Atualizado em 3 de janeiro de 2024

Muitos consideram Viena um dos destinos mais bonitos da Europa. O ar imperial dos palácios e edifícios históricos em conjunto com os parques e jardins trazem para essa cidade da Áustria um toque de charme e elegância.

Mas embora tenha a fama de ser classuda e tradicional, a capital mundial da música – marcada por Mozart, Beethoven e tantos outros nomes cheios de prestígio – transcende esses adjetivos quando revela a comida de rua na esquina, as cervejas artesanais nos mercados ao ar livre e os passeios de bicicleta na orla do rio Danúbio. Por isso, se você busca o que fazer em Viena, saiba que ópera e museus são apenas uma parte do que esse lugar tem para oferecer.

Ruas de Viena na Áustria
Ruas de Viena

Não esqueça do seguro viagem para visitar Viena (Áustria)

O seguro viagem internacional é obrigatório para você visitar Viena. Assim como outros países da Europa, a Áustria exige do turista brasileiro um seguro com apólice de no mínimo 30 mil euros. Mas além das questões legais, somente com um bom seguro você terá assistência em casos de emergência médica no exterior sem custos extras. Vários planos ainda oferecem auxílio para voo cancelado, extravio de bagagem, assistência odontológica, jurídica, entre outras.

Nós sempre fechamos os nossos com a Real Seguros e os indicamos porque eles trabalham com ótimas seguradoras, facilitam o pagamento no cartão de crédito e todos os nossos leitores têm descontos no site.

-> PEGUE AQUI O SEU DESCONTO NA REAL SEGUROS E PARCELE EM ATÉ 12X NO CARTÃO =)

O que fazer em Viena: os melhores passeios e atrações da capital da Áustria

Viena é fácil de ser desbravada a pé e por transporte público, o que facilita na hora de explorar os principais passeios locais. Porém, como há muitas atrações pagas, isso pode deixar o seu orçamento mais puxado.

Nós ficamos 3 dias em Viena e aproveitamos bastante. Como não estávamos hospedados no Centro Histórico, usamos o Vienna City Card, um passe de transporte ilimitado que você pode comprar online.

Outro passe que também vale a pena investir se você quer conhecer muitos palácios e museus é o Vienna Pass. Ele dá gratuidade em mais de 70 atrações, boa parte delas indicadas aqui nesse post.

1 – Palácio de Schönbrunn

Se você perguntar o que ver em Viena para qualquer um que tenha visitado a cidade, o Palácio de Schönbrunn será uma das primeiras atrações indicadas. O lugar é tão bonito que foi apelidado de Versalhes de Viena.

Palácio de Schonbrunn em Viena
Palácio de Schonbrunn em Viena

Construído no século XVII, durante muitos anos esse palácio foi a casa da Dinastia Habsburgo e serviu como residência de verão da família imperial vianense. Hoje em dia ele é administrado pelo Estado e é um Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.

Com mais de 1.400 salas, é possível visitar o interior e conhecer o enorme acervo que conta com mobiliários, quadros e inúmeros itens luxuosos do Império Austríaco. No entanto, somente 40 salas estão abertas à visitação e fotografias não são permitidas.

Jardins do Palácio de Schonbrunn
Jardins do Palácio de Schönbrunn

2 – Palácio de Hofburg

Outra dica do que fazer em Viena para quem gosta de História é o Palácio de Hofburg. O conjunto arquitetônico foi a residência da família Habsburgo e foi aqui que viveu o Imperador Franz Joseph (Francisco José).

O ponto alto do passeio é o Museu Sissi, dedicado à Imperatriz Sissi, famosa por confrontar as etiquetas da corte, mas que infelizmente morreu de forma trágica. Também é possível visitar os Apartamentos Reais, a coleção de pratarias e o Tesouro Imperial.

Palácio de Hofburg em Viena
Palácio de Hofburg

3 – Ópera de Viena

A Ópera de Viena é a casa de concertos mais famosa do mundo. Inaugurada em 1869, ela tem arquitetura renascentista e já abrigou espetáculos de artistas históricos da música clássica.

Uma curiosidade sobre a Ópera de Viena é que ela foi bombardeada durante a Segunda Guerra e reconstruída somente após 10 anos.

