Atualizado em 11 de outubro de 2022
A Toscana é uma das regiões mais visitadas da Itália. Seus vales, vinhedos, vinícolas, paisagens naturais e cidades medievais a tornam um destino único e atraem até mesmo os viajantes mais descolados e menos tradicionais. No entanto, há um senso comum de que a Toscana no inverno não combina com todo esse cenário. Será?
De fato, há, sim, um melhor período para viajar à Toscana e conhecê-la em pleno funcionamento, assim como acontece em todos os destinos mundo afora. Trata-se dos meses de maio a outubro, mas principalmente de junho, julho e setembro, quando é verão na região, mas ainda não é tão cheio como agosto.
Mas, e para aqueles não podem viajar nesse período? É melhor desistir de viajar durante o inverno na Toscana e escolher outro roteiro como algumas pessoas falam por aí? Bom, estamos aqui para te mostrar por experiência própria que essa história pode ser diferente e que há muito o que fazer por essas bandas nos meses mais frios do ano.
Como é a Toscana no inverno
O inverno na Itália coincide com o nosso verão aqui no Brasil, ou seja, começa em torno do dia 21 de dezembro e vai até o dia 20 de março. E estaríamos mentindo se disséssemos que a Toscana no inverno não é fria. Mas ao contrário de outros destinos do país, como as Dolomitas nos Alpes Italianos, dificilmente você verá neve nas cidades mais famosas da região. Mas nas menos famosas… bem, vamos aos poucos. rs
Também é verdade que você poderá pegar um dia ou outro de chuva. Mas, como um ponto positivo, a época mais chuvosa é de outubro a dezembro. Ou seja, entre os meses de janeiro e março o negócio fica bem melhor, apesar do frio.
No entanto, pouco coisa muda durante o inverno na Toscana. Os hotéis continuam funcionando normalmente, assim como os museus, atrações e a maioria das lojas e restaurantes, com exceção de algumas cidades pequeninas. As alterações ficarão por conta do cenário natural, já que a vegetação não estará totalmente verdinha, e do tempo de luz diurna. Como anoitece bem mais rápido, por volta das 16:30, você precisará acordar cedo para aproveitar bem o dia.
Temperatura média na Toscana em dezembro, janeiro, fevereiro e março
Visitar a Toscana em dezembro significa que você encontrará temperaturas médias entre 2° e 10°. Janeiro na Toscana já fica é pouquinho mais frio e em alguns dias as mínimas poderão ficar próximas de 0° ou até mesmo negativas, se tratando da sensação térmica.
Em fevereiro os termômetros até sobem um pouco, mas dificilmente passarão dos 12°. Em março já fica um pouco mais quentinho, e se você pretende viajar para a Toscana no final do inverno encontrará as temperaturas variando entre 6° e 14°.
O que fazer na Toscana no inverno e motivos para você não deixar de viajar nessa época do ano
1 – Passagens aéreas mais baratas
O primeiro motivo para você não deixar de viajar para a Toscana no inverno é a passagem aérea. Afinal, com exceção do período de Natal e Ano Novo, essa é a baixa temporada na região, o que significa que o preço das passagens fica mais convidativo.
Além disso, é comum as companhias aéreas divulgarem várias promoções nesse período. Portanto, em tempos de passagens aéreas caríssimas que nós estamos vivendo, essa é uma vantagem e tanto!
2 – Economizar com hospedagem
Seguindo a mesma linha de raciocínio das passagens aéreas, o inverno na Toscana também é a época dos hotéis oferecerem boas tarifas de hospedagem e muitas promoções para atrair os turistas. Ou seja, é uma oportunidade de você se hospedar em um lugar melhor por um precinho mais camarada.
No Booking você consegue ver vários hotéis estrelados com valores promocionais para o inverno, mas mais pro final desse post nós também daremos algumas sugestões interessantes.
-> Veja mais dicas de como economizar na Europa
3 – Atrações e museus mais vazios
Os museus são grandes dicas do que fazer na Toscana no inverno e um dos pontos positivo de viajar nessa época é encontrá-los mais vazio.
A Toscana por si só já é um destino que recebe muitos turistas o ano inteiro. Porém, durante a alta temporada, tanto os museus como as demais atrações da região ficam superlotados.
