Atualizado em 11 de março de 2021
Um circuito com cerca de 200 km te proporcionará um dos passeios mais legais saindo de Puerto Varas. A volta ao Lago Llanquihue te garante cenários com vulcões, lagos e cachoeiras da região dos Lagos Andinos Chilenos. Pelo caminho, estradas pitorescas e vilarejos charmosos abrigam tanto belezas naturais como arquitetônicas. E por fim, ainda há os mirantes ao longo do caminho. Afinal, uma volta ao lago de carro não é completa se não tiver uma paradinha aqui e ali, não é mesmo?
Onde se hospedar para conhecer o Lago Llanquihue: Puerto Varas
A melhor cidade para ser a sua base caso você decida fazer a volta ao Lago Llanquihue de carro é Puerto Varas. Embora seja menor que sua vizinha Puerto Montt, Puerto Varas é infinitamente mais charmosa e atraente. Além disso, possui uma ótima infraestrutura, com hotéis charmosos, hostels econômicos e muitos bares e restaurantes. Neste post você pode ver todas as nossas dicas do que fazer em Puerto Varas.
Sugestão de hotéis em Puerto Varas:
Você pode conferir todas as opções de hospedagem em Puerto Varas através do Booking.
Ainda no planejamento do seu roteiro, não esqueça de contratar o seu seguro viagem, pois é ele quem te dará cobertura caso você precise de atendimento médico de urgência. Além do mais, a maioria dos seguros ainda cobrem voos cancelados e bagagem extraviada. Sempre indicamos a Real Seguros pela facilidade de pagamento parcelado e também por trabalharem com diversos descontos.
-> PEGUE AQUI O SEU DESCONTO NA REAL SEGUROS E PARCELE EM ATÉ 12X NO CARTÃO =)
Volta ao Lago Llanquihue: de carro ou com agência?
Nós optamos por fazer a volta ao Lago Llanquihue de carro, saindo de Puerto Varas, e a não ser que você não dirija, essa é de longe a melhor forma de fazer esse passeio. Primeiro porque você fará tudo no seu ritmo, podendo ficar mais tempo nos lugares que mais te agradarem e acrescentando alguns outros pontos no roteiro. E segundo pela liberdade de parar onde você quiser e seguir por caminhos não oficiais que te renderão cenários bem legais. Se você também pretende alugar um carro, recomendamos a RentCars, onde você pode pagar online, parcelado e sem cobrança de IOF. Nós já reservamos com eles diversas vezes, inclusive no Chile, quando viajamos pelo Deserto do Atacama de carro, e não tivemos nenhum problema.
Por outro lado, se não te resta opções além de fazer esse passeio através de agência, procure por tours que te levem pelo menos até as atrações principais do roteiro.
Roteiro da volta ao Lago Llanquihue de carro
Os pontos principais da volta ao Lago Llanquihue são os Saltos de Petrohué, o Lago Todos Los Santos, o Vulcão Osorno e a cidade de Frutillar. Porém, há algumas outras atrações ao longo do trajeto que também valem uma parada. Entre elas destacam-se a Laguna Verde e Puerto Octay, que embora não sejam paradas oficiais, muita gente também coloca como destaque. É importante ressaltar que as estradas são boas e muito bem sinalizadas. Ou seja, dificilmente você terá problemas em relação a isso.
1 – Saltos del Petrohué
Saímos cedo de Puerto Varas e pegamos a Ruta Internacional 225 em direção ao Parque Nacional Vicente Perez Rosales. Apesar do tempo um pouco nublado a vista pelo caminho já era bem bonita. A primeira parada foi no Saltos del Petrohué. Os saltos são cachoeiras em um tom lindo de verde, meio azul (rs), formadas por quedas d’água do Rio Petrohué.
Para chegar até elas é necessário pegar uma pequena trilha de passarelas dentro parque, mas o caminho é bem fácil e tranquilo. Os sortudos que fazem esse passeio em um dia de céu limpo ainda conseguem ter uma vista do Vulcão Osorno ao fundo, mas infelizmente não foi o nosso caso. Existem outras trilhas no local e em algumas delas, como na Trilha dos Enamorados, é possível chegar bem pertinho do rio.
Águas azuis dos Saltos del Rio Petrohué
O parque conta com estacionamento e recomendamos que você confira o site oficial para consultar tarifas de ingresso, já que elas variam de acordo com a época do ano.
2 – Lago Todos Los Santos
Em seguida, fomos em direção ao Lago Todos Los Santos, onde faríamos a nossa segunda parada do roteiro de volta ao Lago Llanquihue de carro. É nesse lago que se encontra a nascente dos Saltos del Rio Petrohué e também foi aqui que deixei meu coração nesse dia. Sério, gente, que lugar lindo! Mesmo sem muito sol, a água estava verdinha e fazendo um contraste e tanto com as areias negras vulcânicas.
Do Lago Todos Los Santos saem alguns passeios de barco e, inclusive, ele também é um dos pontos de partida do famoso Cruce Andino, um cruzeiro de travessia pelos Lagos Andinos ligando Puerto Varas e Bariloche. Nos meses mais quentes do ano também é muito comum encontrar pessoas praticando stand Up paddle, caiaque e outras atividades náuticas.
