Atualizado em 11 de abril de 2020

O Castelo de Praga é considerado o maior do mundo e além disso é uma das principais atrações da cidade de Praga, na República Tcheca. De fato, conhecê-lo é muito interessante, mas há algumas peculiaridades. Engana-se quem pensa que encontrará no local toda aquela estrutura dos castelos medievais que estamos acostumados a ver nos filmes e fotografias de tantos lugares do mundo. Não, o famoso castelo dos Reis da Boêmia não é assim. Aliás,um gigantesco complexo de edifícios, palácios, museus e jardins formam o grandiosidade do lugar. E de medieval tipo Hollywood mesmo, só a suntuosa Catedral de São Vito. Mas se ainda assim você quiser conhecer tudo tintim por tintim – e nós aconselhamos que você o faça – vamos dar as dicas do que fazer nesse ponto turístico super famoso mundo afora.

Catedral de São Vito
Catedral de São Vito no complexo do Castelo de Praga

A história do Castelo de Praga

A construção do Castelo de Praga começou no ano de 880 durante a dinastia Premyslid, a mais famosa de Praga. Ao longo anos, os governantes que ali habitaram promoveram inúmeras modificações e ampliações em toda a estrutura do complexo. Novos edifícios foram construídos e novas alas foram adicionadas à edifícios antigos. Hoje em dia, é possível ver um misto de estilos arquitetônicos em cada cantinho das construções, desde traços do estilo românico presentes em detalhes do Século X até traços góticos, típicos de construções do Século XIV. Atualmente o Castelo de Praga abriga a residência presidencial e sua área de quase 70 mil m² é considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

Castelo de Praga
Complexo do Castelo de Praga com a Basília de São Jorge ao fundo

O que fazer no Castelo de Praga

1 – Catedral de São Vito

Em primeiro lugar, vou começar logo por ela porque é o edifício mais imponente de todos os que estão dentro do complexo do Castelo de Praga. A Catedral de São Vito é tão impressionante que olhando de longe parece até que ela é o Palácio Real do castelo. Mas não desanimem agora que vocês já sabem que ela é apenas uma igreja pois a catedral é um dos ícones mais importantes de todo o lugar, além de também ser o templo religioso mais importante de Praga.

Catedral de São Vito
Se você ficar no castelo até quase o horário das atrações fecharem você encontrará a Catedral de São Vito sem quase ninguém na frente

A catedral toda em estilo gótico começou a ser construída em 1344 e somente ficou pronta em 1929. Quase 600 anos para construir uma igreja só poderia resultar em algo espetacular, não é mesmo? Todo esse tempo de construção resultou em um exterior fascinante e um interior ainda mais cheio de detalhes. Além de abrigar muitos objetos de valores como as jóias da coroa, a Catedral de São Vito abriga a tumba de São João Nepomuceno, com suas duas toneladas de prata, e a capela de São Venceslau, com pedras preciosas em seu painel.

 

2 – Golden Lane

A Golden Lane também é um lugar que vale a pena você perder um tempinho durante a sua visita ao Castelo de Praga. É lá que você vai entender melhor como era a vida de algumas pessoas que trabalhavam no castelo. São várias casinhas que durante os anos abrigaram defensores, atiradores do castelo e também alguns ourives. Até mesmo alguns artistas e escritores já moraram em uma dessas casinhas, como Franz Kafka, por exemplo. Hoje em dia elas funcionam como se fossem um pequeno museu, com objetos e mobílias da época dos tempos áureos. Algumas também foram transformadas em lojas de souvenir e pequenas lanchonetes.

Golden Lane
Casinhas na Golden Lane

Na Golden Lane há um acesso para a Torre Daliborka, que fez parte do sistema de fortificação do castelo. Atualmente, no local há uma exposição medieval de armas, armaduras e instrumentos de tortura que fizeram parte da história do castelo.

Torre Daliborka
Vários objetos de tortura

3 – Antigo Palácio Real

O Palácio Real era a residência dos reis – meio óbvio, eu sei. Era lá onde eram oferecidas festas, banquetes e tudo mais que envolvesse o reinado. O local é enorme e sua arquitetura em estilo gótico impressiona todos os visitantes que passam por suas salas.

Palácio Real Castelo de Praga
Salão Vladislau no Palácio Real, onde ocorriam as festas, banquetes e demais cerimônias

A Exibição Permanente da História do Castelo de Praga se encontra dentro do antigo Palácio Real e você encontrará tudo a respeito de sua história, incluindo relíquias originais e réplicas de jóias da coroa. Ou seja, é um dos locais que mais conta a história de todo o complexo.

