Atualizado em 4 de março de 2023

Bolzano ou Bozen, chame como você preferir. Assim que você chegar na cidade irá entender por completo o porquê desse cantinho da Itália ter dois nomes.

Mas, vou adiantar um pouco a história. Essas terras fizeram parte do Império Austro-húngaro até a Primeira Guerra Mundial e por isso tanto o idioma italiano como o alemão são muito utilizados. Você verá essa mistura em todas as ruas, placas, cardápios e, claro, na gastronomia.

Nesse post você vai conferir tudo o que fazer em Bolzano, um lugar que tem ares de cidade pequena, mas com muita infraestrutura, modernidade, passeios culturais e belezas naturais.

Nesse artigo você verá (você pode clicar diretamente no assunto que mais te interessar):

  1. Seguro viagem para Bolzano (Itália)
  2. Passeios em Bolzano
  3. Bolzano no inverno
  4. Hospedagem
  5. Quantos dias ficar
  6. Como ir a Bolzano
  7. Restaurantes
  8. Arredores
  9. Chip de celular para usar na Itália
Bolzano na Itália
Bolzano (Imagem de Babak Habibi por Pixabay)

Preciso de seguro viagem para conhecer Bolzano, na Itália?

Sim, para conhecer Bolzano, na Itália, você precisa de um seguro viagem internacional. Assim como em outros lugares da União Europeia, a imigração do país exige um seguro com apólice de no mínimo 30 mil euros.

Além disso, um seguro viagem adequado te dará assistência em situações de emergência médica, odontológica e até mesmo em casos de extravio de bagagem e cancelamento de voos.

Nós sempre fechamos os nossos com a Real Seguros e como eles são parceiros do blog, os nossos leitores têm desconto em todos os planos de seguro oferecidos no site.

-> PEGUE AQUI O SEU DESCONTO NA REAL SEGUROS E PARCELE EM ATÉ 12X NO CARTÃO =)

O que fazer em Bolzano (Itália)

Centro histórico, Piazza Walther e Duomo di Bolzano

Apesar de Bolzano ser uma das cidades com maior infraestrutura nas Dolomitas e Alpes Italianos, o centro histórico de Bolzano é pequeno e fácil de ser conhecido a pé. Além disso, ele é uma graça, muito bem preservado.

Pelas suas ruas você verá carros, bicicletas e pedestres, todos trafegando harmoniosamente. Aliás, as bikes são muito tradicionais na cidade, muito mesmo! Será que podemos considerar Bolzano a Amsterdam da Itália? Rs

A Piazza Walther é a principal praça de Bolzano. Nas suas proximidades há muitos bares, lojas e restaurantes, além da Catedral de Santa Maria Assunta – a Duomo de Bolzano -, que chama a atenção e encanta com o seu telhado gótico.

Duomo di Bolzano
Duomo di Bolzano

Piazza delle Erbe

Ainda no centro histórico, outra dica do que fazer em Bolzano é conhecer a Piazza delle Erbe. Nela funciona um famoso mercado a céu aberto que vende de tudo um pouco.

Você encontrará frutas, legumes, produtos regionais, pães artesanais, bolos, temperos, frios e até mesmo lanches prontos.

Aproveite que estará na região para dar uma passadinha pela Via dei Portici, uma rua central destinada às compras, e pela Via Dr. Joseph Streiter, onde existia o antigo fosso da primeira aldeia medieval que rodeou a cidade.

Museus em Bolzano

Bolzano possui alguns museus interessantes, mas o mais conhecido é o Museu Ötzi. É nele que se encontra um cara com cerca de 3 mil anos de idade que foi encontrado nas montanhas próximas da cidade. Como o gelo o conservou por completo, ele foi apelidado de Homem de Gelo.

Há também o Museu de Ciências Naturais, com exposições sobre essa região de Trentino Alto-Ádige e Tirol do Sul, e o Museu Cívico, com sua coleção de artes que vai desde a Idade Média até os dias de hoje.

Museu Arqueológico de Bolzano

No entanto, o museu em Bolzano que nós mais queríamos visitar era o Messner Mountain Museum Firmian. Além de estar posicionado em um cenário encantador, em um castelo no alto dos alpes, ele fala sobre a relação do homem com a montanha.

