Atualizado em 23 de abril de 2023

Entre fendas, paisagens deslumbrantes, penhascos e até mesmo uma cachoeira, o Cânion das Laranjeiras se destaca em Bom Jardim da Serra. Ele é o maior da cidade, além de ser o mais bonito para muitos moradores locais.

Chegar até ele pode requerer esforço ou não, tudo depende do tipo de passeio que você escolher. Mas, sem dúvidas, é um lugar que merece estar no seu roteiro pela Serra Catarinense!

Borda do Cânion das Laranjeiras
Borda do Cânion das Laranjeiras

O Cânion das Laranjeiras

Apesar de ficar dentro dos limites do Parque Nacional de São Joaquim, para conhecer o Cânion das Laranjeiras você precisa pedir autorização aos proprietários. Sim, isso mesmo. As áreas onde ele se encontra foram adquiridas pelos órgãos públicos, porém, ainda não foram indenizadas pelo governo. Ou seja, o Cânion das Laranjeiras ainda tem dono e não é um só.

Assim como o Cânion do Funil, dois lados configuram o Cânion das Laranjeiras, o Norte e o Sul. No primeiro o acesso é pela Fazenda Rincão da Palha, enquanto no segundo a entrada é através da Fazenda Santa Cândida.

Ambos os lados são bonitos e proporcionam paisagens e experiência distintas. Aliás, o senso comum é que elas se completam. Mas o tour mais tradicional acontece pelo Lado Norte, que possui uma vista mais aberta da região, e está na lista dos mais bonitos passeios em Bom Jardim da Serra.

Mirante do Cânion das Laranjeiras
Mirante do Cânion das Laranjeiras

Cânion das Laranjeiras pelo Lado Norte: Fazenda Rincão da Palha

Localizada a 13km do centro de Bom Jardim da Serra, a Fazenda Rincão da Palha é uma das mais antigas da região, datada de 1775, e além do cânion, ela também oferece hospedagem rural.

A estrada até a fazenda não é das melhores, mas muita gente se arrisca com carros mais altos, embora o recomendado seja um 4×4.

Fazenda Rincão da Palha
Sede da Fazenda Rincão da Palha

Nós até alugamos um carro alto pela RentCars para essa viagem na Serra Catarinense, porém, seguimos a maioria dos conselhos e contratamos um tour até o Cânion das Laranjeiras com a agência Passeios na Serra. Custou R$150,00 por pessoa e foi a melhor escolha que fizemos, já que a estrada está longe de ser boa.

Se você estiver com um veículo off-road, basta entrar em contato diretamente com a fazenda e pedir a autorização de visita. Por outro lado, se você contratar um guia como nós fizemos, essa parte fica por conta dele. Em ambos os casos é necessário pagar a taxa de entrada, que custa R$20,00 por pessoa.

4x4 da empresa Passeios na Serra na Serra Catarinense
4×4 da empresa Passeios na Serra

Acesso por trilha e veículos 4×4

A borda do cânion fica a 6km de distância da sede da Fazenda Rincão da Palha. Você pode fazer esse trajeto pode ser feito a pé – por trilha -, ou de 4×4.

Se você vai por conta própria saiba que não é permitido ir da sede da fazenda até a borda do cânion com o seu próprio carro. Nesse caso, você tem duas opções: enfrentar a trilha de 12km (ida + volta) partindo da sede até a borda do Cânion das Laranjeiras ou ir com o transfer da fazenda.

Cânion na Serra Catarinense
Área do cânion

Como nós estávamos com um guia credenciado, fomos com o 4×4 da agência até bem pertinho da borda, não sendo necessário fazer esses 12km a pé.

O guia parou o carro em um determinado ponto e fizemos uma caminhada de cerca de 1,5km pelas bordas dos paredões do Cânion das Laranjeiras. O visual é fantástico!

Cânion das Laranjeiras em Bom Jardim da Serra
Borda do cânion

No Lado Norte você tem toda a ampla vista do Mirante dos Pinheirinhos e ainda consegue ver a uma cachoeira que fica no Lado Sul.

Cânion das Laranjeiras pelo Lado Sul: Fazenda Santa Cândida

O acesso para o Lado Sul do Cânion das Laranjeiras é pela Fazenda Santa Cândida, que fica a 12km de estrada de terra de uma localidade chamada Quinze Dias.

Tal qual o Lado Norte, para chegar até a borda do cânion é necessário enfrentar uma trilha de 5km (ida + volta) desde a sede da fazenda. O caminho é considerado de nível moderado e conta com uma boa subidinha nos primeiros 300 metros.

Infelizmente nós não tivemos tempo de conhecer esse lado do cânion, mas se você tiver, faça, pois dizem que também vale muito a pena.

Dicas importantes para a sua visita

  • O passeio tem duração de meio dia. Portanto, leve água e lanches para caso sinta fome.
  • Só há banheiros na sede da fazenda.
  • Venta muito no cânion, então, siga todas as recomendações de segurança do guia.
  • Vá com calçados e roupas adequadas tanto para caminhadas como para te abrigar do vento.
serra catarinense
O cânion é cheio de araucárias

Hospedagem em Bom Jardim da Serra

Nós ficamos no Chalés Aconchego Serrano e adoramos a experiência. O local é lindo, imerso à natureza e cheio de araucárias, além do fato do nosso chalé ser super completo! Você pode ler mais sobre a nossa experiência aqui.

Porém, a cidade possui muitas hospedagens charmosas e com bom custo x benefício. Você pode conferir as nossas dicas com os melhores hotéis e pousadas em Bom Jardim da Serra aqui.

SIGA AS NOSSAS REDES SOCIAIS E NOS ACOMPANHE EM TEMPO REAL =)
Instagram: @cariocasemfronteiras
Facebook: /cariocasemfronteiras

Author

Carioca de nascimento. Educadora Física de profissão. Viajante de coração. Apaixonada pelas coisas simples da vida e intrigada pelas complexas. Costuma dizer que adora um sol, mas não dispensa os dias nublados.

Write A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Carioca Sem Fronteiras