Se tratando de atrativos como a Duomo de Florença, Galleria Uffizi e a Galleria dell’Accademia, onde se encontra a estátua de David de Michelangelo, as filas para comprar os ingressos e as salas de exposições ficam impraticáveis, cheias de verdade. Já durante o inverno você poderá fazer essas visitas com um pouco mais de tranquilidade, principalmente se você reservar os ingressos antecipadamente.
Veja os ingressos para esses lugares aqui:
Outros pontos turísticos gratuitos, mas que ficam lotados em outras épocas do ano, também ficam mais vazios durante o inverno na Toscana. Um exemplo claro disso é a Piazzale Michelangelo, muito visitada por ter o pôr do sol mais bonito de Florença.
4 – Fazer os melhores passeios com descontos
Assim como as passagens aéreas e os hotéis, os melhores passeios da Toscana também entram em promoção. Tanto na Get Your Guide como na Civitatis (que oferece parcelamento no cartão de crédito), você encontra passeios com até 50% de desconto, basta pesquisar por “Toscana” no campo de busca.
Mas algumas opções muito interessantes são:
- Passeio a Pienza e Montepulciano com degustação de vinho saindo de Florença
- Tour enoturístico por Chianti saindo de Florença
- Passeio para Pisa com subida à Torre de Pisa saindo de Florença
- Passeio de 1 dia saindo de Florença para Siena, San Gimignano e Pisa, com almoço/vinho opcional
- San Gimignano, Montalcino + degustação de vinhos saindo de Siena
- Tour para Chianti + Castelos + Degustação de vinhos saindo de Siena
5 – Vinícolas praticamente exclusivas para você
Visitar uma vinícola é um passeio imperdível que também merece estar na sua lista de coisas para fazer na Toscana no inverno. E um dos motivos para visitá-las na época mais fria da região é fato de que muito provavelmente você encontrará uma só pra você.
Quer dizer, é claro que as vinícolas mais famosas costumam ficar cheias o ano inteiro. Porém, as menores e mais familiares – que são bem mais interessantes – estarão mais vazias.
No nosso caso, visitamos a vinícola Fontaleoni, uma vinícola familiar em San Gimignano, e fizemos o tour e a degustação sozinhos. Sim, isso mesmo. Só havia a nossa família no local e nós ainda fomos recepcionados diretamente pelos donos. Foi uma experiência daquelas!
6 – Melhor época para beber vinho
Vinho é bom em qualquer época do ano, isso é fato. Mas, vamos combinar? É mais agradável beber uma boa taça de vinho durante o inverno na Toscana do que em pleno verão, quando os termômetros podem bater 30°.
Aliás, há vários relatos da sensação térmica chegar a quase 40° na Toscana no auge da alta temporada, principalmente em Florença. Difícil de tomar um vinho tinto assim, né?
7 – Aluguel de carro mais em conta
A melhor forma de fazer um roteiro pela Toscana passando por várias cidades é de carro, e durante o inverno as tarifas das locadoras ficam mais acessíveis.
Nós alugamos o carro pela Rentcars e pagamos pelo cartão de crédito já em reais, sem a cobrança de IOF. Além disso, em muitas opções é possível parcelar o pagamento no cartão de crédito, o que pode deixar o orçamento da sua viagem um pouco mais folgado.
VEJA TAMBÉM:
– O que fazer em Siena: tudo sobre a cidade
– Monteriggioni: a supreendente antiga fortaleza da Toscana
– Montalcino e Montepulciano: dois ótimos bate e volta saindo de Siena
-O que fazer em Florença: os melhores passeios na cidade
– Pienza, a joia do Val d’Órcia na Toscana
8 – Mercados de Natal da Toscana
Em dezembro até o início de janeiro as cidades da Toscana ficam ainda mais charmosas com a decoração natalina e você encontrará diversos Mercados de Natal espalhados pela região. Ou seja, é uma oportunidade única de conhecer um Mercado de Natal na Europa.
Nós já conhecemos um em Bolzano, no Norte da Itália e, acredite, é igualzinho nos filmes! Haha… Vale muito a pena visitar um se você tiver essa oportunidade.
Em Florença, o mais famoso é o Heidelberg Weihnachtsmarkt. Ele é totalmente inspirados nos mercados natalinos alemães e acontece na Piazza Santa Croce, mas há outros espalhados pela cidade. Siena, Montepulciano, Pisa e Arezzo também abrigam mercados natalinos importantes na região.
