Atualizado em 4 de outubro de 2023

Reduto de shoppings, praias e boates, a Barra da Tijuca é um dos bairros mais badalados do Rio de Janeiro. Mas essa nobre região da Zona Oeste da cidade tem mais para oferecer além das compras e do clima à la Miami que muitos dizem que ela tem. Por isso, vamos te contar tudo o que fazer na Barra da Tijuca para você descobrir uma Barra – como é carinhosamente chamada – além dos estereótipos.

Praia da Barra da Tijuca
Praia da Barra da Tijuca

O que fazer na Barra da Tijuca: principais passeios no bairro

1 – Praias

Sem dúvidas as praias são os lugares mais procurados para visitar na Barra da Tijuca. Com cerca de 14,4 km de extensão, a Barra possui a maior orla do Rio de Janeiro, com ciclovia e muitos quiosques. E o mais interessante é que cada praia possui um estilo próprio.

A Praia da Barra é bem agitada, principalmente na altura do posto 8, onde as areias ficam cheias em qualquer época do ano. Se você busca mais tranquilidade, fique entre os postos 6 e 4.

Já a Praia do Pepê, entre os postos 3 e 2, é a casa da galera jovem e de esportes como vôlei de praia, futevôlei, surf, wind e kitesurf. Também é por aqui que você encontrará os beach clubs populares e queridinhos, como o Clássico, Krabi, VaiBE e o K08.

No final da orla, após o posto 8, ainda tem a Praia da Reserva. Ela fica entre a Barra da Tijuca e o Recreio dos Bandeirantes e como o próprio nome sugere, se trata uma reserva ambiental. É o local perfeito para aqueles que querem curtir um dia de praia com mais sossego. Porém, não conte com muitas vagas de estacionamento, comércio e transporte público.

Praia do Pepê na Barra da Tijuca
Praia do Pepê

2 – Quebra-mar da Barra da Tijuca

Uma dica imperdível do que fazer na Barra da Tijuca é visitar o quebra-mar da Barra. Localizado no final da Avenida do Pepê, perto do Posto 1, a construção tem o intuito de proteger a orla da praia da forte ação das ondas, mas se tornou um ponto turístico local.

Com vista privilegiada para o mar e para a Pedra da Gávea, o quebra-mar tem uma pequena praia, mas que nem sempre está própria para o banho. Além disso, seguindo por uma rua na lateral esquerda você chegará na fotogênica Praia dos Amores, mas que infelizmente também sofre com os problemas de poluição.

Quebra-mar da Barra da Tijuca
Quebra-mar da Barra da Tijuca

3 – Bosque da Barra

Com cerca de 50 hectares ao ar livre, o Bosque da Barra é um passeio na Barra da Tijuca perfeito para aproveitar um dia de céu azul.

O local tem um lago que abriga moradores ilustres. Então, não se assuste ao ver alguns jacarés boiando aqui e ali porque eles fazem total parte da paisagem. Aliás, todo esse cenário de natureza abundante tem vista para a Pedra da Gávea e é um convite para um piquenique em família.

O Bosque da Barra tem parquinho infantil, área para caminhada, aluguel de bicicleta e estacionamento. Porém, se você vai de carro o ideal é chegar, já que há poucas vagas disponíveis.

Bosque da Barra, dica do que fazer na Barra da Tijuca
Bosque da Barra

4 – Ilha da Gigóia

A Ilha da Gigóia é de longe uma das mais diferentes e melhores dicas do que fazer na Barra da Tijuca. Escondidinha no meio do bairro e com ares bucólicos, ela é um passeio ideal para quem busca uma programação mais leve, de preferência regada a boa gastronomia.

São inúmeros restaurantes à disposição, de todas as especialidades possíveis. Frutos do mar, culinária italiana, bares com petiscos, enfim. Não faltam opções para um almoço ou jantar especial, ainda mais pelo fato de vários deles terem vista para a Lagoa da Tijuca.

E ainda dá para você fazer um passeio mais completo! Como se não bastasse a deliciosa caminhada pelas ruas da Ilha da Gigóia, que não passam carros, é possível fazer um passeio de barco pelas águas desse “Pantanal Carioca”.

