Atualizado em 16 de setembro de 2023

Com muitos parques ao ar livre, área verdes e museus, Curitiba se destaca no Sul do Brasil. Referência em organização e mobilidade, a cidade oferece excelentes atrativos para os turistas, muitos deles gratuitos e de fácil acesso, o que torna ainda mais difícil a escolha sobre o que fazer em Curitiba.

Afinal, com tanta coisa legal para ver e conhecer, ninguém quer deixar nada de fora, certo? Mas nós vamos te ajudar dando as dicas dos principais passeios em Curitiba, pelo menos para quem viaja para a capital do Paraná pela primeira vez.

Você pode ler o artigo inteiro ou clicar diretamente no tópico que mais te interessar:

Onde se hospedar em Curitiba

As melhores regiões para se hospedar em Curitiba são o Centro e o Batel. Os bairros são vizinhos e têm uma enorme rede hoteleira à disposição.

No centro, você estará próximo do Centro Histórico e terá facilidade para se deslocar pela cidade. Também é aqui que você encontrará boas opções econômicas de hospedagem, como o Lancaster Hotel e o Lizon. Outro hotel que é um pouco mais caro, mas vale o investimento, é o Bourbon Hotel & Suites.

O Batel é o bairro mais nobre de Curitiba, cheio de bares, restaurantes, vida noturna e comércio no geral. No entanto, mesmo sendo uma área mais sofisticada, você também consegue encontrar hotéis com um bom custo x benefício.

Nós nos hospedamos nessa região, no Go Inn, e gostamos bastante da localização. Outras hospedagens interessantes e não tão caras são o Moov e o Full Jazz. Para algo mais requintado o Nomaa Hotel é uma ótima alternativa.

Quarto do hotel Go Inn em Curitiba
Quarto mais simples do Go Inn

O que fazer em Curitiba: atrações e passeios na cidade

1 – Jardim Botânico de Curitiba

A primeira dica do que fazer em Curitiba é também o principal cartão postal da cidade. O Jardim Botânico é lindo e não pode ficar de fora do seu roteiro pela capital paranaense.

Jardim Botânico de Curitiba
Jardim Botânico de Curitiba

Se a estufa metálica cheia de espécies de plantas nacionais foi inspirada no Palácio de Cristal de Londres, na área externa você verá influência dos icônicos jardins franceses.

Não deixe de visitar o Jardim das Sensações, que como o nome sugere traz uma experiência sensorial, e de andar com calma por todo o parque. Você também encontrará lago, ponte, restaurante, lanchonete e um espaço que por vezes abriga uma feira com artesanatos e demais produtos.

Esse é um dos passeios mais bonitos em Curitiba, além disso, ainda é grátis!

2 – Ópera de Arame

A Ópera de Arame é outra atração em Curitiba considerada imperdível. Localizada no Parque das Pedreiras, a estrutura de metal que lembra mesmo um arame impressiona, mas o cenário deixa tudo mais bonito.

Paredões de pedra, um lago e música quase que constante compõe de forma perfeita o ambiente desse teatro que recebe shows, eventos e diversos espetáculos.

Ópera de Arame
Ópera de Arame

Também vale a pena dar uma passadinha no Ópera Arte, o restaurante do local, nem que seja para um café com vista. Nós pedimos uma porção de pastéis e um carpaccio e ambos estavam bem gostosos.

3 – Parque Tingui e Memorial Ucraniano

O Parque Tingui é um dos melhores espaços ao ar livre de Curitiba. É dentro dele que fica o Memorial Ucraniano, construído em homenagem ao centenário da imigração ucraniana na cidade.

No local há reproduções com a arquitetura típica do país, além de lojinha, lanchonete e um Pêssanka, o tradicional ovo colorido à mão originário da Ucrânia.

Memorial Ucraniano em Curitiba
Memorial Ucraniano

4 – Parque Tanguá

Outro parque que merece a sua atenção em Curitiba é o Parque Tanguá. Ele é dividido em duas partes, a alta e a baixa. Na parte baixa você verá um lago à beira de uma antiga pedreira, um túnel e uma cascata. Também tem um restaurante no local.

Parque Tanguá em Curitiba
Parte baixa do Parque Tanguá

Na parte alta o que mais chama a atenção são os mirantes, que são lindos! Mas também tem o jardim Potty Lazzarotto e uma área maravilhosa para aproveitar o dia ao ar livre. O parque é um dos locais indicados para ver o pôr do sol em Curitiba.

