Atualizado em 11 de abril de 2020

Foi durante a minha incessante busca por algo mais autêntico, mais tranquilo e além das multidões que decidimos colocar o Castelo de Vyšehrad no nosso roteiro em Praga. Queríamos fugir um pouco dos turistas que enchem as ruas medievais da cidade e que sobem as colinas do Castelo de Praga quase que sem perceber o que está ao redor. Tá, eu sei que também fazemos parte desse grupo, mas tem dias em que a gente simplesmente não está afim. Por isso, nos pareceu uma boa opção conhecer um antigo castelo e fortaleza que, segundo rezam as lendas, teve um papel super importante na fundação da capital da República Tcheca. Melhor dizendo… foi uma excelente opção!

Castelo de Vyšehrad
O complexo do Castelo de Vyšehrad é lindo e com uma enorme área verde

O Castelo de Vyšehrad

Para saber sobre o Castelo de Vyšehrad precisamos voltar no tempo, mais ou menos para o Século X. Foi nessa época que o Castelo no Alto – significado do seu nome – foi fundado. Embora seja menos famoso, ele é mais antigo que o Castelo de Praga e já teve seus momentos de glória.

Reza a lenda que foi nesse local que Praga foi fundada. Segundo a mitologia, um rei chamado Krok recebeu um aviso dos deuses para construir o seu castelo às margens do Rio Vltava. Ele encontrou as colinas onde hoje existem as ruínas de Vyšehrad e assim o fez. Quando Krok morreu, deixou sua filha Libuše como sua sucessora. Como naquela época mulher não podia governar sozinha, ela precisou arranjar um marido. Um cara chamado Přemysl entrou nessa história e o casamento entre os dois deu origem a famosa Dinastia Přemyslid. Bom, vocês vão ouvir falar muito dela durante os seus dias na cidade.

Castelo de Vyšehrad
No alto da colina e vista para o Rio Vltava

LEIA MAIS E ORGANIZE A SUA VIAGEM EM PRAGA

-Veja mais dicas do que fazer em Praga
-Confira onde comer em Praga e fique com água na boca com a culinária local
-Conheça o Parque Petrin e se encante com uma das melhores vistas da cidade

Castelo de Vysehrad ao longo da história

Agora vamos voltar para os fatos históricos concretos rs. Durante o reinado de Vratislav, a sede do poder político da cidade foi transferida do Castelo de Praga para o Castelo de Vyšehrad. Aliás, tudo isso só porque ele não se dava muito bem com o seu irmão. Muito tempo depois, quando Carlos IV começou o seu reinado, foram feitas reformas no local e outras construções foram adicionadas, como um palácio e uma igreja.

Entrada para a antiga fortaleza de Vysehrad
Entrada para a antiga fortaleza de Vysehrad

No ano de 1140 a sede do poder foi novamente transferida para a sua origem inicial e aos poucos o castelo foi abandonado, tendo o seu auge de abandono quando Carlos IV começou a ampliação do Castelo de Praga. O Castelo de Vyšehrad foi saqueado e destruído pelas guerras do Século VX. E mais uma vez ele foi reformado, só que agora pela dinastia Habsburg, que o transformou em centro de treinamento do exército da Áustria. Além disso, foi nessa época que eles tomaram boa parte das terras da República Tcheca. É nesse ponto da história que o castelo foi de fato incorporado à cidade Praga.

O que visitar dentro do complexo do Castelo de Vyšehrad

 

Muralhas do Castelo

Como qualquer castelo que se preze, elas se fazem presente! Eu sou suspeita pra falar, pois se tem uma coisa que eu acho sensacional nesses lugares são as suas muralhas. Inclusive, as muralhas do Castelo de Vyšehrad são lindas e com detalhes bem interessantes.

Rotunda de São Martinho

A Rotunda de São Martinho é a construção mais antiga existente no local (e a rotunda mais antiga de Praga também). Datada do Século XI, é incrível como ela resistiu aos períodos de guerra!

Castelo de Vysehrad
Rotunda de São Martinho

Basílica de São Pedro e São Paulo

A Basílica de São Pedro e São Paulo é um dos pontos mais visitados do castelo. Ela também é do século XI, mas já sofreu várias alterações ao longo dos anos.

Basílica de São Pedro e São Paulo

Parque Vyšehrad

Nem preciso falar que o Parque Vyšehrad é uma delícia, né? Ele fica bem perto da basílica e possui uma área verde enorme. Estátuas mitológicas dão vida ao lugar e há vários banquinhos para quem precisa recuperar as energias.

Parque Vyšehrad
Olha aí as esculturas…

Cemitério de Vyšehrad

O cemitério mais importante da cidade fica dentro do Castelo de Vyšehrad. Vários tchecos famosos estão enterrados no local. Bom, esse nós só vimos por fora mesmo. Não quisemos entrar porque, enfim, não é a nossa vibe. rs.

Cemitério de Vyšehrad
Perdoem a foto, mas como não entramos no cemitério de Vyšehrad, só fizemos foto externa

Não perca: a vista para o Rio Vltava

Infelizmente nós não tivemos dias de sol em Praga. Mas ainda assim, a vista do Castelo de Vyšehrad para o Rio Vltava é tão linda que nem o tempo nublado desanimou. Aliás, também vale caminhar sem muita pretensão pelo complexo, admirando os detalhes do lugar e curtindo o visual da cidade.

Castelo de Vysehrad
Vista linda para a cidade e para o rio Vltava

Como chegar

Para chegar até o castelo você pode pegar o metrô linha C e descer na estação Vyšehrad. Os trams 3, 7, 16, 17 e 21 também te levam até o local. Vale lembrar que Vyšehrad é um bairro, e como a maior parte das construções são residenciais, a oferta de hotéis e restaurantes na região é um pouco menor. No entanto, há algumas ótimas opções disponíveis no Booking. Para ver tudo sobre os bairros e hospedagens na cidade, confira nosso post com dicas de onde ficar em Praga.

Castelo de Vyšehrad
Só faltou o sol mesmo, mas o lugar é bonito até nublado!

ATENÇÃO: O SEGURO VIAGEM É OBRIGATÓRIO PARA QUEM VISITA PRAGA!
Como a República Tcheca é signatária do Tratado de Schengen, é obrigatório que os turistas tenham um seguro viagem com apólice no mínimo 30 mil euros durante uma viagem pelo país. Explicamos mais sobre isso e sobre como comprar um seguro barato no post Seguro Viagem Europa. Mas de qualquer forma, além da questão legal, o ideal é que você jamais viaje sem um seguro, principalmente porque os custos com saúde no exterior são altíssimos. É claro que a gente não viaja esperando o pior, mas imprevistos podem acontecer. Sempre fechamos os nossos através da Real Seguros e nunca tivemos problemas. Todos os nossos leitores têm desconto em qualquer seguro oferecidos por eles! =)

-> PEGUE AQUI O SEU DESCONTO NA REAL SEGUROS E PARCELE EM ATÉ 12X NO CARTÃO =)

Author

Carioca de nascimento. Educadora Física de profissão. Viajante de coração. Apaixonada pelas coisas simples da vida e intrigada pelas complexas. Costuma dizer que adora um sol, mas não dispensa os dias nublados.

2 Comments

  1. Oi! Muito legal o seu post..
    Você acha que consigo conhecer bem a regiao de Vysehrad numa manhã??
    Não consegui encontrar informação sobre ingresso, é um passeio gratuito??

    Muito obrigada pelas informações!

Write A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Carioca Sem Fronteiras