Atualizado em 11 de julho de 2019
187 incríveis metros, essa é altura da queda d’água da maior cachoeira de Goiás. Localizada em uma pequena cidade da Chapada dos Veadeiros encontra-se o motivo desse post: a Cachoeira do Label. Apesar de ainda não ser tão conhecida, ela tem motivos de sobra para ser uma das grandes novidades do turismo na região. E não foi à toa que nos encantamos demais com o que vimos. Mesmo após conhecer lugares fantásticos como a Cachoeira do Cordovil e a famosa Cachoeira Santa Bárbara, por exemplo, ficamos completamente impressionados com o que encontramos por lá.
Cachoeira do Label: paraíso ainda pouco conhecido na Chapada dos Veadeiros
Não pensem que falta beleza! Aberta ao público somente em janeiro de 2018, aos poucos a Cachoeira do Label ganha fama no cenário turístico da Chapada dos Veadeiros. Embora para a maioria dos turistas ela ainda seja desconhecida, sortudos são os moradores da região que já frequentam o lugar há algumas décadas. Mas ao mesmo tempo em que somos turistas, também nos consideramos sortudos. Principalmente por tido a oportunidade de conhecê-la e tomar banho em suas águas. E aliás, essas fazem jus à fama de serem uma das mais geladas. Mas nada que um calorzinho pós trilha não resolva!
Como chegar na Cachoeira do Label
São João d’Aliança é o lugar que guarda esse tesouro. Um pouco anônima em comparação com Alto Paraíso de Goiás ou então da Vila de São Jorge, é nessa cidade que se encontra o Portal da Chapada dos Veadeiros. Ou seja, é aqui a porta de entrada para uma das regiões mais lindas do Brasil. O município se encontra a 150 km de Brasília e a 70 km de Alto Paraíso. E além do mais, também é repleto de cachoeiras e lugares pouco explorados. Sem dúvidas voltaremos para a Chapada e conheceremos tudo com mais calma.
Já dentro no município mas ainda na rodovia, próximo a um posto de gasolina, há uma placa indicando a Reserva Bellatrix, local cujo a cachoeira está inserida. A partir daí são alguns poucos metros de boa estrada seguidos de 26 km de estrada de chão batido. Ao longo do caminho há alguns buracos, algumas curvas mais fechadas e algumas porteiras a serem abertas. Mas nada que o nosso Gol 1.6 alugado não desse conta. Com exceção dos últimos metros próximos à sede do complexo da cachoeira, que são bastante esburacados e contam com um pequeno córrego a ser atravessado, o caminho é bem tranquilo. No entanto, em época de chuvas é bom ficar atento pois um carro pequeno pode não atravessar.
Por todo o caminho há placas indicando a cachoeira Tem que abrir e fechar as porteiras para o gado não sair
DICA DE HOSPEDAGEM NA CHAPADA DOS VEADEIROS:
Nós ficamos em Alto Paraíso, no Camping & Cabanas Viveiros e amamos a nossa estadia! Contamos tudo em no relato Onde ficar na Chapada dos Veadeiros. No entanto, Alto Paraíso possui muita opção de hospedagem e você pode conferi-las clicando aqui. Outras opção são se hospedar em Cavalcante ou então em São Jorge.
A trilha até a Cachoeira do Label é cheia de poços pelo caminho. E isso é incrível!
Uma trilha de nível moderado com 1,8 km de extensão de te levará até a queda d’água que também está entre as maiores do país. Ao final dela, algumas partes beirando encostas e muitas pedras, mas nada absurdo de ser feito. Até porque, todo o trajeto mais complicado conta com uma corda para auxílio. Mas o que é mais incrível nisso tudo, além da Cachoeira do Label em si, são os inúmeros poços pelo caminho! No total são 5 piscinas naturais te convidando para um mergulho. Aqui a nossa dica é para você ir direto até a cachoeira e voltar parando nos poços.
Em alguns momentos é necessário utilizar a corda Ponte de madeira no meio da trilha
E a cereja do bolo… a Cachoeira do Label
A Cachoeira do Label dispensa descrições. E ela é superlativa no tamanho e também na beleza. Não somente a sua queda d’água chama atenção, como também todo o conjunto da obra. Um paredão enorme de pedras e um poço de dar inveja se juntam à genialidade da natureza. Em conjunto eles formam um cenário digno de apreciação. As gotículas de água no rosto e o barulho das águas correntes resumem bem toda a potência da cachoeira. É realmente algo de cair o queixo e de se apequenar diante de tanta grandeza.
LEIA TAMBÉM:
-Cachoeira Santa Bárbara e Capivara, uma dobradinha certa na Chapada
-Conheça a Cachoeira do Cordovil e a Fazenda Volta da Serra, uma surpresa em Veadeiros
A fome apertou?
Caso a fome aperte, a Cachoeira do Label conta um almoço caseiro no estilo coma o quanto quiser. O valor é 35 reais e a comida é super bem feita. Durante a nossa visita o menu era frango caipira, arroz, feijão, macarrão e uma saladinha que estava divina. Para acompanhar, um suco de limão bem gelado, daqueles que revigoram, sabe? E sem dúvidas, um cafezinho para quem não abre mão, tipo nós, por exemplo. hehe. Vale ressaltar que é necessário marcar o seu almoço assim que você chegar por lá. E ah, acho que ainda não citamos, mas o valor de entrada no complexo é 20 reais por pessoa.
9 Comments
Queria saber quantos graus tem a água do poço do Label, pois nunca entrei numa água tão gelada na minha vida!
hahahaha é gelada mesmo… mas revigorou, né? Vou procurar saber quantos graus tem e volto pra te falar rs
Oi, Aline! Então, a água do poço da Label bate entre 13 e 17 graus rs
Nossa, que cachoeira maravilhosa. Visual demais! A chapada dos veadeiros é um destino certo para as minhas viagens futuras! 🙂 Parabéns pelo relato!
Pode ir que a paixão é certa rs
Que sensacional! Jamais tinha ouvido falar nesta Cachoeira! Adorei a dica! A Chapada é linda e esta “nova” opção é mais uma linda alternativa na região!
Já queremos voltar pra conhecer tantas outras incríveis!
Quantas coisas lindas tem esse Brasil e que não são exploradas! Sorte a de vocês estar aí antes que seja invadida por muita gente.
Não é, menina? Nosso país é lindo demais!