Mas infelizmente não conseguimos visitá-lo pois ele estava fechado durante os nossos dias na cidade.

Lago di Carezza

Toda essa região da Itália é cheia de lagos incríveis e o Lago di Carezza fica bem pertinho da cidade. Aliás, ele costuma estar em todas as listas sobre o que fazer em Bolzano.

Encravado nas montanhas e com muita vegetação ao redor, em boa parte do ano você encontrará tal qual um espelho e com águas verdes cristalinas. Porém, como o visitamos próximo do inverno e após uma grande chuva que castigou um pouquinho essa área, o encontramos totalmente congelado e com algumas árvores caídas.

Mas não estava menos bonito por esse motivo. Apenas estava com cenário de inverno.

É possível acessar o lago, fazer caminhadas ao seu redor, piqueniques, enfim, curtir bastante a região. Mas nem conseguimos descer pois o acesso estava interditado.

Se você estiver em grupo, vale a pena contratar uma excursão particular que passa pelo Lago di Carezza, além de muitos outros locais das Dolomitas. Não é barato, mas dividindo, vale a pena.

Lago di Carezza na Itália
Lago di Carezza

Castelos

Uma sugestão bem cultural de passeio em Bolzano são os castelos que existem nos arredores da cidade.

O mais próximo do centro é o Castelo Roncolo, que até hoje não se sabe se era um castelo de fato ou uma fortaleza. Ele é conhecido como Castelo Pintado pois há muitos afrescos em suas paredes, boa parte deles, profanos.

Mas há também o Castelo do Tirol, que antigamente era a sede dos Condes do Tirol. Hoje em dia ela abriga o Museu de História do Tirol do Sul e tem um acervo que conta toda a história dessa parte dos alpes. Nós adoramos o lugar!

Castelo do Tirol na Itália
Castelo do Tirol

Soprabolzano

Uma dica bem legal de atrativo saindo de Bolzano é Soprabolzano. Do centro da cidade sai o teleférico Funivia del Renon que faz o trajeto até a região em 12 minutos.

Em Soprabolzano você irá encontrar as Pirâmides de Terra, estruturas formadas há mais de 25 mil anos. Além disso, tem o Corno del Renon, um parque a céu aberto com vistas espetaculares.

Dizem que o pôr do sol é lindo nessa área!

Soprabolzano
Soprabolzano vista de longe

Vinícolas em Bolzano

Nem só de Toscana vivem os vinhos italianos! Bolzano é uma grande produtora de vinho, especialmente o branco. De longe você verá várias videiras nas encostas da cidade e há vinícolas renomadas para visitar.

Uma das vinícolas da cidade mais indicadas para degustação é a Loacker Winery.

Vinícolas nas encostas de Bolzano
Videiras nas encostas de Bolzano

Bate e volta para outros atrativos das Dolomitas

Aproveite que Bolzano é uma cidade central e faça passeios de bate e volta para outros atrativos dos Alpes da Itália.

Que tal ir até Val di Funes, um vale com muitas trilhas e paisagens cinematográficas? Ou então, contratar um trekking com um guia especializado, de acordo com o seu nível, pelas montanhas da região?

Se você estiver de carro, ainda pode esticar um pouco mais e ir até o Lago di Braies, um dos mais bonitos da Itália.

Val di Funes Italia
Val di Funes

O que fazer em Bolzano no inverno

Apesar de não ter nenhuma estação de esqui dentro da cidade, Bolzano no inverno é sinal de neve.

O Passo di Costalunga, por exemplo, está apenas a 40 minutos de carro de Bolzano e oferece 40 pistas de esqui na área de Carezza, sendo que 8 delas são pretas. Além disso, há 15 teleféricos, parque de neve e refúgios alpinos.

Passo di Costalunga
Passo di Costalunga

Outra opção é o Alpe di Siusi, considerado um dos melhores lugares para esquiar nas Dolomitas. O teleférico que leva até ele fica apenas a 30 minutos de Bolzano.

Alpe di Siusi

Mercado de Natal de Bolzano

Mas não há dúvidas de que uma das melhores dicas do que fazer em Bolzano no inverno é aproveitar o clima natalino. O Mercado de Natal de Bolzano é muito famoso, além de ser considerado um dos melhores da Itália.

Ele acontece na Piazza Walther, porém, há barracas espalhadas por toda a cidade.

