveja! É uma das minhas cidades favoritas da Europa e suas dicas são ótimas para quem quer conhecer um pouquinho mais sobre a história da cidade. Adorei!!!
Magnifica as dicas. Quero muito um dia conhecer o Muro de Berlim!!!
Adorei Berlim e a sua história recente, na qual o Muro assume um destaque fundamental. Foi bom ver estas fotos e recordar essa viagem. Abraço.
Pingback: 23 passeios em Berlim para você incluir no seu roteiro
Pingback: O que fazer em Berlim: um tour pela Segunda Guerra Mundial