5 – Bosque Zaninelli e Unilivre

Para nós, uma das dicas mais legais (e bonitas) do que fazer em Curitiba é visitar o Bosque Zaninelli. Ele é o menor de todos e por coincidência ou não, também era o mais vazio na época da nossa visita, o que nos deu uma enorme sensação de paz.

Após caminhar por passarelas de madeira em meio a natureza você vai dar de cara com um lago colado em um paredão de pedras e com árvores ao redor. O cenário é lindo e só estando lá mesmo para entender.

Essa é uma antiga área de exploração de granito que foi regenerada. Hoje em dia, além de ser um parque, abriga a Universidade Livre do Meio Ambiente (Unilivre), focada em desenvolver debates ambientais com a população.

6 – Bosque Alemão

Sim, Curitiba é cheia de parques e bosques e a parte mais legal nisso tudo é que não faltam passeios gratuitos para colocar no seu roteiro. Outra opção bem legal é o Bosque Alemão.

Ele foi criado em homenagem às tradições germânicas e tem uma reprodução da fachada da Casa Milla – antiga casa alemã localizada no centro da cidade -, uma réplica de uma antiga igreja de madeira e o Oratório de Bach.

As crianças ainda podem se encantar com a trilha João e Maria, que narra o famoso conto dos Irmãos Grimm, e dá pra encerrar a visita na Casa da Bruxa, que é uma espécie de biblioteca infantil.

Bosque Alemão em Curitiba
Bosque Alemão

7 – Torre Panorâmica de Curitiba

A Torre Panorâmica é uma sugestão de passeio em Curitiba para ver a cidade do alto. Com vista 360°, a antiga torre de telefonia é o mirante mais alto da capital paranaense e tem um visual bem amplo.

No local também funciona o Museu do Telefone.

Torre Panorâmica de Curitiba
Torre Panorâmica

8 – Bosque do Papa

O Bosque do Papa foi criado em 1980 em homenagem a passagem do Papa João Paulo II por Curitiba.

A área ao livre também agracia a colônia polonesa da cidade e tem casas típicas, uma capela, trilha, uma escultura do papa e loja de souvenir.

Bosque do Papa
Bosque do Papa

9 – Bairro Santa Felicidade

Conhecido por ser uma das melhores regiões gastronômicas de Curitiba, Santa Felicidade é ideal para quem quer experimentar uma boa pasta. Como se trata de um bairro italiano, não faltam cantinas para uma refeição mais elaborada.

Um dos restaurantes mais procurados é o Família Madalosso, com rodízio de comida tipicamente italiana. Nós experimentamos e gostamos, mas há outras opções espalhadas pelas ruas.

Restaurante Família Madalosso em Curitiba
Restaurante Família Madalosso em Curitiba

Outro atrativo gastronômico local é o Vinhos Durigan, que desde 1873 produz vinhos na região. A loja é enorme e você pode provar alguns rótulos e comprar queijos, salames e vários outros quitutes.

Atravessando a rua você encontrará uma filial da Florybal, a mesma fábrica de chocolate que tem em Gramado. Vale tomar um chocolate quente ou comprar alguns chocolates da casa.

10 – Passeio de trem até Morretes

Para muitas pessoas o passeio de trem até Morretes é uma das atividades que mais merecem estar nas listas sobre o que fazer em Curitiba. De fato, a viagem é bem bonita, percorrendo a Serra do Mar e chegando em Morretes.

O trem tem várias categorias, incluindo uma de luxo, com serviço de bordo especial com lanches e bebidas à vontade.

Ao chegar em Morretes não deixe de experimentar o Barreado. O prato típico é uma carne cozida por horas na panela de barro com farinha de mandioca até atingir a consistência adequada e a carne desmanchar.

Trem para Morretes (Foto: Get Your Guide)

11 – Parque Barigui

O Parque Barigui é o maior parque de Curitiba e o queridinho dos moradores. Em um dia de domingo, por exemplo, é mais do que comum ver famílias aproveitando o dia por lá.

Ele fica à beira do lago e tem ciclovia, área para piquenique, pista de caminhada e de corrida, quiosques e até mesmo restaurante.

Ah! Aqui também é casa das capivaras e nós nunca vimos tantas juntas em outro lugar! haha

12 – Centro Histórico de Curitiba

Vale a pena tirar um tempinho para percorrer o Centro Histórico de Curitiba. Com ruas de pedras e alguns casarões antigos, o Largo da Ordem é um dos points locais, com bares, restaurantes e um certo agito.

