Atualizado em 11 de julho de 2019
Nem só de Charles Bridge, Catedral de São Vito, Relógio Astronômico e Castelo de Praga vivem a capital da República Tcheca. Tudo bem que alguns passeios em Praga não são tão famosos quantos eles, no entanto, são tão interessantes quanto. E justamente por isso vamos dar dicas de alguns atrativos diferentes para você colocar na seu roteiro.
Passeios em Praga: dicas diferentes na cidade
1 – Parque Petrín e Petrín Tower
Por incrível que pareça o lugar mais indicado para ver o pôr do sol em Praga ainda não está na maioria dos roteiros de quem visita a cidade. Infelizmente, o aclamado sunset ficou para depois, já que o ator principal da cena quase não raiou em nossos dias por lá. Mas visitamos o Parque Petrín, subimos a Petrin Tower e estamos aqui para garantir que a visita vale a pena!
A área do parque é enorme! É uma delícia caminhar e se perder pelos seus jardins. E nem preciso dizer que a vista da torre é bem legal. Dá pra ver a cidade toda!
2 – Castelo Vysehrad
Tá aí um local que não pode passar batido quando você estiver pesquisando seus passeios em Praga. O lugar que também dá nome a um dos bairros da cidade já foi o segundo castelo de Praga. Hoje restam apenas ruínas e muralhas da fortaleza. Aliás, é um lugar com uma história tão interessante que precisa ser contada desde quando Praga é Praga. E nós contamos tudo sobre o Castelo de Vysehrad aqui no blog.
Três coisas realmente me encantaram nesse passeio: a quantidade de verde que tem por lá, a linda vista para o Rio Vltava, que mesmo com o dia nublado não perdeu seu encanto, e a tranquilidade longe das multidões. Sim, Praga é incrivelmente lotada o ano inteiro e em alguns momentos isso chega a incomodar. Encontrar um lugar de paz e autêntico é algo bastante relaxante. Mas isso também é assunto para um outro post. rs
3 – Strelecky Ostrov Park
Enquanto eu montava o nosso roteiro em Praga me deparei com a foto de um lugar que eu não achava em nenhum relato. Como uma boa sagitariana, só me permiti cruzar os braços novamente quando descobrisse onde a foto tinha sido tirada. E depois de algumas horas de pesquisa eu achei esse lugarzinho aí de nome estranho: Strelecky Ostrov.
O parque fica em uma das muitas ilhas que têm no meio do Rio Vltava e é um outro reduto de paz entre tantas atrações turísticas. A área é bem grande e com muita natureza. Há muitos bancos, área infantil e aquela vista que faz Praga tirar onda com a cara de outras cidades. Para chegar até lá somente de pedalinho a partir da Ilha de Kampa (Kampa Island) ou então a partir de um acesso na Legions Bridge.
HOSPEDAGEM EM PRAGA: DICAS RÁPIDAS PARA TE AJUDAR
Ficamos no Cosmopole Hostel, um hostel a cerca de 15 minutos de caminhada da Praça da Cidade Velha (Old Town Hall). O hostel era simples, mas confortável e de acordo com o preço cobrado. O café da manhã também estava incluído na tarifa do quarto. No entanto, Praga tem uma rede hoteleira enorme, com hotéis de vários níveis e preços. Além disso, muitos possuem cancelamento gratuito e você só paga quando chega no estabelecimento. Dêem uma olhadinha no Booking, há várias opções legais por lá! Para ver um post completo com dicas de bairros e hotéis na cidade, confira nosso artigo sobre onde ficar em Praga.
4 – Muro de John Lennon
Apesar do nome, a única coisa que liga o muro à John Lennon é realmente a homenagem. Após o assassinato do cantor em 1980, surgiu o primeiro grafite com a imagem dele no muro. Foi uma forma dos fãs prestarem uma homenagem, mas também serviu como protesto.
O regime comunista ainda dominava a antiga Tchecoslováquia e uma homenagem a um cara adepto do movimento hippie não passaria despercebida. A polícia tratou logo de apagar as pinturas, mas as pessoas sempre retornavam para pintar novamente. Não demorou muito para o muro virar um local de demonstração pública de oposição ao governo.
Além de atração turística, hoje em dia o muro é um símbolo de liberdade e é uma das atrações culturais mais interessantes da cidade. E o engraçado é que ele sempre estará diferente a cada nova visita. Há sempre novos grafites, novas pinturas e novos recados. É claro, hoje em dia ele já é mais famoso que as outras opções acima. Mas ainda assim eu não poderia deixar de citá-lo nesse texto. Leia outras dicas do que fazer em Praga e planeje um super roteiro na cidade!
7 Comments
Uma das cidades que está há tempos na minha wishlist (e precisando urgente ser colocada em prática). Amei o muro do John Lennon (amo arte de rua). E Parque Petrín pareceu bem bonito mesmo!
Adoro essas dicas fora do básico! E o muro do John Lennon acho que é a minha escolha na lista 🙂 Sou louca por essas intervenções 🙂
Dos lugares que menciona só não conheço o Castelo Vysehrad. O meu bairro preferido é o de Malá Strana, com os seus edifícios temáticos (a mais conhecida é a casa dos 3 violinos, não acha?). Saudades de Praga
Acho legal essas dicas de passeios alternativos. Claro que os clássicos tem que fazer, mas é bom fugir do tradicional também. Adorei o post, já guardei aqui para qdo eu for fazer meu roteiro. Beijosss
Estou ansioso por visitar Praga e reparei neste artigo que sugeres roteiros alternativos aos tradicionais. Vou guardar este artigo porque posso querer fazer uma visita diferente do que vem nos guias de viagem.
Adorei essas dicas! Dá pra fazer essas 4 coisas em 2 dias, combinando com o basicão de Praga!?
Acho que fica um pouquinho puxado…