Atualizado em 28 de fevereiro de 2023

Se pudéssemos definir Botafogo em apenas uma palavra seria versatilidade. Se de um lado há ruas calmas, do outro tem muita animação com seus inúmeros bares, vida noturna e sua pegada mais cultural. Diríamos que escolher o que fazer em Botafogo significa viver o lifestyle carioca de um jeitinho mais descolado.

Os encantos do bairro já começam pelas ruas, onde em muitas você terá o Cristo Redentor te acompanhando lá de cima. Isso sem falar da orla da praia e sua visão panorâmica para outro ponto turístico do Rio, o Pão de Açúcar.

Aliás, não podemos esquecer do quão estratégico Botafogo é! Afinal, está bem perto de lugares como Copacabana, Urca, Flamengo, Jardim Botânico, Cosme Velho, Gávea e até mesmo do Centro do Rio. Inclusive, Botafogo possui uma boa oferta de transporte público, com muitas linhas de ônibus e a estação de metrô onde passa a Linha 1, uma das principais da cidade.

E se você está cogitando se hospedar na região, saiba que é uma boa decisão, já que há excelentes hotéis com precinhos mais camaradas do que os oferecidos em outros bairros mais famosos da Zona Sul.

Nesse artigo você verá várias dicas do que fazer em Botafogo, além de sugestões de bares, restaurantes, cafeterias e hotéis para o seu roteiro.

O que fazer em Botafogo: melhores atrações para você visitar

1 – Mirante do Pasmado

O Mirante do Pasmado é bem escondidinho e muitos moradores da cidade sequer o conhecem. No entanto, a visita vale a pena, já que lá de cima você consegue ver toda a enseada de Botafogo, a Baía de Guanabara, o Pão de Açúcar e até mesmo o Cristo Redentor.

A entrada é gratuita e o acesso de carro é bem fácil. Basta entrar na Rua General Severiano e subir pela ladeira à esquerda, na Praça Engenheiro Bernardo Saião. O local tem estacionamento.

O Mirante do Pasmado faz parte da nossa lista de mirantes no Rio de Janeiro com fácil acesso para você conhecer.

2 – Fundação Casa Rui Barbosa

A Fundação Casa Rui Barbosa é o primeiro museu-casa do Brasil, além de ser a construção mais antiga do bairro ainda em funcionamento. Localizada em uma antiga chácara da Rua São Clemente, esse edifício histórico foi a casa de Rui Barbosa até 1923.

Hoje em dia o local funciona como um museu e tem um acervo recheado de mobília original e documentos, além de uma biblioteca e do belíssimo jardim. Enfim, é uma dica maravilhosa do que fazer em Botafogo se você gosta de passeios culturais.

Fundação Casa Rui Barbosa em Botafogo
Fundação Casa Rui Barbosa

3 – Casa Firjan

Localizada em um palacete histórico no coração do bairro, a Casa Firjan é outra atração de Botafogo que não pode ficar de fora dessa lista.

A construção tem um estilo romântico cheio de influência francesa e é uma graça por si só! Durante anos o pequeno palácio pertenceu à família Guinle, mas hoje em dia faz parte do complexo da Casa Firjan. Aliás, o local é um centro de inovação, empreendedorismo e educação.

Não deixe de aproveitar o belíssimo jardim que há no local e de conhecer a parte externa do prédio anexo, que é super moderno e contrasta com o palacete.

4 – Botafogo Praia Shopping

Pensem em um lugar com uma vista daquelas… Então, assim é o Botafogo Praia Shopping! Seu slogan de #valecadadegrau faz sentindo. Afinal, trata-se um shopping vertical, com muitas escadas rolantes, mas ao chegar no último andar você pode contemplar o visual panorâmico da praça de alimentação.

Aliás, essa é uma dica do que fazer em Botafogo que serve tanto para quem gosta de compras como para quem procura um local legal para almoçar. Além da praça de alimentação ter restaurantes diversos, o shopping também conta com nomes como Outback, Amélie Crêperie, Nooma Bistrô e Kotobuki.