Largo da Ordem em Curitiba
Largo da Ordem

Também é nessa região que fica a Catedral Basílica de Curitiba, a principal igreja da cidade, em estilo neogótico e inspirada na Catedral da Sé de Barcelona.

Outro lugares importantes são a Praça Tiradentes e a Rua das Flores (Calçadão da XV de Novembro), que foi a primeira rua de pedestres do país.

Catedral Basílica de Curitiba
Catedral Basílica de Curitiba

13 – Museu Oscar Niemeyer

Nem só de parques vive Curitiba! A cidade também tem museus importantes, como o Museu Oscar Niemeyer. Projetado pelo arquiteto de mesmo nome, ele tem um acervo enorme, se tornando o mais importante nesse estilo na capital. Entre os artistas em exposição, você encontrará peças de Di Cavalcanti, Tarsila do Amaral, Candido Portinari e outros célebres nomes da História da Arte.

Outros museus que você também pode querer conhecer são o Museu do Holocausto, dedicado ao triste período da Segunda Guerra Mundial, o Museu Paranaense, que conta a história da cidade, e o Museu de Arte Contemporânea.

Museu Oscar Niemeyer em Curitiba
Museu Oscar Niemeyer

14 – Mercado Municipal de Curitiba

Um dos melhores lugares de Curitiba para comprar produtos da gastronomia local é o Mercado Municipal.

Ele é enorme e tem stands vendendo tudo o que você pode imaginar. Frutas, legumes, peixes, açougues, grãos, bebidas, frios, laticínios, souvenirs, etc. E no segundo andar há uma praça de alimentação cheia de restaurantes.

Nós almoçamos em um deles, no Anarco, especializado em culinária italiana e gostamos. Pedimos um dos pratos do dia, a comida veio saborosa e achamos que valeu a pena.

15 – Feirinha do Largo da Ordem

Se você estiver em Curitiba em um domingo, não deixe de dar uma passada na Feirinha do Largo da Ordem, no Centro Histórico da Cidade.

A feira é famosa e acontece todo domingo pela manhã. Você encontrará antiguidades, obras de arte, souvenirs, artesanatos e até mesmo comidinhas maravilhosas.

16 – Mesquita de Curitiba

Com um tempo livre no roteiro também inclua a Mesquita de Curitiba na lista de passeios na cidade. A arquitetura do local é esplêndida, luxuosa, e o interior tem mosaicos feitos à mão, inscrições, tapetes e adereços árabes.

Uma curiosidade é que essa mesquita é frequentada tanto pela vertente xiita como pela sunita. Ou seja, embora eles vivam brigando, aqui eles convivem na maior paz. Porém, lembre-se que existem regras de vestimenta para a visita ao local.

Mesquita de Curitiba
Mesquita de Curitiba

17 – Tomar um Submarino no Bar do Alemão

Não poderíamos deixar de incluir nesse post sobre o que fazer em Curitiba uma dica cervejeira. Afinal, a cidade também tem esse lado bem ativo.

Nesse sentido, uma das melhores atrações fica no Bar do Alemão. O bar em si já é um passeio divertido, mas é nele que você pode experimentar o famoso Submarino. A bebida é uma caneca de chopp com uma dose de Steinhäger dentro. Ou seja, eles servem a dose da bebida destilada à base de zimbro dentro de uma outra canequinha menor e ao terminar de beber você pode levar essa canequinha para casa como souvenir.

O local também serve refeições, vários petiscos da culinária alemã e é todo decorado no melhor estilo germânico de ser. É uma boa pedida para um happy hour.

Bar do Alemão em Curitiba
Bar do Alemão

18 – Provar a Carne de Onça

E para fechar as atrações em Curitiba temos a Carne de Onça. Essa iguaria gastronômica é um patrimônio da cidade e está presente no cardápio de vários restaurantes.

O prato consiste em carne moída crua, sem gorduras, com sal, pimenta, azeite, alho, cebola e cheiro-verde. O nome faz uma brincadeira com o suposto hálito que deve ficar na boca de quem experimenta essa mistura, mas dizem que há mais prós que contras. haha

Roteiro em Curitiba

O que fazer em Curitiba em 3 dias

Nós consideramos que 3 dias é o ideal para você conhecer as principais atrações de Curitiba.