Do final de novembro até o início de janeiro você poderá se deliciar com as comidas típicas, o vinho brulé e a linda decoração natalina. Inclusive, essa é uma boa oportunidade para comprar souvenirs de Natal.

Confesso que eu tinha o sonho de visitar um Mercado de Natal e fiquei muito emocionado quando vi todas as luzes se acenderem.

Hotéis em Bolzano

Nós ficamos na Villa Jasmine Guesthouse, bem pertinho do centro histórico de Bolzano e com ótimo custo x benefício.

Nosso quarto era um estúdio completo, confortável e com cozinha bem equipada para pequenas refeições.

Também nos hospedamos uma noite no hotel Ottenkellerhof. Embora fique mais distante do centro, tem quartos confortáveis, um café da manhã gostoso e é bem avaliado.

Villa Jasmine Guesthouse
Quarto do Villa Jasmine

Mais dicas de hotéis perto do centro histórico de Bolzano com tarifas em conta:

Resorts e hotéis 4 e 5 estrelas em Bolzano:

Quantos dias ficar na em Bolzano

Para conhecer os atrativos de Bolzano com calma e fazer alguns passeios nos arredores o ideal é ficar pelo menos três dias na cidade.

O que fazer em Bolzano em 1 dia

Mas, se você só tem 1 dia em Bolzano, pode fazer o seguinte roteiro:

  • Lago di Carezza
  • Castelo do Tirol ou Soprabolzano
  • Centro Histórico + Piazza delle Erbe

Onde fica e como ir a Bolzano

Bolzano é uma cidade da Itália que fica em Trentino-Alto Ádige, nas Dolomitas, uma região que faz fronteira com a Áustria.

A cidade tem aeroporto, mas como ele é bem pequeno, só opera voos charter e táxi aéreo. Ou seja, para ir a Bolzano você deverá voar até alguma cidade maior e continuar a viagem de carro, trem ou ônibus.

Nós chegamos em Bolzano de carro, durante o nosso roteiro pelas Dolomitas. Para nós, alugar um carro é a melhor opção não só para ir e se deslocar pelos atrativos da cidade, como também para conhecer todos os arredores. Nós locamos pela Rentcars, onde dá pra pagar parcelado no cartão de crédito sem IOF.

Como ir a Bolzano saindo de algumas principais cidades da Itália

Milão: o trajeto de carro dura em torno de 3h30min pelas autoestradas A4, A22/E45. Há trens entre as cidades, mas é necessária uma baldeação em Verona. Há ônibus de Milão para Bolzano e a viagem dura 4h em média.

Veneza: saindo de Veneza o caminho de carro é pelas autoestradas E70 e A22/E45 e o tempo de viagem é de cerca de 3 horas. Também há trens ligando diretamente as duas cidades, mas o trajeto dura em média o mesmo tempo de carro. O ônibus de Veneza para Bolzano é mais em conta, mas a viagem é de 4 horas em média.

Muita gente também chega em Bolzano após passar por Innsbruck, na Áustria. De carro, são cerca de 1h30min de viagem, enquanto tanto de ônibus como de trem (que são diretos) a rota leva em torno de 2 horas. Outra opção também muito utilizada é Verona, na Itália mesmo. De lá até Bolzano também há ônibus direto por um preço acessível.

Ir de Roma a Bolzano já torna as coisas um pouquinho mais complicadas, já que de carro são quase 7 horas de viagem. No entanto, há trem direto entre as cidades e ele leva em torno de 5 horas no percurso.

Restaurantes em Bolzano

Paulaner Stuben

Como Bolzano tem muita influência germânica, a cidade tem uma cultura cervejeira bem forte. Por isso, a nossa primeira dica de restaurante é a Paulaner Stuben, um point da famosa cervejaria alemã que vive cheio. Ou seja, se quiser uma mesa, chegue cedo!

Nós pedimos 6 cervejas, uma bruschetta e dois pratos de costela. Mas, é tudo tão bem servido que apenas uma prato daria para os dois. A conta deu 64€.

Batzen Bräu

A Batzen Bräu é outra cervejaria que também é muito balada, a diferença é que essa é mais local. Aliás, me arrisco a dizer que ela fica até mais cheia que a Paulaner.

O ambiente é super descolado e as cervejas são de altíssima qualidade, o que atrai um público bem jovem.