Botafogo Praia Shopping
Vista da mesa da praça de alimentação do Botafogo Praia Shopping

5 – Museu do Índio

O Museu do Índio é outra sugestão sobre o que fazer em Botafogo para quem curte um roteiro mais cultural.

Nele você encontrará um acervo sobre a cultura indígena, desde suas crenças e costumes até vários objetos. Entre eles, você poderá ver até mesmo canoas e ocas no jardim. Além disso, o museu também oferece vários cursos e palestras.

Museu do Índio em Botafogo
Museu do Índio

6 – Enseada de Botafogo

Uma das orlas mais bonitas do Rio de Janeiro está aqui, em Botafogo. Embora a praia não seja própria para banho, vale a pena demais dar uma caminhada enquanto você aprecia todo o visual da Baía de Guanabara e do Pão de Açúcar.

Inclusive, em um passeio de barco no Rio de Janeiro pela Baía de Guanabara esse é um dos pontos altos da navegação.

7 – Void General Store

Considerada um ícone do bairro, a Void é um mix de moda, loja de conveniência, bar, espaço gastronômico e, na própria palavra deles, mentes inventivas. O local reúne um público jovem e descolado, e é perfeito para um pós praia ou um pré-festa.

Há outras unidades na Barra da Tijuca, no Leblon, em São Paulo e até mesmo em Porto Alegre.

8 – Be+Co

O Be+Co é o primeiro food hub do Rio de Janeiro, ou seja, é uma vila gastronômica, um espaço compartilhado onde você encontrará todos os tipos possíveis de gastronomia.

O ambiente é descontraído e casual. Distribuídos em contêineres, vários restaurantes e chefs de cozinha oferecem suas delícias. Não há garçons e você mesmo faz o seu pedido e se senta em alguma das mesas compartilhadas.

É um dos lugares mais queridinhos de Botafogo!

9 – Cinema Estação NET

O Cinema Estação Net é um dos poucos que restaram da era dos cinemas de rua do Rio de Janeiro. Localizado na Rua Voluntários da Pátria, seu saguão é ponto de encontro de um público mais alternativo, já que a sua programação costuma dar espaço a filmes que por vezes não são tão populares.

O que fazer em Botafogo a noite

Ao decidir o que fazer em Botafogo a noite inclua no seu roteiro pelo menos um dos inúmeros bares do bairro. A região é conhecida por ter uma vida noturna bem agitada e que atrai não só o público jovem como pessoas de todas as idades.

Para os amantes de cerveja artesanal, os bares Narreal Brewhouse e Down Jones Market Beer são points certos de várias torneiras de chopp no melhor estilo self-service. Outras duas opções interessantes são o Hocus Pocus DNA, bar da cervejaria de mesmo nome, e o Boteco Colarinho.

Por outro lado, se você busca algo mais animado ainda, com música ao vivo ou uma pegada mais festeira, os bares Fuska, Coordenadas e Jungle Garden Pub são ótimas opções. Há ainda o célebre Bar Bukowski com seu casarão de três bares e três lounges que constituem a casa de rock mais antiga do Rio de Janeiro.

Por fim, para uma taça de vinho especial, o Canastra Rosé e o WineHouse Botafogo se destacam entre tantos mais.

Hotel em Botafogo: onde se hospedar no bairro

Liderando as nossas sugestões de hotéis em Botafogo temos o Yoo2 Rio, o 5 estrelas mais descolado e queridinho do bairro. Seu rooftop convidativo e seus quartos com vistas panorâmicas o elegem como um dos melhores hotéis românticos no Rio de Janeiro. Também com acomodações com vista, o Novotel RJ oferece conforto em um padrão mais executivo.

Rooftop hotel Yoo2 Rio
Rooftop do hotel Yoo2 Rio (Foto: divulgação)

Outra possibilidade para quem busca conforto, serviços básicos e preços atrativos é a unidade da rede Ibis, que segue o conceito já conhecido e oferecido mundo afora.

