Atualizado em 18 de setembro de 2020
Quem acompanha o blog já sabe que temos um post com dicas para não cair em furada na capital uruguaia . A partir disso, muita gente entendeu que não havia nada de bom para fazer por lá. Mas, calma, gente! Não é assim! rs. Apesar de Montevideo não ter nos arrebatado o coração inicialmente, nós vimos coisas bem legais. E, exatamente por isso, vamos compartilhar com vocês o que fazer em Montevideo. Nesse post vocês também poderão conferir como chegar e onde ficar na cidade.
Antes de ver o que fazer em Montevideo, vamos descobrir como chegar lá
Montevideo fica bem pertinho do Brasil e a oferta de voos pra lá é bem grande. Tanto a Gol, como a Latam e a Azul ofertam o voo por preços que costumam ser bem atrativos. Essa curta distância acaba sendo um convite para muitos brasileiros visitarem a capital do Uruguai, já que em menos de 3 horas de voo é possível chegar no Aeroporto Internacional de Carrasco, o aeroporto da cidade. É claro, aqui estamos considerando os voos sem escala partindo das principais capitais brasileira, como Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre, por exemplo.
É possível fazer a viagem de ônibus, saindo de algumas cidades do Brasil. De São Paulo até Montevideo são cerca de 30 horas de viagem. Já partindo de Porto Alegre, por exemplo, a viagem dura em torno de 12 horas. As empresas que fazem essa rota são a TTL e a EGA. Há também a possibilidade de ir de carro, em uma viagem que atravessa a fronteira percorrendo o Sul do Brasil.
Quem está em Buenos Aires também consegue chegar fácil em Montevideo através do barco. É possível fazer o percurso completo até a capital uruguaia ou então, fazer um pit stop em Colonia del Sacramento e de lá seguir de ônibus. As empresas de ferry boat que operam esses trechos são Buquebus, Seacat e Colonia Express.
O que fazer em Montevideo: passeios imperdíveis na cidade
1 – Comer uma boa parrilla Uruguaia
Dizem que peixe morre pela boca e embora não sejamos dessa espécie, nós não ficamos para trás! Começamos nossa lista do que fazer em Montevideo logo pelo item que mais mexe com nossos corações: a comida.
A gastronomia é algo bem forte no Uruguai. Por isso, existem inúmeros restaurantes maravilhosos para você escolher com folga. Dentre os itens mais famosos da culinária uruguaia se destacam as famosas parrillas, por exemplo. Acredito que ir em Montevideo e não comer uma bela carne é como ir ao Rio de Janeiro e não pisar na praia! haha. Claro, a não ser que você seja vegetariano ou então não goste de carne vermelha. Aqui você pode conferir outras comidas e bebidas típicas do Uruguai para inserir no seu roteiro gastronômico pela capital.
2 – Conhecer o Mercado del Puerto de Montevideo
Embora algumas pessoas digam que esse passeio não vale a pena, eu discordo. Eu adoro conhecer mercados municipais, andar pelos corredores e escolher algum restaurante para almoçar. Sei lá, acho que os mercados têm muito da cultura local. Tá, eu sei que isso pode até soar meio turistão, mas quem não é assim de vez em quando? rs. Além do mais, existem muitos mercados pelo mundo que saem completamente da linha tradicional e por isso mesmo são tão interessantes. Apesar desse não ser o caso do Mercado del Puerto, ainda assim eu acho que essa é uma das melhores dicas do que fazer em Montevideo.
O mercado é cheio de restaurantes e lojinhas que vendem desde souvernis até produtos locais. Claro, como em qualquer lugar turístico, os preços são um pouco mais elevados. Mas ainda assim, é um local que merece a sua visita.
Na maioria dos restaurantes você tem a opção de pedir uma mesa no salão ou então comer no balcão. Eu achei o balcão bem quente, pois costuma ficar de frente para as churrasqueiras. Então, siga a minha dica de procurar um lugar no salão e de preferência no ar condicionado, ainda mais se você estiver na cidade durante o verão. Nós aproveitamos e almoçamos por lá, no restaurante El Palenque. Pedimos picanha e entrecôte, e ambos estavam maravilhosos! Super recomendo, apesar do precinho não tão camarada.
3- Caminhar pela Rambla de Montevidéu
Uma das coisas que mais curtimos em Montevideo foi a rambla da cidade. A avenida à beira-rio possui mais de 20 km e um calçadão ótimo para fazer caminhadas ou para alugar uma bike.
