Atualizado em 15 de janeiro de 2024

Há quem diga que a capital da Bélgica é sem graça e com poucos atrativos. Tem também aqueles que a resumem a alguns pratos típicos ou às garrafas de cerveja. De fato, ela está longe de ser a escolha principal em um roteiro pela Europa, mas basta um olhar mais atento para descobrir que há muito o que fazer em Bruxelas.

Muita gente não dá bola para a cidade e acaba ficando pouquíssimo tempo ou a usando apenas como ponto de partida para fazer bate e volta pelo país. Mas Bruxelas tem mais a oferecer além das boas cervejas e chocolates. Ela tem um centro histórico charmoso, é viva, multicultural e miscigenada – uma pequena herança por abrigar uma das sedes do Parlamento Europeu e da OTAN.

Pelas ruas, o neerlandês e francês se misturam, com destaque um pouco maior para o último, também considerado oficial. Mas idiomas à parte, a pluralidade desse destino belga é capaz de encantar àqueles que estiverem dispostos a observar com mais calma.

Você pode ler o artigo inteiro ou ir direto ao ponto clicando nos tópicos abaixo:

Grote Markt em Bruxelas
A principal praça de Bruxelas

Não esqueça o seguro viagem para conhecer Bruxelas (e a Bélgica)

O seguro viagem é obrigatório para os turistas brasileiros que querem conhecer Bruxelas. Assim como acontece em outros países da Europa, a Bélgica exige um seguro com apólice no mínimo 30 mil euros. Mas além das obrigatoriedades legais, somente com um bom seguro você terá assistência médica em casos emergenciais e muitos planos ainda oferecem cobertura em caso de voo cancelado, bagagem extraviada e até mesmo assistência jurídica no exterior.

Nós sempre fechamos os nossos com a Real Seguros e os indicamos porque eles trabalham com as melhores seguradoras e facilitam o pagamento no cartão de crédito. Além disso, os nossos leitores têm desconto em todo o site.

-> PEGUE AQUI O SEU DESCONTO NA REAL SEGUROS E PARCELE EM ATÉ 12X NO CARTÃO =)

O que fazer em Bruxelas, na Bélgica

1 – Grand-Place (ou Grote Markt)

A Grand-Place é a principal praça de Bruxelas, além de ser uma das mais bonitas da Europa. Cheia de edifícios em estilo neogótico, ela é considerada o coração da cidade e abriga muitos prédios históricos.

Aqui você verá o Hôtel de Ville (prefeitura), o Le Pigeon, onde Victor Hugo morou durante o seu exílio da França, a Maison du Roi (Casa do Rei) e a Maison des Ducs de Brabant, onde a nobreza morava. Também é dentro da Maison du Roi que funciona o Museu da Cidade, com um acervo que conta a história de Bruxelas ao longo dos anos. 

A cada dois anos a Grand-Place abriga o Flower Carpet. Durante esse evento, que costuma ocorrer no mês de agosto, um enorme tapete de flores é montado na praça, deixando o lugar ainda mais especial.

Uma forma bem legal de descobrir mais sobre essa região é fazendo um free walking tour por Bruxelas.

Grote Markt em Bruxelas
A principal praça de Bruxelas está sempre muito movimentada

2 – Manneken Pis

O Manneken Pis é outro ponto turístico famoso de Bruxelas. Aliás, essa estátua de bronze pequena com cerca de 55cm reproduzindo um menino fazendo xixi é popular na Bélgica inteira!

Apesar de ser uma das dicas do que fazer em Bruxelas, é uma atração controversa. Muitos acham que não tem nada demais ou esperam algo maior, no entanto, não podemos deixar de listá-la aqui. Ela fica bem pertinho da Grand-Place e não é difícil de achar.

Há várias lendas a respeito do Manneken Pis. Uma delas conta que durante um cerco à cidade, o menino da estátua teria apagado com xixi uma chama acesa de um pavio de pólvora e com isso salvou Bruxelas de um incêndio. Outra já diz que o filho de um nobre se transformou em estátua após de urinar na parede da casa de uma bruxa.

Outra curiosidade sobre o menino mijão é que ele tem mais de 900 peças de roupas para usar em dias festivos. No dia em que o conhecemos ele estava nu, mas nos informaram que poderíamos ver os figurinos no Museu da Cidade de Bruxelas. Histórias à parte, não dá pra negar que a estátua é um símbolo da cidade e quiçá do país.