Primeiro dia:

  • Jardim Botânico de Curitiba
  • Ópera de Arame
  • Bosque Zaninnelli
  • Bosque Almão
  • Mercado Municipal

Segundo dia:

  • Parque Barigui
  • Memorial Ucraniano
  • Parque Tanguá
  • Torre Panorâmica
  • Centro Histórico e Bar do Alemão

Terceiro dia:

  • Museu Oscar Niemeyer
  • Bosque do Papa
  • Bairro Santa Felicidade

OU você pode tentar distribuir as atrações que mais te interessam nesse último dia para os dias anteriores e fazer o passeio de trem até Morretes.

O que fazer em Curitiba em 2 dias

Primeiro dia:

  • Jardim Botânico de Curitiba
  • Ópera de Arame
  • Bosque Zaninnelli
  • Bosque Almão
  • Mercado Municipal
  • Jantar em alguma cantina italiana do bairro Santa Felicidade

Segundo dia:

  • Parque Barigui
  • Memorial Ucraniano
  • Parque Tanguá
  • Bosque do Papa
  • Torre Panorâmica
  • Centro Histórico e Bar do Alemão

Curitiba em 1 dia, vale a pena?

Apenas 1 dia é pouco tempo para fazer os principais passeios em Curitiba. Mas, antes 1 dia do que nenhum, certo?

  • Jardim Botânico
  • Ópera de Arame
  • Parque Tanguá
  • Bosque Zaninelli
  • Bosque Alemão
  • Largo da Ordem

Uma opção interessante é contratar um tour de 1 dia, onde você conhecerá várias dessas atrações de um jeito mais confortável e otimizado.

O que fazer em Curitiba à noite

As melhores dicas do que fazer em Curitiba à noite são aproveitar os bares da cidade, que são muitos, dos mais animados aos intimistas. Entre os mais famosos, se destacam o Hard Rock Café, o Bar do Alemão, o Crossroads (voltado para o público que gosta de Rock), o Taj Bar e o pub Sheridan’s.

No entanto, se a sua ideia é aproveitar noite adentro, a boate Club Vibe costuma ser muito indicada pelos locais.

Já para um programa mais light, vale a pena investir em um tour noturno com jantar no restaurante Velho Madalosso. Além da ver a cidade linda toda iluminada, você vai finalizar o dia com uma maravilhosa comida italiana.

Como se deslocar em Curitiba

Se deslocar em Curitiba é fácil. A cidade é bem servida de transporte público, mas tem os mesmos desgastes que qualquer grande cidade no Brasil tem. Para contornar essa situação, você pode usar e abusar da Linha de Turismo.

Trata-se de um sistema de ônibus pensado especialmente para o turismo, ou seja, nada mais é do que um ônibus turístico no melhor estilo hop-on hop-off. Seguindo o padrão da maior parte dos destinos mundo afora, o ônibus é panorâmico, com dois andares, e passa por todas as principais atrações de Curitiba.

Você paga um valor pelo cartão (R$50,00) e pode embarcar e desembarcar em qualquer parada oficial do trajeto. O período de validade do cartão é de 24h a partir do primeiro embarque e você pode comprá-lo no ônibus mesmo.

Para quem viaja com mais pessoas, outra opção é alugar um carro. Nós fizemos isso e valeu a pena porque tivemos flexibilidade no roteiro, o que permitiu com que conhecêssemos mais lugares durante a nossa viagem.

Se você pretende fazer o mesmo, recomendamos o aluguel do carro pela RentCars, onde é possível comparar os melhores preços e fazer a reserva parcelando no cartão de crédito.

Vale ressaltar que aplicativos de táxi e Uber também funcionam bem em Curitiba.

O que fazer nos arredores de Curitiba

Se você tem mais dias livres em Curitiba pode aproveitar para fazer algum passeio nos arredores. Para quem gosta de vinho, vale a pena conhecer o Caminho dos Vinhos em São José dos Pinhais. Você conhecerá o processo de fabricação, fará degustações e aprenderá sobre colonização italiana na região.

Já para aqueles que não abrem mão de aproveitar o sol e curtir uma praia, a Ilha do Mel está bem próxima de Curitiba e tem águas cristalinas e natureza exuberante.

SIGA AS NOSSAS REDES SOCIAIS E NOS ACOMPANHE EM TEMPO REAL =)
Instagram: @cariocasemfronteiras
Facebook: /cariocasemfronteiras

Author

Carioca de nascimento. Educadora Física de profissão. Viajante de coração. Apaixonada pelas coisas simples da vida e intrigada pelas complexas. Costuma dizer que adora um sol, mas não dispensa os dias nublados.

Write A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Carioca Sem Fronteiras