Ilha da Gigóia
Ilha da Gigóia

5 – Museu do Pontal

O maior museu de arte popular brasileira fica na Barra da Tijuca e merece ser visitado. Com um acervo de 9 mil peças feitas por 300 artistas brasileiros, entre eles o Mestre Vitalino, a coleção do Museu do Pontal é a mais significativa do país e conta com exposições fixas e temporárias. A entrada é grátis, mas vale fazer uma contribuição, por menor que seja.

No local também há uma loja e a Cafeteria Divino Café, que serve um café da manhã em estilo piquenique no gramado no museu.

6 – Cidade das Artes

A Cidade das Artes é outra dica cultural do que fazer na Barra da Tijuca. O espaço é dedicado às múltiplas atividades artísticas e você terá acesso a shows, teatro, musicais, exposições e espetáculos de dança.

Cidade das Artes na Barra da Tijuca
Cidade das Artes

Entre as exposições, se destaca a maior maquete em Lego da América Latina. Com 947 mil peças, o Rio de Janeiro é retratado de um jeito lúdico e colorido.

Na Cidade das Artes também funciona o restaurante Abry, muito conhecido pelo brunch de domingo.

Maquete em Lego do Rio de Janeiro
Rio de Janeiro em Lego

7 – Campo Olímpico de Golfe

Se tornando mais popular a cada dia, o Campo Olímpico de Golfe tem roubado a cena quando falamos de points gastronômicos na região.

Construído para as Olímpiadas do Rio, o local possui centro de eventos, restaurante e o Bar do Golfe, esse último procurado para drinks ao pôr do sol.

O golfe faz parte da programação, é claro. E, inclusive, você pode agendar uma aula gratuita. Ainda há passeio de helicóptero saindo do Campo de Golfe e voo de balão cativo.

O que fazer na Barra da Tijuca: compras e feiras

8 – Shoppings

O estereótipo de querer se parecer com Miami não é à toa. Afinal, a Barra da Tijuca tem grandes shoppings para os amantes de compras. Aliás, um deles, o New York City Center ultrapassa os limites do nome gringo e tem até uma Estátua da Liberdade te recepcionando.

Ele está acoplado ao Barra Shopping, o maior e mais popular shopping do Rio de Janeiro, e os dois acabam meio que se tornando um só. Em conjunto, eles têm mais de 700 lojas, dezenas de restaurantes, 18 salas de cinema e um boliche, o Barra Bowling Grill.

Próximo ao Barra Shopping você encontrará o Village Mall, um dos mais sofisticados da cidade. Cheio de lojas internacionais de grife e com restaurantes requintados, é o ambiente certo para os clientes do segmento luxo.

Há também o Via Parque e o Metropolitano, muito frequentados por famílias, o Rio Design, também com um certo quê de sofisticação, e o Aerowtown, que é um polo de moda e também tem um boliche, o Boliche Social Club.

Além deles, tem outros shoppings menores que não são potências em termos de compras, mas têm algumas lojas e restaurantes. São eles: Barra Garden, Barra Square, Barra Point e Vogue Square.

9 – Uptown e Mercado de Produtores

O Mercado de Produtores é outro passeio imperdível na Barra da Tijuca. Ele é um polo gastronômico com restaurantes, bares, lanchonetes, quiosques alimentícios e peixaria.

O mercado fica dentro do Uptown, um shopping a céu aberto com lojas de vários segmentos e muito conhecido por abrigar eventos e feiras gastronômicas e culturais.

10 – Feira da Praça do Ó

A histórica Feira da Praça do Ó é um dos lugares para um passeio raiz na Barra da Tijuca. Ela acontece todas as quintas e domingos, das 6:00 às 11:00, na Praça São Perpétuo, também chamada de Praça do Ó, há mais de 35 anos.

Nas barracas você encontrará de tudo um pouco, desde produtos frescos como legumes e verduras a itens decorativos e de artesanato.

A praça também é um point para os skatistas que, tradicionalmente, enchem as pistas e rampas de skate do local, principalmente aos finais de semana.

O que fazer nos arredores da Barra da Tijuca

11 – Praia da Joatinga e Mirante do Joá

Uma dica imperdível do que fazer na Barra da Tijuca é dar um pulinho em bairros vizinhos e conhecer alguns de seus pontos turísticos.