Ópera de Viena
Ópera de Viena

4 – Parque Prater

Desde 1766, o Parque Prater é o parque de diversões mais antigo do mundo. Entre tantos brinquedos, vários deles já bem atuais, o mais procurado é a Wiener Rienserad, a roda-gigante ainda em funcionamento mais antiga da história, construída em 1897.

Você pode até não gostar desse tipo de passeio, mas a verdade é que vale uma voltinha nessa roda-gigante. A vista lá de cima é incrível!

Parque Prater
Roda-gigante de Viena

5 – Centro Histórico e Stephanplatz

O Centro Histórico é, sem dúvidas, uma ótima sugestão do que fazer em Viena. Caminhar pelas ruas e praças seculares descobrindo a cidade com calma é algo que você vai apreciar.

A Stephanplatz é considerada a principal praça de Viena. É nela que você encontrará a Catedral de St. Stephan, em estilo gótico, com 137 metros de altura e com um telhado com mais de 250 mil azulejos pra ninguém botar defeito. Aliás, essa igreja foi o palco do casamento de Mozart.

Também não deixe de conhecer as ruas Kartner, Kohlmarkt e Graben, cheias de lojas, cafés e restaurantes, e a região da Rathausplatz, onde tem a prefeitura de Viena.

Centro Histórico de Viena
Centro Histórico de Viena

6 – Palácio Belvedere

Visitar o Palácio Belvedere é outro passeio em Viena que vale a pena investir. O palácio barroco é dividido em Belvedere Superior e Inferior, com um belo jardim em estilo francês.

O acervo conta com várias obras de arte, entre elas, O Beijo, de Gustavo Klimt, um dos artistas austríacos mais renomados.

Palácio Belvedere
Palácio Belvedere (Imagem de Leonhard Niederwimmer por Pixabay)

7 – Naschmarkt

O Naschmarket é um dos mercados de rua mais antigos e conhecidos de Viena. Totalmente a céu aberto, ele tem várias barracas vendendo tudo e mais um pouco da culinária local e produtos orgânicos.

No início, havia somente barracas de leite, frutas e legumes. Porém, com o passar dos anos, o mercado se transformou e hoje em dia você pode comprar queijos, frios dos mais diversos tipos, doces, especiarias, além de poder se deliciar com alguns bares e restaurantes no local. Aliás, é bem comum ver as pessoas sentadas nos banquinhos dos pequenos bares tomando cerveja e comendo alguns petiscos.

Aos sábados funciona um mercado de pulgas, onde você pode comprar várias antiguidades, como quadros, relógios, joias e objetos colecionáveis.

Naschmarkt de Viena
Bares no Naschmarkt

8 – Cafés de Viena e Torta Sacher

Os cafés de Viena são históricos, famosos e alguns deles estão na lista dos mais antigos da Europa.

O Café Central, aberto em 1876, é um dos mais emblemáticos de Viena, muito frequentado antigamente por nomes como Freud. Foi lá que nós experimentamos a Torta Sacher, tipicamente local.

A torta de chocolate recheada com geleia de damasco e servida com chantilly é uma iguaria da gastronomia vianense. Embora seja encontrada em praticamente todos os cafés da cidade, ela foi criada no Café Sacher, que fica dentro do hotel de mesmo nome.

utro café que também vale a pena visitar é o Demel. Fundando em 1786, ele fica perto do Palácio Hofburg e dizem que era o preferido da Imperatriz Sissi, da monarquia e da corte em si.

Torta Sacher do Café Central
Torta Sacher do Café Central

9 – Mozarthaus, a Casa de Mozart

Essa é uma atração que divide opiniões quando falamos sobre o que fazer em Viena. A Mozarthaus é uma das 14 casas que Mozart viveu na cidade.

Ele morou nesse lugar entre 1784 e 1787, no entanto, como várias outras pessoas moraram aqui depois dele, não há uma curadoria muita específica sobre o que era cada cômodo. Até há um acervo sobre a vida do compositor, porém, não espere encontrar mobiliários ou vários outros itens pessoais no local.