Palácio Real Castelo de Praga
Salão da Boêmia

4 – Basília de São Jorge

A Basília de São Jorge foi construída em 920 e apesar de não ser tão majestosa e suntuosa como a Catedral de São Vito, vale a pena a visita. Afinal, você já estará por lá mesmo, né? Sua arquitetura é um mistura danada, assim como muita coisa em todo o complexo do Castelo de Praga. Por fora, uma fachada barroca que foi construída muito tempo depois, enquanto por dentro sua aparência românica continua mantendo presença. As tumbas de alguns membros da dinastia Premyslid estão situadas na parte principal da igreja.

DICA DE HOSPEDAGEM EM PRAGA:

Ficamos hospedados no Cosmopole Hostel, um hostel localizado a cerca de 15 minutos da Praça da Cidade Velha (Old Town Square). Ficamos em um quarto duplo com banheiro compartilhado e achamos bem justo pro valor cobrado. Entretanto, há outros tipos de quartos disponíveis no estabelecimento. Outro hostel muito indicado na cidade é o Prague Square Hostel. Para uma hospedagem em hotel com um bom custo x benefício, dê uma olhadinha no Ibis Praha Old Town. Para conferir mais hotéis na cidade, veja o site do Booking. Por lá há diversas boas opções onde você só efetua o pagamento quando chegar no local.

5 – Torre de Pólvora

A Torre de Pólvora era a maior das torres de canhões, mas suas defesas nunca precisaram ser testadas. Hoje em dia ela abriga uma exposição militar permanente sobre a guarda do castelo.

Torre de Pólvora
Torre de Pólvora

6 – Palácio Rosenberg

Construído no Século XV, o Palácio Rosenberg é o antigo palácio da família nobre de mesmo nome. Em 1756 o local virou residência de mulheres nobres. Hoje em dia o local abriga exposições e também salas do Ministério do Interior.

Palácio Rosenberg
Palácio Rosenberg

CONFIRA MAIS ARTIGOS QUE IRÃO TE AJUDAR A PLANEJAR SUA VIAGEM PARA PRAGA:

-Veja uma sugestão de roteiro em Praga e curta ainda mais a cidade!
-Confira nossas 16 dicas mais imperdíveis do que fazer em Praga
-Conheça o Castelo de Vysehrad, um outro castelo na cidade
-Visite o Parque Petrin e tenha uma das melhores vista de Praga

7 – Jardins do Castelo de Praga

Todo jardim de castelo europeu é lindo. É claro que o de Praga não poderia ser diferente. Afinal, são mais de cinco jardins gratuitos abertos à visitação e vale a pena visitar pelo menos um deles. Você vai se impressionar com a vista! Por falta de tempo não visitamos todos, mas bem que queríamos, viu?

Jardins do Castelo de Praga
Visual de um dos Jardins do Castelo de Praga

 

Ingressos e Circuitos do Castelo de Praga

Há três tipos de ingressos disponíveis para você visitar o Castelo de Praga:

  1. Circuito A: Esse é o mais completo e incluiu a Catedral de São Vito, Antigo Palácio Real, Basílica de São Jorge, a exposição A História do Castelo de Praga, Golden Lane, Torre Daliborka e Rosenberg Palace.
    Preço: 350 CZK (fizemos esse)
  2. Circuito B: Embora seja um circuito menor, também contempla muitas das atrações mais importantes. São elas: Catedral de São Vito, Antigo Palácio Real, Golden Lane e Torre Daliborka.
    Preço: 250 CZK
  3. Circuito C: Exposição Os Tesouros da Catedral de São Vito e Galeria de Arte do Castelo de Praga.
    Preço: 350 CZK

Os ingresso são válidos para dois dias consecutivos e você pode comprá-los assim que entrar no castelo, no centro de informações. Vale lembrar que inúmeras áreas do complexo são gratuitas e abertas ao público, inclusive a maioria dos jardins. Ou seja, mesmo que você não queria visitar o interior dos lugares, vale a pena o passeio. Porém é necessário conferir o horário e os meses em que eles se encontram abertos ao público.

Castelo de Praga
Eu amo esses detalhes!

Fotografar dentro dos edifícios é permitido, porém você terá que pagar uma taxa de 50 CZK por equipamento e ganhará uma pulseirinha de permissão. Bom, vimos muitas pessoas fotografando sem a pulseira, mas nós achamos melhor seguir a regra e pagamos a tal da taxa. Enfim, não tem porque não seguir as recomendações, né? Para maiores informações sobre ingressos e regras confira aqui no site oficial.