Manneken Pis
Manneken Pis

3 – Atomium

Com 102 metros de altura e 9 esferas conectadas, o Atomium é o que o seu nome sugere, uma representação de um átomo de ferro. Essa enorme estrutura é um dos pontos turísticos de Bruxelas e atrai visitantes do mundo inteiro, seja para vê-lo por fora ou para desbravar o interior.

Atomium em Bruxelas
Atomium

Ele foi criado para a Expo 58, a Feira Mundial de Bruxelas, a primeira após a guerra, e a ideia inicial era desmontá-lo ao final do evento. No entanto, gostaram tanto do resultado que o Atomium permaneceu.

Dentro dele há exposições e para se deslocar entre as esferas você usa escadas rolantes em um cenário um tanto quanto futurista. Lá de cima tem uma vista panorâmica da cidade, mas como fica distante do centro de Bruxelas, não espere ver nenhuma atração famosa no horizonte. Ainda assim, o visual é bem bonito. Também tem um restaurante, mas os preços são elevados, e no térreo há uma cafeteria e banheiros.

Para evitar filas, recomendamos visitá-lo bem cedo ou comprar o ingresso antecipadamente. Você pode comprar um bilhete que também dá direito a visitar gratuitamente o Museu do Design, que fica ali pertinho

4 – Bar da Delirium

Não é novidade que as cervejas belgas são famosas mundo afora. Então, nada mais justo do que colocar um bar como dica do que fazer em Bruxelas. Mas não é qualquer bar, não! Estamos falando Delirium Café, o bar da Delirium, uma das cervejarias muito conceituada e que tem um rótulo que já foi eleito como a melhor cerveja do mundo no World Beer Cup.

Na verdade, o nome correto do local é Delirium Village e se trata de um complexo de bares da marca que ocupam praticamente um quarteirão inteiro. Ele é muito tradicional e apesar de bastante turístico, faz parte da cultura local.

O Bar da Delirium tem mais de 2 mil rótulos à disposição, fato esse que o levou até as páginas do Guiness Book como o bar com mais cervejas no mundo. Você vai encontrar todo tipo de cerveja possível, desde as clássicas trapistas – ícones da Bélgica – até opções sem glúten. Costuma ficar bem cheio, mas vale a visita.

É importante ressaltar que o local é um pub autêntico, ou seja, as opções para comer são pouquíssimas e se resumem a snacks e queijos. E isso quando tem, tá? Porque no dia em que o visitamos não tinha nada disponível. Rs

Bar da Delirium
Bar da Delirium

5 – Belgian Beer World

O Belgian Beer World é a mais nova dica do que fazer em Bruxelas. Inaugurado em setembro desse ano, o museu apresenta toda a história da cerveja belga de uma forma interativa e imersiva.

E para tornar a experiência ainda mais especial, o Belgian Beer World fica dentro de um dos lugares mais históricos de Bruxelas, o Palais de la Bourse, o antigo prédio da bolsa de valores da cidade.

Vale a pena demais a visita, até mesmo se você não for um fã de cerveja. Você pode comprar o ingresso online, com antecedência.

Belgian Beer World
Belgian Beer World

6 – Mont des Arts

Outro delicioso passeio em Bruxelas é uma visita ao Mont des Arts. Localizado no alto da cidade, o lugar é uma mistura de praça com jardins belíssimos.

Além disso, é nessa região que você encontrará muitas galerias de artes e alguns dos principais museus de Bruxelas, como o Magritte e o Museu de Instrumentos Musicais.

Mont des Arts em Bruxelas
Mont des Arts

7 – Museu Magritte

O Museu Magritte abriga a maior coleção do mundo de obras do René Magritte, um dos artistas surrealistas mais importantes da história.

O acervo conta com desenhos, pinturas, esculturas, fotografias, filmes, partituras musicais e até mesmo cartazes publicitários. É uma dica bem legal do que ver em Bruxelas para quem gosta de arte.

8 – Cervejas, chocolate, batata frita e waffles

É fato que a Bélgica é referência quando falamos de cervejas, chocolates, batata frita e waffles.