Dizem que o pôr do sol na rambla do rio da Prata também é lindo, mas infelizmente nós não assistimos. Apenas andamos um pouco do famoso letreiro escrito “Montevideo” até um pequeno Parador, onde aproveitamos para sentar e nos refrescar do calor que estava fazendo em fevereiro. Com certeza rolou aquela cervejinha gelada para matar a sede! Essa é uma dica do que fazer em Montevideo se você gosta de curtir o dia ao ar livre.
VEJA TAMBÉM: Pôr do sol na Casapueblo, em Punta del Este: Vale a pena assistir?
4 – Praça Independência
Essa é a praça mais importante de Montevideo e fica bem no limite entre a “ciudad vieja”(cidade velha) e o centro da cidade. É na Praça Independência que se encontra o monumento e o mausoléu do General José Artigas, o herói nacional conhecido pelos uruguaios como o Pai da Pátria. Embora o mausoléu não seja muito grande, acho que vale a pena a visita. Existem vários quadros e painéis contando um pouco da história uruguaia e para finalizar, visitação ainda é gratuita.
No entorno da praça existem diversos edifícios antigos e importantes, como o Palácio Salvo, que um dia já foi o prédio mais alto da América do Sul. Já li na internet que é possível visitá-lo por dentro, mas nós optamos por não fazer esse tour.
5 – Ciudad Vieja
A Ciudad Vieja (Cidade Velha) é o bairro mais antigo de Montevideo e sua porta de entrada é a Puerta de La Ciudadela. Ela foi a única coisa que sobrou das antigas fortificações que cercavam a antiga cidade. Apesar das nossas fotos estarem bem vazias, não pensem que esse é o normal do lugar. Dizem que sempre há muitos turistas e locais indo e vindo e costuma ser bem difícil fazer uma selfie por lá. Nós demos sorte pois como era Carnaval, a cidade estava bem deserta.
Também é na Cidade Velha que se encontram algumas outras construções bem antigas, como a Catedral Metropolitana, por exemplo. Infelizmente ela estava fechada e por isso não foi possível conhecê-la por dentro. Outro ponto bem famoso da região é a Calle Sarandi, uma rua de pedestres repleta de lojas e comércio no geral.
6 – Teatro Solis, o mais famoso de Montevideo
Inaugurado em 1856, o Teatro Solis é o teatro mais importante da cidade e também é um dos pontos mais visitados de Montevideo. O local é realmente bem bonito e com uma arquitetura que impressiona. Também é possível fazer uma visita guiada por dentro e dizem que é bem legal. Infelizmente ficava completamente fora do nosso roteiro esperar pelo horário da visita, então, nos limitamos a conhecer o seu saguão de entrada. Caso você também não tenha tempo, visitar somente essa parte já vale a pena. É lindo! Por isso, se você está procurando o que fazer em Montevideo, não deixe de incluir esse passeio no seu roteiro. No entanto, se você tem bastante tempo disponível, por que não se programa para assistir um espetáculo por lá? Para maiores informações sobre valores e horários confira aqui no site oficial.
7 – Estádio Centenário
Os amantes de futebol podem fazer um tour no Estadio Centario em Montevideo e conhecer o Museu do Futebol e a casa da Seleção Uruguaia. A entrada custa em torno de 100 pesos uruguaios, mas para assistir aos jogos os valores são outros e variados. Para maiores informações, deem uma olhadinha no site oficial.
8 – Jardim Botânico de Montevideo
Para quem gosta de parques e jardins, conhecer o Jardim Botânico da cidade é uma boa dica do que fazer em Montevideo. Apesar de pequeno, o local é muito bonito e bem cuidado. O único ponto negativo é o que ele fica um pouquinho distante do centro. no bairro do Prado
9 – Parque Rodó
Infelizmente, quando estivemos no Parque Rodó tivemos uma má impressão do lugar. Ele estava completamente deserto e um tanto quanto mal cuidado. Não demos sorte, talvez por conta da época em que a nossa visita ocorreu. Entretanto, o parque é super recomendado como um dos passeios imperdíveis em Montevideo.E pelo o que pude perceber em pesquisas recentes, ele está completamente diferente do que vimos. O local se encontra bonito, bem cuidado e cheio de verde. Enfim, vale a pena encaixar no seu roteiro.