Agora, se você prefere uma hospedagem menor e mais tranquila, no estilo pousadinha, a melhor opção é O Veleiro Bed & Breakfast. Eles possuem tarifas econômicas e quartos simples, mas o ambiente é uma graça e tem até piscina.

Por outro lado, se você viaja sozinho ou gosta do ambiente de um hostel, Botafogo tem dois bem legais, que são o Tupiniquim Hostel e Hostel da Bruna.

Vale apontar que o bairro também possui muitos apartamentos para alugar e um dos mais bem avaliados é o Omar do Rio, com três quartos, todo equipado, além de ter piscina no condomínio. Mas aqui você consegue ver todas as hospedagens disponíveis em Botafogo.

Onde comer em Botafogo: os melhores restaurantes da região

Marchezinho: uma mistura de mercearia e bistrô, focada em pratos com ingredientes frescos e locais. O destaque especial fica para o menu de tapas e drinks.

Ferro e Farinha: pizzas com massa de fermentação natural, assadas em forno à lenha e com ingredientes selecionados. Já foi eleita pela Veja Rio como a melhor pizza nos anos de 2015, 2020 e 2021.

Lima Cocina Peruana: restaurante com inspirações na maravilhosa culinária do Peru. No cardápio você encontrará clássicos como Ceviche e Lomo Saltado, além de bons drinks com Pisco.

Tutto Nhoque: uma das casas de gastronomia com influência italiana mais apreciadas do momento. A especialidade são os pratos de nhoque, mas os risotos e pizzas não ficam para trás. Já visitamos a unidade do Jardim Botânico e a comida é realmente maravilhosa. Para saber mais, confira o nosso post sobre o que fazer no Jardim Botânico.

Lasai: comandado pelo chef Rafa Costa e Silva e sua esposa Malena, o restaurante tem uma estrela Michelin desde 2015, está entre os 50 melhores da América Latina e entre os 100 melhores do mundo. O cardápio funciona apenas com um menu degustação, onde você provará uma grande diversidade de produtos orgânicos, do mar e da terra. O atendimento é mediante reserva.

Bistrô do Ouvidor de Botafogo: ideal para comer carnes na brasa feitas com excelência. Os destaques ficam para a “costelada à vontade”, que acontece de quarta a domingo, e para as tábuas que incluem picanha, ancho, galetos, copa lomba, linguiça, entre outros.

La Villa: bistrô francês que inclui vários toques cariocas em seus pratos. Um dos carros-chefes da casa é o Boeuf Bourguignon ao vinho tinto.

Cafeterias em Botafogo

E para quem não abre mão de um café da manhã ou do cafezinho da tarde, Botafogo tem lugares deliciosos para o seu roteiro. Nossas sugestões são a The Slow Bakery, a 22 Special Coffee e a Le Depanneur.

Mas a febre do momento é a Gatto Café, uma cafeteria onde além de comer e beber, você pode interagir com alguns gatinhos e adotá-los.

O que faze em Botafogo: passeios nos arredores

Você pode aproveitar e estender o seu passeio em Botafogo para outros bairros e pontos turísticos do Rio de Janeiro.

Uma opção pra lá de perfeita é o Mirante Dona Marta, eleito por muitos como a vista mais bonita da cidade. Mas se você prefere algo mais em meio a natureza, duas sugestões bem legais são o Parque Lage, no Jardim Botânico, e o Parque Penhasco Dois Irmãos, no Leblon.

Já para um fim de tarde, o pôr do sol na Mureta da Urca é uma excelente pedida. Ou, quem sabe, um chá da tarde em uma das cafeterias do Forte de Copacabana.

SIGA AS NOSSAS REDES SOCIAIS E NOS ACOMPANHE EM TEMPO REAL =)
Instagram: @cariocasemfronteiras
Facebook: /cariocasemfronteiras

Author

Carioca de nascimento. Educadora Física de profissão. Viajante de coração. Apaixonada pelas coisas simples da vida e intrigada pelas complexas. Costuma dizer que adora um sol, mas não dispensa os dias nublados.

Write A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Carioca Sem Fronteiras