O Joá fica bem perto da Barra, a menos de 10 minutos de carro, e por lá você pode se encantar com a vista do Mirante do Joá e se banhar nas águas da descolada Praia da Joatinga.

12 – Recreio dos Bandeirantes

Outro bairro que está coladinho na Barra da Tijuca é o Recreio dos Bandeirantes e vale a pena esticar até as praias locais. Coloque na lista a Praia do Recreio, Praia da Macumba e a Praia do Pontal, onde você pode fazer uma pequena trilha até a Pedra do Pontal.

Seguindo pela Avenida Estado da Guanabara você passará pela Praia do Secreto, Prainha, Abricó e Grumari, as nossas preferidas na cidade.

No Recreio também há parques naturais ideais para um passeio ao ar livre. O Parque Marapendi é uma reserva ambiental à beira da Lagoa Marapendi, com trilhas parquinho e mesas para piquenique. Outra opção interessante é o Parque Chico Mendes, que também é área de preservação e a residência de muitos jacarés do-papo-amarelo.

Parque Marapendi
Parque Marapendi

13 – Vargem Grande

Um pouco mais distante, mas que ainda assim vale o passeio, Vargem Grande é um dos poucos bairros com ares rurais no Rio de Janeiro.

Além de ser uma das portas de entrada do Parque Nacional da Pedra Branca e de abrigar a Cachoeira de Vargem Grande, a região se torna cada vez mais um grande polo gastronômico na cidade.

Cachoeira de Vargem Grande na Zona Oeste do Rio
Cachoeira de Vargem

14 – Barra de Guaratiba

Apesar de estar a quase 30 minutos de carro da Barra da Tijuca, Barra de Guaratiba é sempre mencionada como dica do que fazer por lá.

Um dos bairros preferidos na Zona Oeste carioca é cheio de atrações naturais como a Restinga de Marambaia, a trilha da Pedra do Telégrafo e as Praias Selvagens.

Além disso, é por lá que você encontrará o Sítio Roberto Burle Marx. A antiga propriedade do paisagista tem mais de 365 mil m² com jardins belíssimos e coleções de plantas tropicais e subtropicais de vários lugares do mundo.

15 – Trilhas

O bairro não tem nenhuma trilha em si, no entanto, como ele tem fácil acesso às trilhas nos arredores, essa é sempre dica válida do que fazer na Barra da Tijuca.

Em torno de 15 minutos de carro você estará na entrada para a Pedra Bonita, uma das trilhas com o visual mais bonito do Rio. E em menos tempo, algo em torno de 10 minutos, você estará no acesso para a Pedra da Gávea, o trekking mais icônico da cidade.

O que fazer na Barra da Tijuca a noite

Se você procura o que fazer na Barra da Tijuca a noite saiba que o bairro é sinônimo de bons restaurantes, bares e boates.

Nas imediações da Avenida Olegário Maciel, região chamada de Jardim Oceânico, você encontrará excelentes opções de bares mais animados. Entre tantos, se destacam o Bar do Adão com os adorados pastéis, o Seu Bar com drinks descolados, o Brewteco com as renomadas cervejas artesanais e o Pinneaple, o queridinho do momento, que mistura culinária havaiana, balinesa e japonesa em um ambiente diferentão.

Bem próximo dali, na Avenida Armando Lombardi, o clima fica ainda mais agitado com as casas noturnas. Na Avenida das Boates, como a galera gosta de chamar, a All In Lounge, a Vitrinni Lounge Beer e a Lalu Lounge Beer lotam de jovens em busca de música e diversão.

O que fazer na Barra da Tijuca com chuva

As melhores atrações para aproveitar um dia de chuva na Barra da Tijuca são o Teatro dos Grandes Atores (dentro do Barra Square), os boliches, o Museu Casa do Pontal, a Cidades das Artes e os cinemas dos shoppings.

Onde ficar na Barra da Tijuca

Em frente à praia, quatro hotéis de categoria 5 estrelas chamam atenção. O serviço mais diferenciado fica por conta do Grand Hyatt Rio de Janeiro, que tem piscina ao ar livre, spa, três restaurantes e toda a estrutura de um resort completo na Praia da Reserva.