9 – Mais imersão na cultural local
Nós costumamos brincar falando que quando visitamos um lugar durante a baixa temporada algo mágico acontece. E a magia está em poder ver de perto como os moradores do local vivem realmente.
Assim como em qualquer outro lugar do mundo, há muita vida durante o inverno na Toscana porque há pessoas morando ali o ano inteiro e a melhor forma de conseguir observar isso é quando a região está mais vazia, com menos turistas pra lá e pra cá. Ou seja, essa é a melhor maneira de você conhecer um lugar de verdade, em toda a sua essência.
Aliás, uma das melhores dicas do que fazer na Toscana no inverno é aproveitar o turismo de experiência e se jogar em passeios diferentes que envolvam totalmente a cultura do lugar.
Que tal fazer uma caçada às famosas trufas italianas com direito a almoço e degustação de vinho? Aliás, o início do inverno é uma boa época para esse passeio.
Quem sabe se arriscar em uma aula de pizza e gelato italiano? Ou se arriscar ainda mais em uma aula de culinária dos pratos mais típicos da região? Mas também pode ser algo mais básico, como aprender a cozinhar alguns tipos de pastas caseiras com um chef experiente.
10 – Possibilidade de esquiar, brincar na neve ou se hospedar em um resort de inverno
Você sabia que dá pra esquiar na Toscana? Pois é! Nem só de vinho e cidades históricas vive a região.
Muitos não sabem, mas uma forma de aproveitar a Toscana no inverno é conhecendo alguns de seus complexos de neve. Ao todo, são quatro áreas de esqui na Toscana: Abetone (na região de Pistoia), Monte Amiata (entre Siena e Grosseto), Lunigiana e Garfagnana, sendo que nessas duas últimas as pistas são para mais experientes.
Aliás, a Toscana possui ótimos resorts de neve, como o Val di Luce Spa Resort e o Abetone e Piramidi Resort.
11 – Banhos e spas termais da Toscana
A Toscana possui o maior número de águas termais da Itália e em algumas delas a temperatura chega aos 54°.
Os banhos termais de algumas cidades são tão tradicionais no país que até mesmo antigos imperadores usavam e abusavam deles. É o caso do Imperador Otaviano, que tinha como favorito os tanques de pedra de San Casciano dei Bagni. Aliás, esse é o terceiro maior complexo de banho termal da Europa. E só pra via de informação, o primeiro lugar fica para as Termas Széchenyi, em Budapeste.
Mas o mais procurado na Toscana é o Terme di Saturnia, que ficou famoso devido a sua beleza natural e se tornou um local super instagramável.
Muitos desses banhos termais são terme libre, ou seja, são nascentes onde o uso comum é permitido de forma livre, sem cobrança de entrada. Sendo assim, você pode aproveitar o inverno na Toscana para conhecer algumas dessas piscinas e de quebra se esquentar um pouquinho.
Se você prefere uma experiência mais exclusiva, o ideal é passar pelo menos um dia em algum spa termal da Toscana. Algumas sugestões:
- Terme di Saturnia Natural Spa & Golf Resort (The Leading Hotels of The World)
- Albergo Posta Marcucci
- Calidario Terme Etrusche
- La Cerreta Terme di Sassetta
- Grotta Giusti Thermal Spa Resort Tuscany (Autograph Collection)
- LHP Hotel Montecatini Palace & Spa
Melhores hospedagens para reservar durante o inverno na Toscana
Já que o inverno é baixa temporada na Toscana, que tal aproveitar a época de promoções nas hospedagens para reservar aquele hotel dos sonhos com desconto?
Em Florença, o Ville Sull’Arno, o Palazzo Montebello e o Villa Neroli são queridinhos na cidade e oferecem ótimas tarifas durante esse período.
Já em Siena, busque pelo Hotel Certosa di Maggiano, Gli Archi di Corsanello e o Podere La Strega, românticos e bem avaliados.
Outras opções que ficam com preços bem mais atrativos durante o inverno são o Castello La Grancia di Spedaletto e o Poggio ai Gelsi, em Pienza, e o Locanda dei Logi, o Villasanpaolo Resort & Spa e o Relais Cappuccina, em San Gimignano. Esses últimos são muito procurados por casais.