Como chegar no Castelo de Praga

A maneira mais fácil, rápida e menos cansativa de chegar no Castelo de Praga é com o combo metrô + tram. A estação de metrô mais próxima do castelo é a Malostranská, no bairro Malá Strana. De lá é só pegar o Tram 22 e descer na estação Pražký Hrad. Da estação do tram até a entrada do complexo, onde há o detector de metais, não dá nem 5 minutos de caminhada. Então, é molezinha ir de transporte público.

Como chegar no Castelo de Praga
Mapa de como chegar no Castelo de Praga (Foto: www.hrad.cz)

Você também pode chegar até o Castelo de Praga caminhando pelas escadarias do castelo. Para isso basta usar o acesso pela Lesser Town (vide mapa) ou o acesso indicado como Malostranská (vide mapa). Porém, dizem que é um tanto quanto cansativo.

O SEGURO VIAGEM É OBRIGATÓRIO PARA QUEM VISITA A REPÚBLICA TCHECA!
Como o país faz parte do Trato de Schengen, é necessário um seguro viagem com apólice de no mínimo 30 mil euros para visitar Praga e suas demais cidades. Explicamos mais sobre isso e damos dicas de como comprar um seguro barato no post Seguro Viagem Europa. No entanto, independente de questões legais, nós recomendamos que você nunca viaje sem um seguro viagem, já que imprevistos podem acontecer. Então, nada melhor do que estar previnido. Sempre compramos os nossos através da Real Seguros. Há diversas seguradores, dá pra parcelar em várias vezes no cartão de crédito e você, nosso leitor, ainda tem desconto em todos os seguros do site.

-> PEGUE AQUI O SEU DESCONTO NA REAL SEGUROS E PARCELE EM ATÉ 12X NO CARTÃO =)

SIGA AS NOSSAS REDES SOCIAIS E NOS ACOMPANHE EM TEMPO REAL =)
Instagram: @cariocasemfronteiras
Facebook: /cariocasemfronteiras

Author

Carioca de nascimento. Educadora Física de profissão. Viajante de coração. Apaixonada pelas coisas simples da vida e intrigada pelas complexas. Costuma dizer que adora um sol, mas não dispensa os dias nublados.

7 Comments

  1. Viviane Carneiro Reply

    Uau… que castelo lindo e que lugar mais interessante! Adoraria conhecer esse castelo. Adorei as fotos e as dicas!

  2. Também super recomendo essa visita para quem estiver em Praga. É muito show! Parabéns pelo seu relato tão detalhado!

  3. Em agosto estive, pela sexta vez, em Praga… e voltei a essa maravilha da arte humana 🙂 Bela partilha! Muito bom recordar…

  4. Que lindas as fotos do Castelo, com certeza deve ser um lugar bem bonito. Ainda não conheço essa região, deixarei anotado aqui para quando for. Adorei as dicas.

  5. Tenho muita vontade de conhecer a República Tcheca e adorei a forma como contou do Castelo. Com certeza ele estará no meu roteiro. Valeu por compartilhar.

  6. Antônio Carlos Reply

    Parabéns pelo blog, Dhebora, muito bom mesmo! Li sobre Vysehrad e decidi colocá-lo no roteiro, principalmente por parecer, de fato, um passeio mais autêntico e longe dos lugares mais turísticos (já passei da fase de enfrentar inúmeras filas e sair pedindo licença para poder conhecer bem os lugares rss.). Pois bem, justamente por gostar de visitar pontos turísticos em horários com poucos turistas, eu lhe pergunto: qual a melhor hora para se visitar o disputadíssimo Castelo de Praga? A princípio, penso que o melhor horário seja do meio para o fim da tarde, justamente para terminar o dia lá, com bem menos pessoas no lugar. Estou certo? Se for isso mesmo, penso que o interessante é comprar o Ticket B e dividir a visita em dois dias, já que, se iniciado o passeio no meio da tarde, não é possível encontrar todas as atrações abertas. É isso mesmo? Desde já, obrigado pela atenção!

    • Vysehrad é muito legal e você vai curtir!
      Olha, acho que esse lance de encontrar menos turistas no Castelo de Praga vai depender muito da época do ano que você irá. O que eu percebi é que no final da tarde a Catedral de São Vito estava mais vazia, mas outros lugares como os jardins estavam cheios ainda. Acho que vale você começar o passeio ao contrário, do final para o início rs. E sim, algumas atrações fecham primeiro, tem que consultar direitinho no site. Sinceramente? não vejo necessidade de dois dias por lá…

Write A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Carioca Sem Fronteiras