Vale a pena colocar no roteiro se tiver tempo sobrando na viagem ou se você gosta do artista e de música clássica. Aliás, é possível assistir a um Concerto Clássico na Casa de Mozart.

10 – Galeria Albertina

Para quem gosta de arte, a Galeria Albertina é um programão. Trata-se de um museu de artes com obras de artistas como Picasso, Monet, Miró, Da Vinci e Renoir.

Além disso, o Museu Albertina tem uma das maiores coleções de artes gráficas do mundo, com mais de 65 mil peças em exposição.

11 – Maria-Theresien-Platz

A Maria-Theresien-Platz é uma das praças mais bonitas em Viena e o seu nome é em homenagem à Imperatriz Maria Tereza.

A praça abriga dois museus importantes. De um lado tem o Museu de História Natural, enquanto do outro há o Museu de História da Arte.

Maria Theresien Platz
Maria-Theresien-Platz, com os dois museus de cada lado

12 – Museumsquartier

O Museumsquartier é um “quarteirão de museus”, mas na verdade, há apenas dois: Leopold Museum e o Mumok.

O Leopold Museum tem um acervo voltado para a arte moderna e contemporânea austríaca, enquanto o Mumok é um museu de arte moderna. No entanto, a região é extremamente artística, com espaços culturais, salas de teatro, cafés, lojas e restaurantes.

Museumsquartier em Viena
Museumsquartier

13 – Haus der Musik – Casa da Música

Se você gosta de música, a Haus der Musik é uma dica imperdível do que fazer em Viena. O museu é todo interativo, mostra a evolução musical ao longo dos anos e tem exposições sobre grandes nomes e compositores da música espalhados pelos seus quatro andares.

14 – Volksgarten

Viena tem muitos jardins, mas o mais famoso é o Volksgarten. Aberto em 1820, ele é o jardim público mais antigo da cidade e o seu nome significa Jardim do Povo.

Ele fica ao lado do Palácio Hofburg e tem várias áreas para caminhada. Por lá você também encontrará uma fonte em homenagem à Imperatriz Sissi e o Theseustemple, uma reprodução do templo grego de Teseu, onde costuma ocorrer exposições gratuitas.

Volksgarten
Theseustemple no Volksgarten

Além do Voksgarten, outro jardim que chama a atenção é o Burggarten. Ele é pequeno, mas tem uma boa área com gramado ao ar livre, um borboletário, uma estufa de palmeiras, a icônica estátua de Mozart e uma cafeteria.

15 – Donauinsel

Donauinsel foi um achadinho e tanto no meio de Viena. Essa dica nos foi dada por um morador e nós simplesmente amamos o lugar!

Se trata de uma ilha no meio do Rio Danúbio que não é muito divulgada para turistas, mas é bem acessível por metrô e muito procurada pelos moradores para aproveitar um dia ao ar livre.

Donauinsel em Viena
Donauinsel

A ilha é enorme e tem mais de 21km de extensão. Portanto, para conhecê-la de ponta a ponta o ideal é alugar uma bike. Como estávamos a pé, apenas caminhamos sem pressa por alguns pontos.

Ao longo do passeio, vimos muitas famílias fazendo piqueniques, pessoas praticando atividades físicas ou apenas curtindo o fim de tarde como nós. Foi uma atração perfeita para encerrar os nossos dias em Viena.

16 – Provar o Schnitzer original

O Schnitzel é um dos pratos mais famosos da culinária de Viena, senão o mais famoso deles. É uma carne bem fininha empanada que costuma vir acompanhada de salada de batatas. Lembra o nosso bife à milanesa, mas geralmente ocupa o prato inteiro! Haha

O mais tradicional é feito com carne de vitela, mas também há versões de porco e frango. Aliás, o de vitela é bem mais caro que os outros, mas vale cada euro investido.

Se quiser economizar ao experimentar essa iguaria, busque restaurantes que fiquem distantes do centro turístico.

schnitzel vianense
Schnitzel vianense

17 – Sigmundo Freud Museum

O Museu de Freud é um passeio em Viena mais procurado para quem gosta de psicanálise, mas com tempo livre no roteiro, pode ser que valha a pena você incluir.