O que levar na mala em uma viagem de inverno para a Toscana
Se você não pretende conhecer a parte montanhosa da Toscana, onde tem neve, nem precisa se preocupar com roupas ou calçados impermeáveis. Basta colocar na bagagem blusas e calças térmicas (segunda pele), blusas de lã, cachecol, gorro e claro, aquele casaco bem quentinho. Se tiver um casaco bem quentinho e que ainda seja corta-vento, melhor ainda.
Dicas para organizar a sua viagem para a Toscana no inverno
- Escolha cidades maiores como Florença e Siena para fazer de base durante a sua viagem e a partir delas faça passeios de bate e volta para outros vilarejos. Dessa forma, você não corre o risco de se hospedar em um local onde haja pouca oferta de restaurantes e lojas abertos por causa do inverno.
- Tenha atenção com a estrada e com a possibilidade de neve nas vias caso você visite a região montanhosa da Toscana. Certifique-se de que o carro alugado estará com as correntes de neve na mala. Aliás, elas são obrigatórias na Itália nessa época do ano.
- Confira a previsão do tempo antes de viajar e em caso de chuva, tire o dia para visitar museus e atrações fechadas.
E aí? Será que vale a pena viajar para a Toscana durante o inverno europeu?
Nós visitamos a Toscana no auge do inverno e falamos com propriedade que valeu muito a pena, sim! Então, se você só tem essa época pra viajar e não sabe quando poderá voltar à região novamente, só vai!
Com um pouquinho de atenção no planejamento do seu roteiro e adequando alguns passeios caso necessário, você fará uma viagem inesquecível para Toscana, mesmo na época mais fria do ano.
Por fim, não desista da sua viagem! A Toscana também é encantadora no inverno!
Preciso de seguro viagem para viajar para a Toscana?
Sim, precisa. O seguro viagem internacional com apólice de no mínimo 30 mil euros é exigido para todos os turistas brasileiros que desejam entrar no Espaço Schengen. Ou seja, como a Itália é signatária do Tratado Schengen, para visitar o país você precisa ter em mãos esse seguro, que pode ser pedido na imigração.
Mas além das questões legais, o seguro viagem te dará toda a assistência necessária em caso de emergências médicas e até mesmo cancelamento de voo, extravio de bagagem, entre outros.
Nós sempre fechamos os nossos com a Real Seguros. Além de trabalharem com as melhores seguradoras, eles oferecem desconto para todos os nossos leitores e permitem o pagamento parcelado no cartão de crédito.
-> PEGUE AQUI O SEU DESCONTO NA REAL SEGUROS E PARCELE EM ATÉ 12X NO CARTÃO =)
Chip de internet para viajar à Itália
A melhor coisa em uma viagem pela Toscana, onde provavelmente você fará vários passeios de bate e volta e viagens de carro entre as cidades, é não depender do wifi. Por isso, uma boa sugestão é já sair do Brasil com um chip internacional de internet ilimitado.
A America Chip tem planos de internet ilimitada para a Europa, com conexão 4G, a partir de 40 dólares, onde você pode escolher entre o chip comum ou o e-sim. Além disso, o pagamento pode ser parcelado em até 6x no cartão de crédito.
SIGA AS NOSSAS REDES SOCIAIS E NOS ACOMPANHE EM TEMPO REAL =)
Instagram: @cariocasemfronteiras
Facebook: /cariocasemfronteiras
- Confira a nossa página de descontos ativos e economize agora na sua viagem!
- Reserve a sua hospedagem através do Booking e garanta as melhores tarifas. Fique tranquilo porque reservando através do nosso blog você não pagará nenhuma taxa extra. E além disso ainda nos ajuda a mantê-lo no ar, criando cada vez mais conteúdos gratuitos e de qualidade.
- Reserve seus hostels através do Hostelworld e garanta a sua hospedagem nos melhores hostels do mundo.
- Compre seu seguro viagem com a Real Seguros e tenha os maiores descontos e as melhores formas de pagamento, inclusive parcelando em várias vezes no cartão de crédito
- Reserve os melhores passeios e experiências com a Get Your Guide e com a Civitatis.
- Alugue o seu carro com até 60% de desconto. Parcele no cartão e sem cobrança de IOF pela RentCars. Além disso, todo o valor é gerado em reais.
- Faça o câmbio de moeda estrangeira para a sua viagem com a melhor cotação de forma prática e segura.