Lago Todos Los Santos
3 – Laguna Verde
Seguimos viagem pela Ruta Internacional 225 até a Laguna Verde. Bom, seu nome já é um spoiler do que há de vir, né? Com suas águas extremamente verdinhas, a laguna também fica em uma área que faz parte do Parque Nacional Vicente Perez Rosales. Nessa região também há algumas trilhas e em uma delas damos de cara com o Lago Llanquihue no final. Ah, gostaria de deixar claro que foi neste ponto da volta ao lago que nós tivemos a melhor recepção de todas. Logo na entrada fomos recebidos por uma raposinha e nos comunicaram que é muito comum encontrá-la por ali.
Vista para o Lago Llanquihue Nossa anfitriã no Parque Nacional Vicente Perez Rosales haha
4 – Vulcão Osorno
Nossa próxima parada no roteiro de volta ao Lago Llanquihue de carro foi o Vulcão Osorno. Nesse momento do dia o tempo havia piorado bastante, mas ainda assim, resolvemos subir a sinuosa estradinha que leva até a base do vulcão. Embora tenha muitas curvas pelo caminho, a estrada é boa, sinalizada e pavimentada.
Infelizmente, mais uma vez o vulcão se escondeu de nós e nem da sua base foi possível vê-lo muito bem. Aliás, ficamos três dias em Puerto Varas e somente no dia de ir embora é que ele resolveu aparecer um pouquinho. Fazer o que, né? Mas em dias de tempo bom, a vista do seu mirante é espetacular! De qualquer forma, valeu a pena subir e conhecer um pouquinho do lugar.
O Vulcão Osorno também é uma estação de esqui e como tal conta com teleféricos e cafeterias que funcionam até mesmo fora da temporada. Inclusive, seu complexo é maior do que o do Villarrica em Pucón. Também é possível fazer várias trilhas na região, mas nós nem fizemos nenhuma. Se você quiser conhecer apenas o vulcão, sem fazer a volta ao Lago Llanquihue, há excursões saindo de Puerto Varas diretamente até ele. Por outro lado, algumas outras empresas fazem o combo do vulcão com os Saltos del Petrohué. Para maiores informações relacionadas à temporada de neve no Vulcão Osorno, confira o site oficial deles.
Entrada da cafeteria Base do Vulcão Osorno
5 – Puerto Octay
Seguimos o nosso passeio em direção a cidadezinha de Puerto Octay. Havíamos lido que era um lugar encantador, beirando o Lago Llanquihue. De fato, a cidade é uma graça e merece um pit stop, porém, como fizemos esse passeio na baxíssima temporada, encontramos tudo vazio e fechado. Demos apenas uma voltinha na praça principal e como a essa altura já estávamos cheios de fome, aproveitamos para almoçar. No entanto, foi um grande erro, pois deveríamos ter esperado para almoçar na próxima parada e logo vocês entenderão o porquê. rs
6 – Frutillar: parada especial no roteiro de volta ao Lago Llanquihue de carro
Enfim era hora de conhecer Frutillar, um dos destinos mais famosos do Lago Llanquihue. Fundada por imigrantes alemãs, a cidade é uma graça, desde a sua arquitetura até suas belezas naturais. De frente para o Lago Llanquihue e para o Vulcão Osorno, Frutillar finaliza muito bem esse passeio. Aproveite para caminhar por suas ruas tranquilas e almoce em algum lugar especial. Aliás, a gastronomia é bem forte por aqui e dois restaurantes muito indicados são o Cocina Frau Holle e o Se Cocina Frutillar.
Além disso, a dica especial para aproveitar ainda mais o caminho até Frutillar é sair da rodovia principal e pegar o acesso secundário até a cidade. Para isso você deverá seguir em direção à Frutillar Bajo, mas não se assuste assim que der de cara com uma estrada de pedrinhas e sem asfalto, pois a graça está justamente nisso daí. Ao longo do trajeto você passará por casinhas de veraneio com jardins lindíssimos, sítios e muitas vistas panorâmicas para o lago e então, fechará com chave de ouro sua volta ao Lago Llanquihue de carro! =)
Vista para o Lago Llanquihue de Frutillar Bajo Estrada secundária para Frutillar Casinhas de veraneio em Frutillar Bajo Chegando em Frutillar
SIGA AS NOSSAS REDES SOCIAIS E NOS ACOMPANHE EM TEMPO REAL =)
Instagram: @cariocasemfronteiras
Facebook: /cariocasemfronteiras
- Confira a nossa página de descontos ativos e economize agora na sua viagem!
- Reserve a sua hospedagem através do Booking e garanta as melhores tarifas. Fique tranquilo porque reservando através do nosso blog você não pagará nenhuma taxa extra. E além disso ainda nos ajuda a mantê-lo no ar, criando cada vez mais conteúdos gratuitos e de qualidade.
- Reserve seus hostels através do Hostelworld e garanta a sua hospedagem nos melhores hostels do mundo.
- Compre seu seguro viagem com a Real Seguros e tenha os maiores descontos e as melhores formas de pagamento, inclusive parcelando em várias vezes no cartão de crédito
- Reserve os melhores passeios e experiências com a Get Your Guide e com a Civitatis.
- Alugue o seu carro com até 60% de desconto. Parcele no cartão e sem cobrança de IOF pela RentCars. Além disso, todo o valor é gerado em reais.
- Faça o câmbio de moeda estrangeira para a sua viagem com a melhor cotação de forma prática e segura.
- Compre seu chip de viagem internacional da America Chip e tenha internet para usar no exterior.
- Compre seus equipamentos fotográficos e roupas de inverno com descontos e preços imperdíveis na Amazon.
- Adquira seus ingressos antecipados através da Tiqets e evite filas nas atrações mais famosas do mundo.