Foi aqui que ele começou a escrever sobre o tema, além de ser o local onde ele atendia alguns pacientes. Porém, como Freud e a família eram judeus, precisaram fugir para Inglaterra durante o nazismo e levaram os móveis e objetos pessoais.

A casa sofreu avarias durante a guerra e somente na década de 70 a filha de Freud doou alguns móveis para o museu. Hoje em dia o local abriga a maior biblioteca sobre psicanálise da Europa.

18 – Bate e volta em Bratislava

Para fechar as dicas do que fazer em Viena temos uma sugestão que fica nos arredores da cidade, a cerca de 1 hora de distância.

Fazer um bate e volta em Bratislava (a capital da Eslováquia), é um passeio que vale a pena para quem fica mais tempo na cidade. Nós optamos por pernoitar em Bratislava e de lá seguimos viagem para Budapeste, mas se você não tem tempo pra isso, super rola de conhecer em 1 dia.

Bratislava é charmosa, tem o centro histórico preservado, com ruas medievais e um castelo para chamar de seu. As duas melhores formas de visitá-la são contratando uma excursão ou indo de ônibus Flixbus (essa foi a nossa opção). A passagem é barata e custa em torno de 12€ ida e volta.

Castelo de Bratislava
Castelo de Bratislava

Dica extra do que fazer em Viena: Free Tour

Uma das formas mais legais e econômicas de conhecer uma cidade é fazendo um free walking tour.

O free tour em Viena é gratuito e você só paga a gorjeta no final do passeio. Você passará por pontos como o Centro Histórico, a Ópera de Viena, o Palácio Hofburg, o bairro judaico, entre outros, aprendendo um pouco mais sobre a história local.

Onde se hospedar em Viena

A Innere Stadt é a melhor área para se hospedar em Viena. Essa é a região do Centro Histórico, onde tem a Ringstrasse, uma das avenidas principais da cidade. No entanto, os preços aqui são bem mais altos.

-> Confira todos os hotéis na região de Innere Stadt.

Nós ficamos no Hostel Ruthensteiner, um hostel que além dos quartos compartilhados também tem quartos privativos e estúdios completos. Ficamos um estúdio amplo, bem equipado, confortável e tinha até varanda.

O hostel fica a 20 minutos de metrô do centro, em um bairro multicultural, com muitos bares, restaurantes e praticamente ao lado da Westbahnhof, de onde partem trens para Salzburg, Innsbruck, Munique e Zurique. Leia mais sobre a nossa experiência no Ruthensteiner aqui.

Estúdio do Hostel Ruthensteiner
Estúdio do Hostel Ruthensteiner

De Viena pra onde?

Além de Bratislava, que já falamos nesse post, você pode seguir viagem para outros lugares como Budapeste e Praga.

-> Confira tudo o que fazer em Budapeste, na Hungria

-> Veja o que fazer em Praga, na República Tcheca

Outra opção é continuar o seu roteiro pela Áustria e conhecer destinos como Salzburg, a cidade onde Mozart nasceu e com cenários belíssimos que ficaram ainda mais populares depois após o musical A Noviça Rebelde.

Ou então, você pode seguir Hallstatt, o pitoresco vilarejo com mais de 700 anos encravado nos Alpes Austríacos.

Hallstatt
Hallstatt (Imagem de Julius Silver por Pixabay)

Chip de internet para usar em Viena, Áustria

Se você não quer se preocupar com internet durante a sua viagem para Viena, a melhor opção é já sair do Brasil com um chip de internet internacional. Nós usamos os chips da America Chip e eles têm plano 4G ilimitado para Europa a partir de 40 dólares, com opção de chip físico ou e-sim, além do parcelamento em até 6x no cartão de crédito.

SIGA AS NOSSAS REDES SOCIAIS E NOS ACOMPANHE EM TEMPO REAL =)
Instagram: @cariocasemfronteiras
Facebook: /cariocasemfronteiras

Author

Carioca de nascimento. Educadora Física de profissão. Viajante de coração. Apaixonada pelas coisas simples da vida e intrigada pelas complexas. Costuma dizer que adora um sol, mas não dispensa os dias nublados.

Write A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Carioca Sem Fronteiras