Não muito atrás em termos de benefícios, mas com tarifas mais acessíveis, o Windsor possui duas unidades no bairro. O Windsor Barra Hotel fica entre o Posto 3 e 4, enquanto o Windsor Marapendi, que é mais novo, fica em frente ao Posto 7. Ambos têm quartos bem equipados e piscina ao ar livre.

O quarto e último hotel 5 estrelas em frente à praia na Barra da Tijuca é o LSH by Own. Com design moderno e elegante, ele tem piscina de borda infinita e uma de suas acomodações é tão exclusiva que o faz entrar na lista de hotéis com piscina privativa no Rio de Janeiro.

Grand Hyatt Barra (Foto: Booking)

Com preços mais em conta, mas ainda assim, de frente para o mar, o Novotel Rio de Janeiro Barra e o Mercure Barra são opções clássicas e confortáveis. E para quem quer ficar nessa região pagando tarifas ainda menores, uma sugestão é o Tropical Barra, que apesar de simples, tem boas avaliações.

Novotel Barra (Foto: Booking)

Por outro lado, se você busca se hospedar na Região do Parque Olímpico, onde ocorrem shows e eventos como o Rock in Rio, as melhores hospedagens são o Hilton Barra (5 estrelas), o Novotel Parque Olímpico e o Ibis Parque Olímpico.

Para mais dicas, confira o nosso artigo com os melhores hotéis na Barra da Tijuca.

Hilton Barra (Foto: Booking)

Como chegar na Barra da Tijuca

A Barra da Tijuca é bem servida de transporte público e além dos ônibus, conta com a estação de metrô Jardim Oceânico, que serve a Linha 4 e liga o bairro a Zona Sul, e várias estações de BRT.

O Corredor Transoeste do BRT conecta a Barra da Tijuca a bairros como Campo Grande e Santa Cruz, já o Corredor Transcarioca vai até o Aeroporto Internacional do Galeão, passando por outros bairros como Taquara, Praça Seca e Madureira. Há ainda o Corredor Transolímpico que conecta a Região Olímpica ao Recreio e Sulacap.

O Terminal Alvorada da Barra da Tijuca faz a integração entre BRTs e linhas de ônibus que rodam pela área e/ou se interligam com o metrô. Então, para se deslocar de transporte público, muitas vezes você passará por lá.

Como as atrações da Barra da Tijuca não ficam próximas umas das outras, você deverá conhecê-las de transporte público, táxi/uber ou carro.

Para quem vem ao Rio de Janeiro e pretende alugar um carro para rodar pela cidade, nós recomendamos a RentCars. Você consegue ver as melhores locadoras, fazer a sua reserva online e pagar parcelado no cartão de crédito.

Restaurantes na Barra da Tijuca

Para gastronomia italiana, o mais indicado é o Gabbiano Ristorante, que tem o certificado de qualidade Ospitalità Italiana, cedido pelo governo da Itália para um grupo seleto de estabelecimentos. Outras sugestões legais para quem quer comer uma boa pasta são o Nonna per Heaven, comandado pela Chef Heaven Delhaye, ex-participante do Masterchef, e o Fratelli, um italiano clássico, em frente à praia.

A culinária francesa também se impõe na Barra da Tijuca e um dos grandes responsáveis por isso é o CT Brasserie, restaurante do grupo do Chef Claude Troigraies.

Os amantes de carnes não estão desamparados. Com cortes nobres típicos da gastronomia argentina, o Corrientes 348 encanta a todos que gostam de uma boa parrilla. E para quem quer comer à vontade, no melhor estilo rodízio, as churrascarias Rio Brasa, Barra Grill e Fogo de Chão se destacam na região.

No meio disso tudo sempre sobra espaço para um japa. Nas especialidades orientais, os mais indicados são o Mori Ohta Sushi, com um festival selecionado para ninguém botar defeito, e o Gurumê, que traz um conceito de japa fusion sofisticado.

SIGA AS NOSSAS REDES SOCIAIS E NOS ACOMPANHE EM TEMPO REAL =)
Instagram: @cariocasemfronteiras
Facebook: /cariocasemfronteiras

Author

Carioca de nascimento. Educadora Física de profissão. Viajante de coração. Apaixonada pelas coisas simples da vida e intrigada pelas complexas. Costuma dizer que adora um sol, mas não dispensa os dias nublados.

Write A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Carioca Sem Fronteiras