- Compre seu chip de viagem internacional da America Chip e tenha internet para usar no exterior.
- Compre seus equipamentos fotográficos e roupas de inverno com descontos e preços imperdíveis na Amazon.
- Adquira seus ingressos antecipados através da Tiqets e evite filas nas atrações mais famosas do mundo.
21 Comments
Estou amando o teu site, não sei como não teve mais comentários, obrigada por tudo
Olá, Ida! Que bom que nosso conteúdo está te ajudando! Ficamos muito felizes!!! ❤️😍
Confesso que nunca tinha pensado em visitar a Toscana no Inverno, mas o seu post me convenceu que vale a pena! É uma beleza diferente, e você tem toda a razão sobre os museus…
Pois é. Os museus ficam muuuuito mais vazios mesmo
Nunca estive na Toscana no inverno, mas acho que é uma região que vale a pena em qualquer época do ano! Já estive lá duas vezes no outono e as duas vezes foram viagens maravilhosas, inclusive porque pegamos tudo menos cheio e mais barato, bem semelhante ao que acontece no inverno.
Ótimo post!
Abraço!
No outono o cenário deve ficar bem lindo, hein… nós fomos só uma vez, mas queremos voltar na primavera também
Eu adoro a Itália, já lá fui umas quatro vezes, mas ainda não estive na Toscana. Preços mais baixos e menos confusão são bons argumentos para visitar a região no Inverno. Fizeram um roteiro de quantos dias?
Fizemos um roteiro de 8 dias, mas ficaríamos mais hehe
Deve ser uma delícia viajar para a Toscana no inverno. Eu quero muito planejar uma viagem para rodar bastante pelas vinícolas pois sou apaixonada por vinho. Bom saber que nessa época é tudo mais vazio. Não curto lugares muito cheios.
Agora nós queremos voltar pra fazer uma viagem totalmente voltada para as vinícolas também rs
Desconheço essa regra que vcs dizem que é obrigatório ter seguro para viajar para a Itália !
Olá, Fabio.
Entre as medidas adotadas pelos países que fazem parte do Tratado de Schengen (a Itália faz parte) se encontra a exigência de um seguro viagem que tenha cobertura médica de 30 mil euros para turistas de algumas partes do mundo, entre eles, os brasileiros. Esse seguro pode ser exigido a qualquer momento, em qualquer imigração, assim como podem ser exigidas outras comprovações que também estão dentro das medidas. É só você dar um Google que encontrará todas essas informações, mas se ainda assim não estiver convencido, basta se informar no site do consulado brasileiro. =)
Realmente visitar a Toscana no inverno representa uma economia significativa, né? E, como mostraram, tem seu charme tb nessa estação. Acho que certos lugares podem ser explorados em qualquer época do ano. O que importa é a experiência no fim das contas.
Sim, os valores são infinitamente mais baixos… incrível a diferença
Com esses oito (ótimos) motivos para conhecer a Toscana no inverno, não há porque desistir. Tanto pelos valores mais baixos, quanto pelos locais mais vazios, eu não deixaria de ir. Sem falar que um vinhozinho no frio vai muito melhor!
Um vinhozinho no frio não tem erro, né? hehe
Você acabou de mostrar diversos motivos para visitar a Toscana no inverno. Todas os pontos positivos com certeza superam qualquer ponto negativo! Amei a Tosacana no verão mas não vejo a hora de visitar no inverno e tomar um vinho comendo uma pizza conversando com o dono do restaurante que estará com certeza mais disponível 🙂
A Toscana é tão incrível que vale a pena ser visitada o ano inteiro, né? Agora nós queremos voltar durante a primavera… dizem que a região fica bem bonita
eu não fui no inverno para a toscana, fui em abril e peguei dias muitos frios e chuvosos, exatamente como nas suas fotos. quero voltar em setembro para aproveitar mais
A Toscana é sensacional em qualquer época do ano. Eu estive lá no finalzinho do inverno e vivenciei muitas das vantagens apontadas por você, como as cidades e passeios menos cheios. Foi ótimo!
Oii
Obrigada por compartilhar sua viagem e percepções.
Estou doida para conhecer a Toscana e só posso ir em fevereiro.
Estou super apreensiva e com medo de ser furada… Seu post ajudou a acalmar.
Ainda não percebi diferença nos preços, pelo menos não nas passagens aéreas…
Espero que dê certo!