Em Bruxelas, são inúmeras as opções de bares para quem quer beber uma gelada. Mas, mais que isso, também há muitos empórios onde você pode comprar cervejas artesanais, seja para trazer como souvenir ou para beber na hospedagem. Se você quer se aprofundar em um passeio mais cervejeiro, a melhor opção é fazer um tour de degustação com os melhores rótulos belgas.

Entre os chocolates, se destacam marcas como Neuhaus, Mary Chocolatier, Godiva, Callebaut e Leonidas, sendo essa última a mais em conta. Mas um lugar econômico para comprar chocolates em Bruxelas é a loja Café Tasse. Para os chocólatras de plantão, vale a uma visita ao Choco-Story, o museu do chocolate na cidade.

Chocolate belga
Trufas de chocolate belga

Se tratando de batata frita, uma especialidade do país, em todos os cantos da cidade você encontrará quiosques dedicados a essa gostosura. Nós comemos no Fritland, bem tradicional em Bruxelas, mas outros lugares muito indicados são o Friterie du Miroir e o Friterie de la Barriere.

E claro, em Bruxelas também há os famosos waffles belgas e nós recomendamos que você não saia da cidade sem experimentar pelo menos um. Provamos o da Maison Dandoy e estava uma delícia.

No entanto, para cair de vez na gastronomia local, uma dica do que fazer em Bruxelas é provar os moules frites. Você encontra os famosos mexilhões da Bélgica em qualquer restaurante da cidade, mas nós escolhemos o Chez Léon, um dos mais conceituados, e não nos arrependemos.

Moules frites da Bélgica
Moules frites clássicos do Chez León

9 – Galeries Royales Saint Hubert

Com teto de vidro e arquitetura esplendorosa cheia de mármore, a Galeries Royales Saint Rubert é uma galeria comercial coberta que reflete luxo e suntuosidade desde 1847.

Por aqui você encontrará muitas chocolaterias famosas, lojas de grife e cafeterias. Mesmo que você não compre nada, vale o passeio e as provinhas de chocolate em algumas lojas.

Galeries Royales Saint Hubert
Galeries Royales Saint Hubert

10 – Ruas famosas de Bruxelas

Um passeio em Bruxelas inclui andar sem pressas pelas ruas históricas da cidade. Entre elas, sugerimos sempre a Rue des Bouchers, uma via de pedestres muito turística, cheia de restaurantes, muitos deles de frutos do mar, como o Chez León.

Outra que também merece atenção é a Rue du Marché Aux Herbs, com muitas lojas de souvenir, roupas, algumas chocolaterias e empórios de cerveja. Inclusive, é aqui que você encontrará a De Biertempel, uma loja perfeita para os amantes de cerveja. Tem todos os rótulos e marcas que você imaginar, das mais baratas às mais caras, além de itens do meio cervejeiro.

De Biertempel
De Biertempel

11 – Jeanneke Pis

A Jeanneke Pis é a versão feminina do Manneken Pis. A estátua é mais recente e fica escondidinha em beco da cidade, praticamente em frente a uma das entradas do Delirium Village. Aproveite a ida ao bar para conhecê-la também.

Outra curiosidade sobre essas estátuas é que também tem uma versão animal delas, que é o Zinneke Pis. Criado em 1999, ele é o cachorro fazendo xixi em um poste.

Jeanneke Pis
Jeanneke Pis

12 – La Boutique de Tintim

Vocês lembram do desenho As Aventuras de Tintim? Então, o Tintim é um personagem criado em 1929 pelo belga Georges Prosper Remi e por isso é comum vê-lo por toda Bruxelas.

Há muitos murais espalhados pela cidade e até mesmo uma loja dedicada ao herói do desenho. A loja La Boutique de Tintim fica perto da Grand-Place e mesmo que você não seja fã do desenho, tire um tempinho para dar uma olhada.

13 – Comic Strip Rail

Bruxelas é conhecida como a capital dos quadrinhos e ao todo são cerca de 80 murais de personagens espalhados pela capital belga. Desde 1991 eles fazem parte da cidade e tem sempre algum novo aparecendo de tempos em tempos pelos muros. Tem até um museu dedicado a essa arte, que é o Belgic Comic Strip Center.

A Comic Strip Rail é uma rota que passa pelos murais de quadrinhos famosos, como Os Smurfs, Asterix e Obelix, Tintim, Lucky Luck, entre tantos outros. Uma forma de conhecer os mais importantes é fazendo um tour a pé pelos quadrinhos de Bruxelas.