Não lembro quantas cervejas bebemos ao todo, mas também pedimos um joelho de porco, um hambúrguer e Chicken wings. Estava tudo muito gostoso, mas a conta deu uns 80€.

Dönerland by Skampini

Essa é aquela dica perfeita para quem quer economizar com alimentação. Afinal, os kebabs são as pérolas gastronômicas dos viajantes econômicos e mochileiros! Haha…

Nós comemos um dia nesse lugar e adoramos! Kebab fresquinho, muito bem servido e com preço justo.

Trattoria Filo d’Ólio

Essa é uma excelente opção de restaurante para aqueles que, apesar de estarem uma cidade com um mix cultural entre gastronomia italiana e germânica, não abrem mão de uma boa e velha pasta.

Na Trattoria Filo d’Olio você encontrará pratos clássicos de massas italianas a partir de 9€. O nhoque de batatas com presunto cru defumado e o fetuccine de ragu são alguns dos destaques da casa.

Pizzeria da Mino

A Pizzeria da Mino é ideal para aquela refeição mais rápida e econômica. Como o nome já sugere, eles são especializados em pizza e o cardápio é enorme.

Entre tradicionais, especiais e gourmets, são mais de 50 sabores para você escolher. Os preços vão de 6€ a 15€.

Arredores de Bolzano: o que fazer?

Que tal estender a sua viagem para outras cidades das Dolomitas próximas de Bolzano?

Trento é cheia de atrativos históricos, naturais e ainda está bem pertinho. Dá até pra dar um pulo no Lago di Tenno.

Ou então, você pode ir até Cortina d’Ampezzo, bem no coração da região, e conhecer lugares como o Lago Misurina e Tre Cime di Lavaredo.

Chip de internet para usar em Bolzano (Itália)

Para quem vai se deslocar bastante fazendo passeios em Bolzano e nos seus arredores a melhor coisa é ter internet disponível em todos os trajetos. Uma que nós super indicamos é a America Chip, que tem plano de internet 4G ilimitado na Europa a partir de 40 dólares e ainda dá pra parcelar no cartão de crédito.

SIGA AS NOSSAS REDES SOCIAIS E NOS ACOMPANHE EM TEMPO REAL =)
Instagram: @cariocasemfronteiras
Facebook: /cariocasemfronteiras

Author

Carioca de nascimento. Educadora Física de profissão. Viajante de coração. Apaixonada pelas coisas simples da vida e intrigada pelas complexas. Costuma dizer que adora um sol, mas não dispensa os dias nublados.

14 Comments

  1. Diego cestaro Reply

    Muito legal esse post. Vai me ajudar muito na viagem que quero fazer

  2. Adorei as dicas sobre Bolzano.
    Que coisa linda esse Lago di Carezza, mesmo assim, congelado!
    Ah, e cheguei a salivar de ver a foto dessa cerveja bem preta 😛

  3. Muito interessante essa mistura de culturas nessa região da Itália que deu uma característica única a Bolzano. Adorei saber do inverno por lá com neve, fiquei com mais vontade ainda de conhecer, rs.

    • Acho que a mistura de culturas é uma das coisas mais sensacionais dessa região da Itália. Dá ainda mais graça ao lugar.

  4. Que maravilha… confesso que nunca prestei muita atenção à região e fiquei encantado. A foto de Vale di Funes deixou-me com vontade de partir JÁ!!

  5. Angela C S Anna Reply

    passei rapidamente por bolzano quando fui para os dolomitas, vi alguns lagos como o lago di braies e misurina e tambos estavam congelados huaehaheu eu morei um tempo numa vila perto de trento e falavam alemão lá também

  6. Bolzano parece ser um lugar lindo de conhecer. Adoro essas dicas, porque gosto de colocar outras cidades no meu roteiro quando estou em um país diferente.

  7. Muito bacana as suas dicas Dhebora, pretendo conhecer essa cidade, quando vc chegou na Itália já foi direto ou fez parte do roteiro da sua viagem ?

    • Olá, Julio. Não, Bolzano fez parte do nosso roteiro nas Dolomitas. Fizemos Riva del Garda, Trento, Selva di Cadore, Cortina d’Ampezzo e Bolzano.

Write A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Carioca Sem Fronteiras