10 – Torre das Comunicações
Também conhecida como Torre Antel, a Torre das Comunicações é um excelente mirante para ver a cidade do alto. O engraçado é que, à primeira vista (e à segunda também haha) o edifício lembra muito o Hotel Burj Al Arab, em Dubai. Isso porque o arquiteto responsável por ambas as construções é o mesmo. A torre fica localizada na Zona Portuária de Montevideo, tem entrada gratuita e proporciona uma vista bem legal da capital uruguaia. Para maiores informações, consulte o site oficial.
11 – Bodega Bouza
Uma das dicas imperdíveis do que fazer em Montevideo é visitar alguma vinícola da região. Os vinhos uruguaios são famosos e premiados, então, se você gosta desse tipo de turismo, não pode deixar de fazê-lo. Uma das vinícolas mais indicadas é a Bodega Bouza, localizada a 20 minutos do centro da cidade. Ou seja, bem pertinho. =)
12 – Bate e volta para Punta del Este e Colonia del Sacramento
Quem tem uns dias a mais em Montevideo pode aproveitar para fazer um bate e volta até Punta del Este e Colonia del Sacramento. Apesar de acharmos que ambas as cidades merecem pelo menos um pernoite, muita gente faz o passeio de um dia para conhecê-las e gosta bastante. Veja mais em Verão em Punta del Este: dicas do que fazer e onde comer barato na cidade, José Ignacio, o vizinho mais famoso de Punta del Este e Os encantos de Colonia del Sacramento.
Onde ficar em Montevideo
Os bairro preferidos dos turistas são Pocitos e Punta Carretas, principalmente por conta da localização – estão perto da praia e de vários restaurantes legais. Nós ficamos hospedados em Punta Carretas, quase na divisa com Pocitos, no Hotel Vivaldi. Adoramos a localização e o hotel (tinha até piscina pra fugir do calor). Por outro lado, na Ciudad Vieja é onde se encontram as opções mais baratas e muitos hostels descolados e, além disso, você estará mais próximo do centro e das atrações culturais da cidade.
E vale a pena alugar carro na cidade?
Caso você fique apenas na cidade em si, não vejo tanta necessidade para alugar um carro. Entretanto, se você pretende conhecer outras cidades e fazer bate e voltas, é uma opção muito mais prática e interessante. As estradas são bem boas e bastante sinalizadas. Há pedágios em algumas vias expressas, mas nada absurdo. Nós alugamos carro por lá, através da RentCars, e não tivemos problema algum. Foi a melhor coisa que fizemos porque nos deu liberdade para conhecer tudo com calma, sem precisar de ônibus ou excursões para ir até Punta del Este, por exemplo. Nós sempre reservamos com a RentCars porque há a possibilidade de pagarmos parcelado no cartão de crédito, com o valor total já em reais e sem IOF.
8 Comments
Legal que vocês fizeram um post de contra-ponto, depois daquela polêmica, rs. E olha aí! Tem bastante coisa pra ver em Montevidéu, sem cair em furada!
Que legal Dhebora!
Me lembro bem da polêmica do outro post – que aliás, eu adorei!
E esse tá perfeito e cheio de opções bacanas que nos fazem babar por Montevidéu!
Obs.: esse Palácio Salvo é lindo demais, não?
Beijos!
Adorei!!!
Adorei esse post, achei as fotos super lindas, minha mãe foi para Montevideo e não gostou, disse que era feio e tal… não achei isso por esse post, nao!
Ficou excelente o post e essa dupla visão sobre a cidade é sensacional para que os viajantes possam aproveitar o melhor que é oferecido sem suas roubadas! Parabéns!
PS: essa parrila deu água na boca!
Eu sou completamente apaixonada por Montevidéu! Tudo que você falou aqui assino embaixo, a visita ao teatro é maravilhosa. Tivemos a oportunidade também de assistir a um concerto por lá e foi incrível! O El Palenque é indicadíssimo mesmo, mlehor carne que comemos no Uruguai inteiro! Aiii, já pode voltar pra lá??
Nem me lembre dessa carne maravilhosa! rs
Olha você acredita que meu namorado falou muito mal de Montevidéu.. não gostou haha… Mas vendo seu post achei super bacana e interessante. Gostei dos lugares as dicas, me passou outra visão. Parabéns pelo post bjss
Nós também tivemos alguns poréns em Montevidéu, mas acho que foi mais pela data em que estivemos por lá