14 – Parque do Cinquentenário

Uma dica excelente do que fazer em Bruxelas para aproveitar o dia ao ar livre é visitar o Parque do Cinquentenário. Ele foi construído pelo Rei Leopoldo II para comemorar os 50 anos da independência da Bélgica e embora fique longe do centro, costuma entrar no roteiro de quase todos os viajantes.

Ele é um parque público muito bonito, com jardins, um arco do triunfo belga e alguns museus. Por lá você encontrará o Autoworld, uma espécie de museu do automóvel com cerca de 250 carros, e o Museu da História Militar.

Parque do Cinquentenário em Bruxelas
Parque do Cinquentenário

15 – Palácio Real de Bruxelas

O Palácio Real de Bruxelas é a casa da monarquia belga. É aqui que fica o escritório do Rei Filipe da Bélgica, além de ser o local de reuniões e salas dos chefes de estado.

No entanto, você somente poderá visitá-lo por dentro entre os meses de julho, agosto e setembro, época em que o palácio fica aberto ao público. Mas a construção também é bem bonita por fora e nós recomendamos que você pelo menos passe em frente a ele.

Palácio Real de Bruxelas
Palácio Real de Bruxelas

16 – Parque de Bruxelas

Logo em frente ao Palácio Real você pode aproveitar para conhecer o Parque de Bruxelas. Antigamente ele era usado pela realeza para atividades de caça, mas hoje em dia é um dos parques mais importantes da cidade.

É muito comum encontrar pessoas praticando atividades físicas, famílias fazendo piquenique ou apenas curtindo um dia de sol. Lá dentro você encontrará alguns restaurantes e lanchonetes.

Parque de Bruxelas
Parque de Bruxelas

17 – Parlamento Europeu

O Parlamento Europeu é um dos símbolos da União Europeia e como uma das suas sedes fica em Bruxelas, você pode fazer uma visita guiada e até mesmo ver ao vivo alguma decisão do bloco sendo tomada em uma das tantas plenárias.

18 – Mini Europe

Uma sugestão do que fazer em Bruxelas para quem viaja com crianças é conhecer o Mini Europe.

O parque fica bem pertinho do Atomium e tem diversas miniaturas de atrações e pontos turísticos famosos mundo afora, como Coliseu, Torre Eiffel, Torre de Pisa, Big Ben e mais.

19 – Bairro Ixelles

Ixelles é um dos bairros mais boêmios de Bruxelas. Com ares modernos e jovem, ele é cheio de bares, restaurantes e muita animação. É o local ideal para aproveitar a noite na cidade.

20 – Catedral de São Miguel e Santa Gúdula

Muitos devem estar estranhando não ter nenhuma igreja como dica do que fazer em Bruxelas. Afinal, não faltam igrejas na Europa né? Haha. Pois bem, eis uma opção de passeio para os que não abrem mão desse tipo de ponto turístico: a Catedral de São Miguel e Santa Gúdula.

Ela é considerada um dos monumentos mais importantes de Bruxelas, além de ser a principal igreja católica do país. Sua construção toda em estilo gótico começou em 1225, mas só finalizou 200 anos depois. O interior foi saqueado diversas vezes, mas os vitrais e objetos religiosos continuam impressionando.

Catedral de São Miguel e Santa Gudula
Catedral de São Miguel e Santa Gudula

21 – Parque Laeken

Com mais tempo na cidade, não deixe de incluir o Parque Laeken no roteiro. Ele fica próximo ao Atomium e abriga Castelo Real de Laeken, a residência principal da monarquia belga. Além disso, é cheio trilhas, jardins e muita área verde.

Hospedagem em Bruxelas

A melhor área para se hospedar em Bruxelas é no centro da cidade, principalmente nos arredores da Grand-Place. Você conseguirá fazer praticamente tudo a pé e estará próximo do metrô para visitar atrações mais distantes, como o Atomium e o Parque do Cinquentenário.

Nessa região, hotéis com categoria 5 estrelas se destacam, como o Radisson Collection e o Rocco Forte Hotel Amigo.

No entanto, como há muita oferta de hospedagem, é possível encontrar opções com bom custo x benefício, como o Craves e o Bedford Hotel, além de hostels bem avaliados, como o Sleep Well Youth Hostel e o 2Go4 Quality Hostel Grand Place.

Nós nos hospedamos no 2GO4 Quality Hostel Brussels City Center, em torno de 15 minutos a pé da Grand-Place e gostamos bastante. Ficamos em um quarto duplo privativo espaçoso e confortável, mas tínhamos acesso a toda estrutura do hostel, como a cozinha compartilhada e as áreas sociais.

Em breve vamos fazer um post mais completo com dicas de onde ficar em Bruxelas, mas por enquanto você pode conferir aqui todas as hospedagens na cidade.

2Go4 Hostel Bruxelas
Quarto privado do 2GO4 Hostel

Quantos dias ficar em Bruxelas

Dois dias é o mínimo de tempo ideal para conhecer os principais pontos turísticos de Bruxelas. No entanto, para quem gosta de fazer os passeios em um ritmo mais tranquilo, três dias também caem bem em um roteiro pela capital da Bélgica e abrem opções para alguns bate e voltas pelo país.

O que fazer em Bruxelas em 2 dias

Primeiro dia:

  • Grand Place
  • Belgian Beer World
  • Manneken Pis
  • Galeries Royale Saint Hubert
  • Mont des Arts
  • Noite no Delirium Café

Segundo dia:

  • Atomium
  • Palácio Real de Bruxelas
  • Museu Magritte
  • Parque de Bruxelas
  • Parque do Cinquentenário

O que fazer em Bruxelas em 1 dia

  • Grand Place
  • Manneken Pis
  • Delirium Café
  • Galeries Royale Saint Hubert
  • Mont des Arts

Como chegar em Bruxelas

Não há voo direto do Brasil para Bruxelas, mas a cidade tem aeroporto bem conectado com outras capitais europeias que recebem voos do Brasil.

Também é bem fácil de chegar de trem. De vários lugares da Europa saem trens até Bruxelas, como é o caso do Thalys, que liga Amsterdam e Paris a capital belga, e o Eurostar, que vai até Londres. Ambos são de alta velocidade e rapidinho você chega em Bruxelas.

Para quem quer economizar, uma boa opção são os ônibus Flixbus, que fazem vários trajetos na Europa. Nós fomos de Paris até Bruxelas com eles e não tivemos nenhum problema. Eles saem da rodoviária Bercy-Seine em Paris e levam cerca de 4h para chegar.

De Bruxelas pra onde?

Você pode estender a sua viagem para Bruges, uma das cidades medievais mais bonitas da Bélgica e da Europa em si. Dá pra ir por conta própria de trem ou ônibus, mas se quiser ter mais comodidade, é melhor contratar uma excursão. Leia sobre o que fazer em Bruges aqui e se encante com essa cidade medieval!

Ainda na Bélgica, outro destino que vale a pena conhecer é Antuérpia. Ela é a segunda maior cidade do país e abriga uma das estações de trem mais bonitas do mundo. Assim como Bruges, você também pode ir por conta própria ou contratar um tour que inclui Ghent, outro lugar super charmoso. Leia mais sobre o que fazer em Antuérpia.

Para ir um pouco mais além das fronteiras e fazer um roteiro maior, outras possibilidade são seguir para Amsterdam, Paris ou Londres. Aliás, como Amsterdam fica relativamente perto de Bruxelas, muitas empresas também oferecem um bate e volta até a capital holandesa.

Dica extra: chip de internet internacional para usar em Bruxelas

Se você não quiser se preocupar com internet durante a sua viagem para Bruxelas a melhor opção é já sair do Brasil com um chip de internet internacional.

Durante essa viagem nós usamos a America Chip e funcionou bem. Eles têm planos 4G ilimitado para Europa a partir de 40 dólares, com a possibilidade de chip físico ou e-sim, e ainda parcelam em até 6x no cartão de crédito.

SIGA AS NOSSAS REDES SOCIAIS E NOS ACOMPANHE EM TEMPO REAL =)
Instagram: @cariocasemfronteiras
Facebook: /cariocasemfronteiras

Author

Carioca de nascimento. Educadora Física de profissão. Viajante de coração. Apaixonada pelas coisas simples da vida e intrigada pelas complexas. Costuma dizer que adora um sol, mas não dispensa os dias nublados.

Write A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Carioca Sem Fronteiras